TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frequência e Preferência do Consumo de Carnes Bovina, Suína e Aves por Praticantes de Exercícios Físicos nas Academias da Cidade de Redenção-Pará.

Por:   •  19/6/2016  •  Artigo  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 11

Frequência e Preferência do Consumo de Carnes Bovina, Suína e Aves por Praticantes de Exercícios Físicosnas Academias da Cidade de Redenção-Pará.

Frequency and Preference of beef meat Consumption, Swine and Poultry in Practitioners of Physical Exercise on the Academies Redenção-Pará City.

Adenizia Souza Santos1

Ingrid Chumber Palheta1*

Rosimar Prudente dos Santos1

Thiago dos Santos Nascimento1

José Douglas Melo**

1Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)

 *E-mail:ingridschumbert@gmail.com

**Profº Msc Programa de Pós Graduação em Ciência e Meio Ambiente (PPGCM/UFPA)  

Resumo

A carne é um nutrimento que merece destaque especial na alimentação. Segundo dados recentes, as carnesavícola, bovina e suína, respectivamente são as mais consumidas no Brasil.Os praticantes de atividade física costumam associar o aumento de massa corporal e muscular a um maior consumo de proteínas. As carnes possuem grandes quantidades de proteínas e apresentam alta digestibilidade além dos nove aminoácidos essenciais que os humanos necessitam para seu crescimento e desenvolvimento. OObjetivodeste artigo foi verificar a Frequência e a Preferência do consumo de carnes por praticantes de exercícios físicos de quatro academias da Cidade de Redenção-Pará. Para isso, aplicou-se um questionário para 50 frequentadores de academias sendo 18homens e 32 mulheres. Os Resultados demonstraram quea carne bovinae de frango apresentaram 58% de consumo frequentee a carne suína sendo consumida com menos frequência pelos frequentadores apresentando valores de 46%,tal fato podeestar relacionado pelo costume da própria região, crenças, superstições e dietas que estes frequentadores seguem.De acordo com dados obtidos na pesquisa foi possível observar que o consumo de carne pelamaioria das pessoas que frequentamasacademias está diretamente relacionado com a qualidade das carnes que consomem, tal fato se deve a dietas em que estão submetidas ou até mesmo a questões de saúde e preferência. Apesar da carne de frango ser a mais consumida no Brasil, a carne bovina ainda tem boa aceitação pelos consumidores.

Palavras-chave: Carnes, Qualidade e Praticantes de Exercícios físicos.

Abstract

The meat is a nutrient that deserve special emphasis on food. According to recent data, poultry, beef and pork, respectively are the most consumed in Brazil. The physically active tend to associate the increase in body mass and muscle to greater consumption of proteins. The meats have large amounts of protein and have a high digestibility beyond the nine essential amino acids that humans need for their growth and development. The objective of this paper was to determine the frequency and meat consumption preference for practitioners of physical exercise four academies City Redenção-Pará. For this, we applied a questionnaire to 50 regulars academies which 18 men and 32 women. Results showed that beef and chicken showed 58% of frequent consumption and pork being consumed less frequently by patrons with values ​​of 46%, this fact may be related to the custom of the region, beliefs, superstitions and diets these goers follow. According to data obtained in the survey it was observed that the consumption of meat by most people who attend the academies is directly related to the quality of the meat they consume, this fact is due to diets that are submitted or even issues health and preference. Despite the chicken meat is the most consumed in Brazil, beef still good consumer acceptance.

Key-words: Meat, Quality and practitioners of physical exercises

1 Introdução

Os consumidores estão mais exigentes e atentos em relação aos produtos que consomem. Os aspectos relacionados à segurança alimentar permitem obter maior qualidade do produto e conquistar a confiança do consumidor, considerando seus gostos e suas preferências; estética, valores nutricionais, aspectos ambientais, rastreabilidade, entre outros (VELHO E COLABORADORES, 2009).

Segundo Rodrigues, 2009 de modo geral as carnes são vistas pelos consumidores como alimentos nobres, de qualidade e que atendem às necessidades nutricionais do ser humano moderno, que se preocupa em buscar maior expectativa de vida e com mais saúde.

A carne é um alimento que merece destaque especial na alimentação. Segundo dados recentes, as carnes mais consumidas no Brasil são: avícola, bovina e suína, respectivamente (ANUALPEC, 2007).

Uma alimentação adequada aliada a prática regular de exercícios físicos são importantíssimos para promoção da saúde e resultados estéticos, sendo assim as pessoas estão a cada dia mais preocupadas com a saúde e qualidade de vida.

A prática de exercícios físicos deve estar aliada a uma alimentação adequada, planejada focando os momentos que antecedem e precedem os treinos. Uma dieta equilibrada para todos aqueles que praticam exercícios é determinante para manter a saúde, aprimorar o rendimento dos treinos e controlar o peso (CAPARROS E COLABORADORES, 2009).

O reparo e crescimento muscular e a contribuição da proteína no metabolismo energético são exemplos que confirmam a importância da adequação do consumo protéico para indivíduos envolvidos em treinamento físico diário. (PANZA E COLABORADORES, 2007).

As carnes possuem grandes quantidades de proteína e apresenta alta digestibilidade (proporção de um alimento disponível ao organismo como nutriente absorvido), em torno de 97%, e a sua porção proteica possui alto valor biológico, tanto pela quantidade como pela composição dos aminoácidos. A carne fornece os 9 aminoácidos essenciais que os humanos necessitam para seu crescimento e desenvolvimento, sendo eles a fenilalanina, valina, treonina, metionina, leucina, isoleucina, lisina, triptofano e histidina, em proporções aproximadas às necessidades humanas. (MACEDO E COLABORADORES,2008).

Tendo em vista a importância da ingestão de carne para os praticantes de atividades físicas esta pesquisa tem como objetivo verificar a frequência e a preferência do consumo de carnes porpraticantes de exercícios físicos de quatro academias da Cidade de Redenção-Pará.

3 Material e Métodos

Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa através da aplicação de um Questionário sobre a frequência alimentar baseado no modelo proposto porSouza et al (2013), com perguntas claras e objetivas com a finalidade de verificar o hábito do consumo de carnes Bovina, Suína e Aves dos consumidores que praticam atividades físicas em quatro academias da cidade de Redenção-PA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com