TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidratação por Uma Vida Melhor

Por:   •  26/4/2016  •  Monografia  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Comunicação Noticiosa

“Hidratação por uma vida melhor”

[pic 1]

Beber água simplesmente quando se lembra não chega, é necessário beber água também quando não se lembra. É essencial para o bom funcionamento do corpo humano: hidrata, tem nutrientes, ajuda a eliminar toxinas… A desidratação pode ocorrer sem darmos conta, a sensação de sede é já um sintoma de desidratação, e tem um grande impacto na saúde pública. Comece por deixar um pouco de lado os refrigerantes, que você bebe com frequência e mergulhe de cabeça para a água.

Hidratação essencialmente é a reposição de água no organismo, mantendo sua composição corporal. A água representa cerca de 60% do peso corporal de um adulto. É utilizada no organismo para o transporte de nutrientes e eliminação de elementos indesejáveis, actua na regulação da temperatura, na manutenção da estrutura dos tecidos e no funcionamento do metabolismo celular (incluindo a função cerebral). As recomendações de consumo de água vão de 1,5 a 2,0 litros por dia. Contudo, a quantidade de água que cada pessoa necessita, proveniente de alimentos e de bebidas, depende de vários factores incluindo a idade, o sexo, as condições climáticas, o vestuário e a actividade física. Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de cancro no cólon em 45%, pode diminuir o risco de cancro de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver cancro na bexiga. Estudos indicam também que de 8 a 10 copos de água por dia podem aliviar significativamente as dores nas costas e nas articulações em 80% das pessoas que sofrem desses males. Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar falhas na memória a curto prazo, problemas de raciocínio e mera dificuldade em focalizar um ecrã de computador ou uma página impressa. A falta de água é o factor número um da causa de fadiga durante o dia.

Portanto se pensa que beber água com pouca frequência o vai ajudar nos problemas do planeta, desengane-se. Não poupe água, pela sua saúde! Pode parecer injusto, mas não conseguimos sobreviver sem ela. Existem muitas outras formas de o fazermos sem nos prejudicar-mos.

Alguns aspetos param se manter hidratado:

  • Beber água com muita frequência, pequenas quantidades, ao longo de todo o dia.
  • Coma alimentos que sejam ricos em água (fruta, hortícolas e sopa).
  • Tenha atenção às bebidas diuréticas (o café, chá e bebidas alcoólicas), pois estas fazem aumentar a perda de água no organismo.
  • Se não se sentir suficientemente disciplinado para ir bebendo água ao longo do dia, leve consigo sempre uma garrafinha e estipule horários para o fazer.

Lembre-se, muita água é sinónimo de uma pele bonita e saudável, menos dores de cabeça e emagrecimento.

Base potenciadora de pesquisa bibliográfica sobre o tema:

http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/manter-o-corpo-hidratado

http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/somos-o-que-bebemos

http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/esta-bem-hidratado?pagina=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com