TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Importância do Zimbro

Por:   •  3/10/2018  •  Artigo  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

ZIMBRO

ORIGEM

As pimentas do zimbro são o fruto de um arbusto da família das coníferas, o junípero, originário basicamente da Europa Mediterrânea. Esse fruto abriga seu sabor apimentado, amadeirado e levemente resinoso. São usados na culinária; e também na fabricação do gim. O método de extração é feito com destilação no vapor d’agua que possibilita a obtenção de um óleo essencial. Particularmente usada na cozinha nórdica, são um condimento indispensável das marinadas e dos court-bouillons das receitas de caça – javali, tordo, melro e galinhola.

HISTÓRIA

A primeira associação ao zimbro é de ser aromatizante para o gim, bebida de forte teor alcoólico e a cerveja sueca. Desde da antiguidade na Europa dava ótimo resultado como conservante de marinadas, carne de porco, aves e carnes de caça.

O zimbro antes de virar gim era conhecido por metade da população europeia, depois da devastação da peste negra, acreditava-se que o mesmo poderia ser a cura milagrosa. Foi na Holanda que teve sua primeira aparição, por causa dos bloqueios comerciais da Espanha ou da Itália, a aguardente de cereais aromatizado com zimbro começou a ser consumido para fins recreativos. Os ingleses ajudaram muitas vezes os holandeses em suas guerras contra a Espanha, e quando suas tropas estavam estacionadas na Holanda entraram em contato com a bebida, que se tornou o destilado premium daquela época.  

Os sobreviventes da peste negra, em uma época caótica, desencadearam o que foi chamado a “loucura do gim”, um período de alcoolismo coletivo que aos poucos foi decaindo. Após esse período a companhia das índias holandesas e a marinha britânica levaram a bordo dos seus navios o destilado de zimbro como medicamento.

Logo essa especiaria virou a mais difundida em todo o hemisfério norte desde os trópicos até bem acima do círculo polar, por causa da sua facilidade em crescer em solos húmidos e secos. Intensamente aromática, tem também lugar nas indústrias de perfumaria algumas vertentes da medicina naturalista, por cauda das suas virtudes bactericidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com