TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapas Conceituais do Ensino da Estatística

Por:   •  15/3/2020  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o autor a estatística e o seu ensino passam por recentes transformações em seu ensino, aliado as novas tecnologias. Isto, ocorre em decorrência da globalização advinda do processo de novas tecnologias aliadas ao novo perfil social da população que requer demandas diferentes de outras épocas, isto implica um novo desafio no ensino de estatística que requer cada vez mais profissionais mais capacitados e críticos.

Cabe ressaltar o modo de ensino que durante muito tempo foi algo contestado por estudiosos como Paulo Freire, o qual acreditava que o ensino antes “bancário, ou seja, de transferências, de depositar, de transmitir valores” deveria transcender para uma educação libertadora.

Na aprendizagem significativa o conhecimento nunca é entendido e compreendido de forma idêntica pelos indivíduos, pois o novo interage com o conhecimento já individual.

Diferenciação progressiva: onde um conceito vai evoluindo de forma progressiva.

Aprendizagem significativa: Moreira define como reconciliação integrativa. A reconciliação integrativa acontece quando o aprendiz consegue estabelecer relações significativas entre subsunçores, ou seja, entre conceitos já construídos na estrutura cognitiva de fora a adquirir novos significados e conduzir a uma nova reorganização da estrutura cognitiva.

É necessário que o aluno tenha uma disposição para aprender o conteúdo e o conteúdo deve ter lógica, devendo ter lógica e significados ao aluno

Os mapas conceituais são ferramentas para organizar e representar conhecimentos de forma gráfica. Os gráficos formam redes de conceitos constituídas de nodos de ligação. Os conceitos podem ser categorizados de acordo com as características causais ou temporais.

Mapas como ferramentas

Útil para: elaboração de anotações; resolver problemas; planejar o estudo e/ou redação de grandes relatórios; estudar.

Mapas conceituais facilitam a apreensão do conhecimento, pois obriga o estudante a entender os assuntos(tópicos) e a fazer as relações entre eles.

Atenção voltada aos conceitos – Aprendizagem dos conceitos e significados – Ligação entre os conceitos – Verificação de conceitos mal compreendidos. => Tudo isso possibilita a construção de conhecimento de forma mais ágil e passível de correção.

Proposta

No uso dos mapas deve-se relacionar as representações que tenham significância e não apenas lista de conceitos. A construção de um mapa conceitual possui estágios, ou seja, é muito improvável que o aluno ou mesmo o professor faça um mapa e não o modifique. Um dos objetivos com o uso dos mapas juntamente com a ferramenta que propicia a confecção dos mesmos é o desenvolvimento de suas aptidões de pensar produtivamente, oferecendo as condições para a construção do conhecimento. Antes de utilizar o mapa conceitual deve-se: escolher tema a ser abordado; definir objetivo; definir apresentação – hierarquia de conceitos e ligações entre si; permitir feedback.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com