TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPLORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

EXPLORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Diogo Cabral de Sousa 1

Marcus Bessa de Menezes 2

INTRODUÇÃO

O ensino de Matemática, há tempos, tem sido marcado pelo estigma de disciplina difícil e puramente abstrata. Para isso temos algumas explicações no processo histórico de construção e desenvolvimento do ensino da disciplina no nosso país, que está ligada ao estilo de ensino tradicional.

E isso vem de encontro com o que diz Souza e Martins (2014), ao destacar que o aprendizado, proveniente de ambientes escolares, por muito tempo tem sido caracterizado apenas pela simples memorização de conceitos ou teorias, de fórmulas e de enunciados.

No entanto, há algum tempo já vem sendo discutido propostas de inovação e busca por um ensino de uma Matemática menos abstrata, com contextualizações, dinamicidade e com novas metodologias. Dessa forma, propondo novas estratégias para um ensino eficaz e que propicie uma maior aprendizagem dos conteúdos matemáticos, uma vez que, atualmente, com temos diferentes quantidades de informações e recursos disponíveis.

Embora já se tenha outras propostas de metodologias que fogem do ensino tradicional, a proposta apresentada aqui é simples, de grande utilidade e utilizadas por grandes plataformas educacionais e cursinhos renomados espalhados por nosso país. O uso de Mapas Conceituais (MCs) se dá devido a facilidade de interpretação e o rico potencial para a exploração do mesmo.

Para Correia, Silva e Romano Junior (2010, p. 1), os Mapas Conceituais “são frequentemente utilizados para identificar os conhecimentos prévios dos alunos, para acompanhar o processo de mudança conceitual ao longo da instrução, para verificar a organização dos conceitos numa disciplina e para avaliar grades curriculares”. Definimos o Mapa Conceitual como uma técnica que permite a representação gráfica de um conhecimento ou informação, ou seja, uma ferramenta que organiza e representa o conhecimento, sendo formado por conceitos, proposições e frases ou termos de ligação.

Os MCs são representações gráficas de um determinado conteúdo, que de forma sucinta busca integrar e relacionar os conceitos envolvidos, isto é, um esquema gráfico de conceitos de um determinado saber. Eles foram criados em meados da década de 70 por Joseph Novak para pesquisas educacionais, e com o avançar das pesquisas foi percebido o seu rico potencial como uma técnica de ensino e aprendizagem, não só na área de educação, mas em diversos tipos de atividades. (SOUZA E MARTINS, 2014)

Por trás do mapeamento conceitual está a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem é dita significativa quando o indivíduo, ao se apropriar de um conhecimento, busca relacionar (de forma não arbitrária e não literal – substantiva) essa nova informação com conhecimentos prévios (subsunçores), de forma que essa nova informação adquire significado associando a estruturas cognitivas já preexistentes. Ou seja, a aprendizagem significativa se dá quando o aluno atribui significado a um novo conhecimento

[pic 2]

1 Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, diogocabral-140@hotmail.com;

2 Dr.; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG; Professor orientador, marcusbessa@gmail.com.

[pic 3]

e, com isso, organiza e estrutura outros conhecimentos já adquiridos, logo podemos entender, que de acordo com essa teoria, o conhecimento está em constante reorganização. Na aprendizagem significativa, o conhecimento adquirido nunca é armazenado sem interação com outros conhecimentos existentes, ou seja, o novo conhecimento relaciona-se com outros já existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, reestruturando e agregando novos significados a um determinado conhecimento. (MOREIRA, 2010)

Os MCs contribuem para o processo de ensino e aprendizagem devido a este recurso poder ser utilizado em diferentes formas nos ambientes educacionais,

[...] seja como instrumento avaliativo da aprendizagem no que se refere ao levantamento inicial do grau de organização do conhecimento dos alunos e indicador da progressividade da aprendizagem significativa; instrumento de análise do conteúdo curricular, de forma organizada e de fácil apresentação e como instrumento didático, identificando os subsunçores que o aluno possui e são fundamentais à aprendizagem, facilitando o estabelecimento de relações entre conceitos. (ROCHA E SPOHR, 2016, p. 28)

A importância do uso dos Mapas Conceituais no processo de ensino e aprendizagem, são destacados nos trabalhos de Moreira (2010), Correia, Silva e Romano Junior (2010), Souza e Martins (2014), Rocha e Spohr (2016), Silva, Valentino e Santos (2016). Aos quais apontam que o uso de MCs possibilitam: introduzir discussões sobre o conteúdo proposto; investigar conhecimentos prévios; favorecer a compreensão do conteúdo trabalhado, de forma a relacionar os conceitos envolvidos; mudar a dinâmica das aulas tradicionais expositivas, inclusive otimizando tempo de exploração do conteúdo; revisar conteúdos; avaliar o aprendizado e o desenvolvimento do ensino e/ou da construção de saberes; dentre outros aspectos.

Os MCs podem ser construídos com lápis e papel, mas com a chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desenvolveu-se uma variedade de programas e aplicativos que possibilitam o mapeamento conceitual de forma mais rápida, dinâmica, além de contar com várias ferramentas e alternativas de exploração e de compartilhamento da construção (o mapa) realizada.

Reconhecendo o rico potencial dos Mapas Conceituais, propomos, através desse estudo, discutir o mapeamento conceitual como um recurso e/ou procedimento metodológico para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula de Matemática.

METODOLOGIA

Esse trabalho é uma proposta de atividade que ainda está em andamento da construção da situação didática, e que será realizada em uma escola da rede pública de ensino. O objetivo dessa atividade é revisar os conteúdos que mais aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio, através da construção de Mapas Conceituais dos próprios alunos, com o intuito de explorá-los atrelados a resolução de questões dessa avaliação. Com isso, otimizando o tempo para a exploração do conteúdo e propondo um novo método onde o aluno se torne sujeito ativo nesse processo de construção de saberes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com