TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Esportiva

Por:   •  23/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  1.408 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Fisiculturismo é ou não um esporte saudável?

Fisiculturismo é um esporte que tem como características a forma física, a definição muscular, a disciplina, o compromisso, dietas, ou seja, uma vida dura, onde hoje existe vários campeonatos para mostrar quem esta com a melhor forma física, com melhor preparo.

Hoje muitas pessoas associam esse esporte com o uso de anabolizantes. Neste trabalho iremos discutir sobre este assunto e sobre a rotina do atleta de fisiculturismo;, explicaremos a importância de uma boa alimentação, completamente equilibrada, com dosagens corretas e com acompanhamento profissional, pois este esporte leva o atleta a ir ao extremo do seu corpo.

Informaremos sobre os malefícios e benefícios que este esporte pode trazer a saúde do atleta, conscientizaremos e esclareceremos duvidas e tabus sobre esse esporte, fisiculturismo, que é tão mal compreendido pela sociedade.

Neste trabalho temos como objetivo geral:

Analisar os alimentos que favorecem o atleta de fisiculturismo.

Como objetivos específicos temos:

 Identificar as características de um atleta de fisiculturismo;  Descrever os principais benefícios que o fisiculturista traz a sociedade;  Verificar os possíveis malefícios quando o fisiculturismo não e feito corretamente.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Neste trabalho usamos como metodologia a pesquisa bibliográfica em artigos extraídos da internet; fizemos uma entrevista com um profissional da área de Fisiculturismo, o atleta D. B. que pratica esse esporte oficialmente desde 2013, participando de campeonatos na categoria Mens Physique. Nesta pesquisa utilizamos também de informações do referido profissional que se fizeram relevantes para o fechamento da nossa pesquisa.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

O atleta D. B. em entrevista nos informou sobre as características de um atleta de fisiculturismo ele nos disse que a maioria dos profissionais da área tem a mesma aparência fortes bem musculosos inclusive as mulheres, eles se preparam para os campeonatos através de dietas bastantes restritas visto por alguns como impossíveis de se realizar.

Nosso entrevistado nos informou que dentro desse esporte existem três biótipos de corpo.

1. Ectomorfo; 2. Mesomorfo 3. Endomorfo.

G.B. disse que esses biótipos são definidos pela herança genética de cada indivíduo.

Ectomorfo:

Geralmente é magro, com uma taxa de gordura corporal baixa, são pessoas mais altas que possuem certa dificuldade em ganhar peso, possui também uma estrutura óssea mais estreita, ombros mais curtos, cintura mais fina e um tórax mais estreito.

Mesomorfo:

São aquelas pessoas que facilmente comparamos a um atleta, possuem facilidade em ganhar ou perder peso tem uma estrutura óssea ideal, tem ombros largos e cintura fina além de ter uma caixa torácica mais larga.

Endomorfo:

Possuem muita facilidade em ganhar peso e são naturalmente pesados, tem ombros largos e a caixa torácica e cinturas largas, possuem grande facilidade em ganhar gordura e dificuldade em perdê-la.

De acordo com outro profissional da área o atleta de fisiculturismo Tonioli (2014), o fisiculturismo não é só um esporte, ele tem a capacidade de mudar a vida de muita gente para melhor; nos ensina valores que muitas vezes estão escondidos em nossos espíritos, e que são amontoados por vícios que a sociedade impõe, são eles: comodismo, preguiça, indiferença, são malefícios impostos direta e indiretamente em nossas vidas, e que deixamos escondidos aquilo que deveria ser ressaltado.

Segundo Tonioli (2014), alguns dos benefícios do fisiculturismo para a sociedade é a disciplina, não existe um fisiculturista que não tenha isso como um dos principais valores: o foco e a força de vontade. Nos ensina também a ter determinação, pois quando traçamos um objetivo, não desistirmos por dificuldades sejam quais forem elas, nos ensina que nada que valha a pena é fácil, pois sentimos dor, passamos por muitas dificuldades para chegarmos a um resultado; fora as dietas que são regradas por uma boa alimentação, e adquirindo bons

hábitos, preconceitos sempre vão existir mas só quem é um fisiculturista de verdade sabe o que passa, eles não são só pessoas cheias de músculos, eles tem princípios como outra pessoa qualquer.

Mas como acabamos de ver, esse esporte traz muitos benefícios à sociedade como um todo, porém existe o lado negativo uma vez que ele traz malefícios.

Segundo a Nutricionista Bestolucci (2014), que um dos principais malefícios a saúde de um fisiculturista é a alimentação errada, quando a dieta não é feita por um profissional em Nutrição, pois atualmente as pessoas estão se baseando em dietas da moda que são muito restritas em nutrientes essenciais ao organismo. Ressalta que os praticantes desse esporte por uma busca incessante a uma melhora estética estão cada vez mais cometendo erros.

Ela ainda afirma que existem estudos que comprovam que a má realização dessas dietas da moda, com privações de nutrientes podem levar a prejuízos a saúde e no rendimento do atleta.

De acordo com Bertolucci (2014, p. 2): “ O consumo inadequado de carboidratos pode levar a sintomas indesejáveis. Exemplos: Mau humor, cansaço e dores de cabeça através da produção de cetônicos, um composto torácico produzido pelo organismo para abstenção de energia.”

Segundo a nutricionista uma dieta hiperprotéica pode levar a sobrecarga renal, além disso, os alimentos proteicos geram resíduos que acidificam o sangue, podendo levar o aumento do acido úrico e perda de cálcio dos ossos.

Bertolucci (2014), relata que todo atleta até mesmo um fisiculturista precisa de um acompanhamento de um nutricionista e um endócrino para obter uma dieta saudável, pois verificamos que nas dietas da moda há muita deficiência de minerais antioxidantes como vitaminas C e E, selênio, zinco e cálcio. As Vitaminas C encontram-se nas frutas, como laranja, acerola etc. Já a vitamina E encontra-se como, por exemplo, no azeite de oliva, estes auxiliam no combate aos radicais livres, que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com