TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição aaplicada a enfermagem

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 12

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Atividade colaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade colaborativa sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera educacional

2014

INTRODUÇÃO

O presente estudo visa uma avaliação do paciente hospitalizado e suas necessidades nutricionais pós cirúrgicas visando sua recuperação de forma adequada

A avaliação das condições nutricional, cardíaca e pulmonar é obrigatória no pré-operatório, já que, geralmente, depara-se com pacientes tabagistas, desnutridos e com várias morbidades

Objetivo

o objetivo deste trabalho é levar conhecimento aos profissionais de saúde quanto avaliação física do paciente e utilização dos formulários de nutrição na escolha certa da dieta visando melhoria no quadro clinico do paciente e sua recuperação .

Após ter sido realizado exame físico e IMC do paciente R.M.O foi constatado que o mesmo não apresenta grau de desnutrição grave sendo considerado um paciente segundo seu IMC eutrofico dentro do padrão de normalidade porem com quadro de desnutrição. A avaliação foi realizada com base no formulário de nutrição NRS. Verificando a tabela as dietas gerais, não são melhor indicação no momento para este paciente pelo fato da cirurgia envolver após retirada do tumor, reconstrução de transito alimentar através do estomago. Deve ser iniciada primeiro uma dieta por SNE, rica em proteínas depois de 7 a 10 dias uma o começo de dieta via oral com dieta liquida e dependendo do progresso do paciente instituir a dieta geral essas dietas devem ser prescritas por um medico para que se possa seguir a prescrição medica

Avaliação nutricional RNS

Nome do paciente

Idade 59 Anos Altura 1.78 cm Sexo M ( x ) f ( ) Data 17 / 11/14

Peso 70

Triagem nutricional

1 Paciente apresenta IMC < 20,5 Sim ( ) Não ( x )

1 houve Perda de apetite nos últimos tres meses? ( x ) ( )

3 houve redução na ingesta de alimentos na ultima semana? (x ) ( )

4 Paciente apresenta doença grave ou esta em UTI ( x ) ( )

Sim se a resposta for sim para qualquer uma das questões ,continue e preencha a parte 2 .

Não se a resposta for não para todas as questões ,reavalie o paciente todas as semanalmente se paciente tiver indicação de cirurgia de grande porte deve se indicar terapia nutricional para evitar riscos associados . Continue e preencha a parte 2

Parte 2 risco nutricional .

Estado nutricional Gravidade da doença (efeito do estresse metabólico no aumento das necessidades nutricional )

(Ausente pontuação 0) -

Estado nutricional - ausente Pontuação 0 necessidades nutricionais norma

(leve pontuação 1) ( x ) Perda de peso 5%em 3 meses ou ingestão alimentar abaixo de 50 a 75% da necessidade normal da semana anterior - Gravidade da doença - leve pontuação 1- fratura de quadril, pacientes crônicos com complicações agudas ,cirrose doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC, diabetes câncer ,hemodiálise crônica ( x )

(Moderado pontuação 2 ( )

Perda de peso 5% em 2 meses ou IMC 18,5-20,5 + condição geral comprometida ou ingestão alimentar entre 25e 60% da necessidade normal da semana anterior . Gravidade da doença (moderado pontuação 2)

cirurgia abdominal de grande porte ,acidente vascular cerebral ( AVC),pneumonia grave ,doenças malignas hematológicas (leucemia e linfomas ) ( )

(grave pontuação 3 ( )

Perda de peso 5% em 1 meses (> 15%em 3 meses ) IMC 18,5-20,5 + condição geral comprometida ou ingestão alimentar entre 0 a 25% da necessidade normal da semana anterior - gravidade da doença pontuação 3) trauma craniano ,transplante de medula óssea ,pacientes com cuidados intensivos (apaches>10). ( )

Escore total = 2

Para calcular a escore total encontre a escore de (0a 3) para o estado nutricional e para a gravidade da doença (escolher apenas variável de maior gravidade. B- some os dois escores para obter o escore total. C- se o paciente obter >_70 anos adicione um ponto ao escore para ajustar a fragilidade dos idosos.

Pontuação >_3 o paciente esta com risco nutricional e a terapia nutricional deve ser indicada .

Pontuação < 3 No momento o paciente não apresenta risco nutricional e deve ser reavaliado semanalmente .Porem se o paciente tiver indicação cirúrgica de grade porte deve se considerar terapia nutricional para evitar riscos associados .

Nutricional risk screening - NRS é baseada em estudos clínicos randomizados e recomendada pela guideline da spen para o âmbito hospitalar .

Pontuação = 1; A necessidade proteica esta aumentada mas o déficit proteico pode ser recuperado pela alimentação oral ou pelo uso de suplementos na maior parte dos casos .

Pontuação = 2; A necessidade proteica esta substancialmente aumentada e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com