TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Científico Revisão

Por:   •  4/4/2023  •  Abstract  •  6.111 Palavras (25 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 25

        [pic 1]

[1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

______________________________________________Artigo Científico Revisão

Curso de Nutrição

A UTLIZAÇÃO DO CHÁ VERDE NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

Aline Barbosa de Souza ¹

Lucrécia Maia Ribeiro ²

RESUMO

O número de pessoas com excesso de peso e obesidade vem aumentando rapidamente, e tem sido considerada uma epidemia. A obesidade é hoje um dos fatores de máxima apreensão na área da saúde. Indivíduos obesos são pessoas mais predispostas a sofrer de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e alguns tipos de câncer.  O preconceito também é um problema para quem sofre com a obesidade. Percebe-se o crescente aumento do uso da fitoterapia na luta contra a obesidade, sendo benéficos os efeitos da fitoterapia na redução de peso. Este estudo indaga qual o verdadeiro efeito do fitoterápico chá verde na redução de peso. Objetivo: Constatar evidencia cientifica na utilização do chá verde na perda de peso utilizando artigos dos últimos anos. Metodologia: Revisões de literatura de artigos publicados nos últimos cinco anos. Foram analisados vários artigos, neles foram coletadas as seguintes informações: componentes do chá verde, modo de ação e eficácia na perda de peso. Resultados: Segundo estudos analisados, o chá verde tem efeito na perda de peso, previne inúmeras doenças, tem potencial papel na modulação de processos antiinflamatórios, e no controle do peso. Todavia pode causar danos hepáticos. Conseguiu-se entender que, uma vez que existem evidências contraditórias e inconclusivas são necessários mais estudos.

Palavras-Chave: obesidade; perda de peso; fitoterápicos

ABSTRACT

The number of people with overweight and obesity is increasing rapidly, and has been considered an epidemic. Obesity is now one of the factors of maximum seizure in healthcare. Obese people are more prone to suffer from chronic diseases such as diabetes, cardiovascular disease, hypertension and some cancers. Prejudice is also a problem for those who suffer from obesity. One sees the increasing use of herbal medicine in the fight against obesity, being the beneficial effects of the herbal weight reduction. This study investigates which the true green tea herbal effect in reducing weight. Objective: Realize scientific evidence on the use of green tea on weight loss using articles of recent years. Methodology: Literature review of articles published in the last five years. We analyzed 03 articles in them were collected the following information: components of green tea, mode of action and efficacy in weight loss. Results: According to the analyzed studies, green tea is effective in weight loss, prevents many diseases, has a potential role in modulating inflammatory processes, and weight control. However it can cause liver damage. Could understand that, since there are conflicting and inconclusive evidence more studies are needed.

Abstract: obesity; weight loss; herbal

INTRODUÇÃO

A obesidade é considerada uma enfermidade mundial e seu aumento vem crescendo nos últimos anos. A obesidade constitui-se, ainda, um fator preditivo para outras patologias.

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que produz efeitos prejudiciais à saúde. A etiologia envolve aspectos biológicos, históricos, ecológicos, políticos, socioeconômicos, psicossociais e culturais. A obesidade é uma doença não transmissível que mais cresce com frequência em todo o mundo, estando associada à ocorrência de diversas doenças e ao aumento da mortalidade, assim como a gastos crescentes com o tratamento de suas consequências diretas ou indiretas. Aumentos na prevalência têm sido observados em diversas faixas etárias.

Além da parte estética, a obesidade está relacionada à maior mortalidade por várias causas. Na oportunidade, a obesidade merece atenção dos profissionais de saúde, tanto no diagnóstico como no tratamento apropriado. Por isso existem fatores que podem ajudar a manter uma alimentação balanceada.

O exercício, alimentação saudável, a reeducação alimentar, tudo isso contribui para o emagrecimento, além dos artifícios que age como colaborador na diminuição do apetite, um grande exemplo é a fitoterapia uma pratica utilizada por ser uma terapia de baixo custo. A fitoterapia é o estudo de plantas medicinais que se aplica na cura das diversas patologias.

São várias as espécies de plantas que têm em sua composição características terapêuticas e medicinais. O uso dessas plantas vem se materializando por conta da importância curativa que elas possuem e por serem empregadas como meio de tratamento e cura de varias patologias, dentre elas a obesidade.

Há tempos remotos as plantas têm sido utilizadas como medicamento no tratamento de doenças e incluído em dietas para o emagrecimento.

 O tratamento fitoterápico é uma excelente alternativa devido ao baixo custo e eficácia, pois o poder da natureza é ilimitado; e um grande exemplo desse poder estar no chá verde, o chá produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis uma fonte rica em flavonoides, e um alimento funcional importante na alimentação.

 O chá verde ganha grande destaque no tratamento preventivo, auxiliando na perda de peso em alguns distúrbios como a obesidade. Estudos tem comprovado que o chá verde atua como um auxiliador contra a obesidade, sobretudo para quem tem problema em emagrecer devido a vários outros fatores.

Os princípios ativos presentes no chá verde são essenciais e auxiliam no emagrecimento, associado à atividade física e uma alimentação saudável. O chá verde expõe na sua composição substâncias importantes presentes em alimentos, que atuam como antioxidantes, que agem contra os estragos acarretados pelo processo fisiológico de oxidação no tecido entre outras funções.

Neste âmbito questiona-se qual a influencia do chá verde na redução de peso? O trabalho teve como objetivo constatar evidencia cientifica na utilização do chá verde na perda de peso utilizando artigos dos últimos anos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de analises de artigos científicos já publicados com a função de relatar os benefícios do uso do chá verde. O tema se justificou em verificar a verdadeira eficácia do chá verde e seus efeitos na perda de peso.

O resultado constatou que o uso do chá agregado a uma alimentação saudável, auxilia no tratamento da obesidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com