TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Clinico Nutrição

Por:   •  11/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA HOSPITALAR

Patricia Sabrina da Silva Nascimento

20211000606

Barra Mansa-RJ

2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA HOSPITALAR

HOSPITAL MUNICIPAL HENRIQUE SÉRGIO GRÉGORI

Relatório de estágio supervisionado do curso de Nutrição do Centro Universitário de Barra Mansa, como requisitos exigidos, responsável: Nutricionista Adriana da Silva Moura.

Barra Mansa-RJ

2022

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um momento da graduação muito importante para o docente e sem dúvidas uma das melhores experiências também, pois é nesta fase que temos a oportunidade com a pratica, o que realmente iremos vivenciar em nossa futura profissão. De acordo com Toledo et al. (2017), o estágio supervisionado é uma atividade de aprendizagem na qual o aluno participa de situações reais, permitindo vivenciar, aplicar e aprofundar o conteúdo teórico adquirido ao longo do curso de graduação em Nutrição. No dia 03 de janeiro 2022 das 07h00min às 13h00min, sendo 30 horas semanais. Deu-se início o estágio em Nutrição Clínica, no Hospital Municipal Henrique Sergio Grégori situado na Avenida Marcílio Dias, 800 Jardim Jalisco Resende- RJ sob orientação do prof. Nutt. MSc. Fernando Antonio Cabral de Sousa Júnior e supervisão da Nutricionista Adriana da Silva Moura. O estágio teve como objetivo capacitar à acadêmica do curso de Nutrição do Centro Universitário de Barra Mansa em terapia nutricional em pacientes hospitalizados da população geral atendida.

A importância do trabalho em equipe para a reabilitação do paciente é uma discussão antiga. Todo o paciente que se encontra internado em um hospital está em condições desfavoráveis para manter seu estado metabólico-nutricional adequado. Ao ser hospitalizado, o paciente geralmente apresenta algum grau de desnutrição proteico-calórica, que normalmente se acentua no transcorrer da internação, em consequência de diferentes fatores. (FREIXO e FRANÇA, 2012).

          As implicações da desnutrição sobre a evolução das doenças são relatadas como fatores coadjuvantes na morbidade mortalidade. Estudos demonstram que a perda da massa magra, em seus diferentes graus, eleva o risco de infecção, diminui a cicatrização, aumenta o risco de mortalidade e é letal quando se aproxima a 40%5. (FREIXO e FRANÇA, 2012).

        Segundo a Lei Federal 823423, de 17 de setembro de1991, que regulamenta a profissão de nutricionista: “são atividades privativas do nutricionista a assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dieta para enfermos”.

O HMR é um ponto de emergência e urgência, realiza atendimento clinico-ambulatorial, de internação, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território, e a equipe de nutrição clínica hospitalar é composta da seguinte forma:

  • 1 nutricionista Clinica Coordenadora diarista e 5 nutricionistas clínicas plantonistas, todas são funcionárias da prefeitura da cidade. Outra equipe da empresa terceirizada (Nutri Hospitalar) composta pela gerente de produção e clínica.
  • As nutricionistas clinicas ficam instaladas em um escritório dentro do setor de nutrição e dietética da empresa contratada (NUTRIPALAR) do hospital municipal de emergência.

       As nutricionistas clinicas atendem os setores:

  • Pediatria, repouso adulto, enfermarias A,B,C,B,D,F,G,H E I, CTI COVID e não COVID.

  1. OBJETIVOS
  • Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição.
  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformação dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo na atenção dietética.
  • Atuar em políticas e em programas de educação, segurança e vigilância nutricional alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde.
  • Avaliar, diagnosticar o estado nutricional, planejar, prescrever, analisar e supervisionar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.  
  • Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.
  • Planejar, organizar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando à manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e/ou enfermas.
  • Integrar grupos de pesquisa em alimentação e nutrição.
  • Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional, de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
  1. ATIVIDADES REALIZADAS

A população assistidas são homens, mulheres e crianças, tendo uma renda familiar varia ente 1 a 3 salários mínimos.

São assistidas pacientes de diversas patologias e urgências e emergência tendo uma média de 55 atendimentos por dia pela equipe de nutrição clínica.

Homens

Mulheres

Crianças (somente meninos)

Atendimentos: 26

Atendimentos: 21

Atendimentos: 8

Retornos: 11

Retornos: 8

Retornos: 3

Os atendimentos como citados acima eram realizados de formas individuais, feitos realizar a avaliação do estado nutricional do paciente, utilizando indicadores nutricionais subjetivos e objetivos, com base em protocolo triagem de risco nutricional  NRS 2012, de forma a identificar o risco ou a deficiência nutricional;  .

  1. CASO CLÍNICO

Paciente A.V sexo masculino 35 anos,82 kg e 1,73 de altura, IMC:27,42 em sobrepeso. Passou pela triagem realizada pela HMR admitido no dia14/052022 com quadro agudo de doença renal crônica. Na triagem de risco nutricional seu escore total foi avaliado em 1.

Sua necessidade proteica está aumentada, mas o defict proteico pode ser recuperado pela alimentação oral ou pelo uso de suplementos na maioria das partes do caso.

Sua reavaliação foi classificada de acordo com o grau de risco nutricional, determinando assim para ser avaliado em 15 dias.

Paciente está aceitando bem a dieta ofertada na unidade, lúcido, funções fisiológicas presentes.

Foi decidido pela nutricionista clinica além da dieta oral, a prescrição do suplemento NOVASOURSE REN (marca nestle), com a seguinte composição:

Valor Energético

200 kcal = 840 kJ

**

Carboidratos, dos quais:

20 g

**

Açúcares

5,9 g

**

Lactose

0 g

**

Proteínas

7,4 g

**

Gorduras totais, das quais:

10 g

**

Gorduras saturadas

2,3 g

**

Gorduras trans

0 g

**

Fibra Alimentar

0 g

**

Sódio

155 mg

6%

Cálcio

100 mg

10%

Ferro

2,5mg

18%

Potássio

150 mg

**

Cloreto

121 mg

**

Fósforo

55 mg

8%

Magnésio

20 mg

8%

Manganês

0,61 mg

27%

Iodo

19 µg

15%

Cobre

220 µg

24%

 

Quantidade
por 100mL

% VD*

Selênio

10 µg

29%

Zinco

3,2 mg

46%

Vitamina A

90 µg RE

15%

Vitamina D

2,8 µg

56%

Vitamina E

6,0 mg α TE

60%

Vitamina K

10 µg

15%

Vitamina C

10 mg

22%

Vitamina B1

0,13 mg

11%

Vitamina B2

0,36 mg

28%

Niacina

2,3 mg

14%

Vitamina B6

0,98 mg

75%

Vitamina B12

0,60 µg

25%

Ácido Fólico

55 µg

23%

Ácido Pantotênico

1,6 mg

32%

Biotina

21 µg

70%

Colina

45 mg

8%

Taurina

11 mg

**

L-carnitina

20 mg

**

  1. DESCRIÇÂO DAS DOENÇAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (310.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com