TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Nutrição

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

A escolha alimentar é baseada nas condições onívoras do homem, que apresentam a capacidade de comer de tudo. Outros fatores também influenciam a escolha e a decisão de cada indivíduo e algumas variáveis que são relacionadas as escolhas alimentares do homem são o preço dos produtos, o sabor, a variedade, aparência, valor nutricional e também a higiene.

O comportamento alimentar abrange cinco determinantes: biológico, sócio-cultural, antropológicos, econômicos e psicológicos. O biológico adota os gastos energéticos e as necessidades nutricionais para o bom funcionamento do seu organismo. O sócio-cultural depende muito do ambiente em que o indivíduo está inserido, dando a ideia de que a alimentação deve estar de acordo com os seus próximos. O Antropológico diz sobre as possibilidades de escolha alimentar de acordo com as referencias do que ele opta por consumir, de acordo com suas crenças, conceitos e outros valores. O econômico vem de encontro com o poder econômico de compra e da própria disponibilidade do alimento, facilitando a aquisição de alguns tipos de alimentos e dificultando outros tipos. O ultimo fator, o psicológico, engloba o pensamento que vem no contexto em que a escolha é feita, de acordo com os objetivos traçados para o alimentar-se.

As variáveis relacionadas a aparência, tipo de preparo, variedade e sabor dos alimentos estão relacionadas a questões culturais locais, abrangendo preferencias e peculiaridades do comedor. De modo geral, podemos não estar adaptados a algum tipo de comida de determinada região, ou do tempero de outra, mas de forma globalizada essas variedades alimentares estão se disseminando pelo mundo.

Foi desenvolvida uma ferramenta para conhecer os motivos relacionados a escolha alimentar, chamado de (FCQ) Questionário de Escolha Alimentar. Nesse questionário encontramos nove fatores que levam o indivíduo a escolha alimentar, sendo eles: SAÚDE, CONVENIENCIA DE AQUISIÇÃO E PREPARO, ASPECTOS SENSORIAS, PREÇO, CONTEÚDO NATURAL, HUMOS, FAMILIARIDADE, PREOCUPAÇÃO ÉTICA E CONTROLE DE PESO. Esse questionário abrange as representações dos motivos que levam as pessoas a escolher determinado alimento, e não a prática alimentar propriamente dita do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com