TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Endócrino

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA ENDOCRINO

O sistema endócrino, é um sistema que contém vários órgãos de secreção, que secretam hormônios para o sangue circulante e esses hormônios< por sua vez, atuam em células-alvo em muitos pontos do corpo. Os órgãos endócrinos estão distribuídos por todo o corpo. Órgãos como a glândula supra-renal e a hipófise são compostos por células secretoras endócrinas. Órgãos como o pâncreas produzem secreções endócrinas (insulina, glucagon, somatostatina), assim como exócrinas (lipase pancreática, tripsinogênio etc). Por fim, muitos órgãos apresentam uma função endócrina que, normalmente, não está associada as suas outras funções.

Um hormônio é uma substancia química que é produzida por uma parte do corpo e que atua no sentido de controlar ou ajudar no controle de alguma função, em outra parte do corpo. Em geral, os hormônios são classificados em dois tipos: primeiro, os hormônios locais, que atuam sobre as células situadas na vizinhança do órgão secretor do hormônio, incluindo hormônios do tipo da acetilcolina, da histamina e os gastrointestinais; e, segundo, os hormônios gerais, que são lançados para o sangue por glândulas endócrinas especifica, após o que fluem por toda a circulação, agindo sobre células e órgãos nas partes mais distantes do corpo. Alguns hormônios gerais influenciam todas as células de modo quase idênticos, outros atuam mais sobre certos tipos celulares que sobre os outros. Por exemplo, o hormônio do crescimento, secretado pela glândula hipófise e a tiroxina, secretada pela tireoide, atuam sobre todas as células do corpo. Por outro lado, a glândula hipófise também secreta os hormônios gonatropicos que atuam de modo mais intenso sobre os órgãos sexuais que sobre os outros órgãos, mesmo levando-se em conta que esses hormônios são lançados na circulação geral.

Todos os hormônios gerais pertencem a dois tipos químicos distintos:

  1. Proteínas pequenas ou derivados de proteínas
  2. Compostos esteroides.

     Todos os hormônios, com exceção dos hormônios do córtex supra-renal e dos hormônios sexuais, pertencem ao grupo das proteínas pequenas ou derivadas de proteína, como polipeptídios, aminas polipeptídicas, ou compostos químicos derivados de um ou mais de um aminoácido. Os hormônios do córtex supra-renal e os hormônios sexuais são todos esteroides.

As alças de feedback negativo permitem o controle preciso das secreções endócrinas. O componente controlado, pode ser a concentração de um íon, parâmetros físicos e as concentrações hormonais. Os estimuladores da secreção glandular endócrina também exercem importantes efeitos tróficos. Os estímulos que provocam a liberação hormonal frequentemente causam hipertrofia e hiperplasia do órgão endócrino. Isso aumenta a quantidade de hormônio sintetizado e liberado. O controle endócrino, muitas vezes, está integrado à função neural. Nervos simpáticos inervam alguns órgãos endócrinos, como a medula supra-renal e o pâncreas. Os nervos, no hipotálamo, liberam fatores de liberação que controlam as secreções da hipófase anterior. A função do sistema nervoso, geralmente, complementa as ações endócrinas.

 

HIPOFISE

A glândula hipófise é uma pequeba estrutura localizada na superfície basal do hipotálamo. Esta conectada ai hipotálamo pelo pendunculo hipofisario. A hipófise apresenta duas seções que secretam hormônios nos seres humanos: a hipófase anterior que contem diversos tipos de células escretoras e a hipófise posterior contem células gliais e terminais axonicos das células do hipotálamo.

A hipófise anterior

GUYTON, Arthur C. Fisiologia Humana. 6a ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1985. 564 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com