TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Renina Angiotensina

Por:   •  29/4/2019  •  Artigo  •  5.382 Palavras (22 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 22

O sistema renina angiotensina, estresse oxidativo e mitocondrial função na obesidade e resistência à insulina

A obesidade é uma doença complexa caracterizada pela expansão excessiva do tecido adiposo e é um importante fator de risco para doenças crônicas, como distúrbios cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo 2. Além disso, a obesidade é um principal contribuinte para a inflamação e estresse oxidativo, os quais são as principais causas subjacentes para diabetes e resistência a insulina. Especificamente, o tecido adiposo secreta moléculas bioativas como o hormônio inflamatório angiotensina II, gerado no Sistema Renina Angiotensina (RAS) do seu precursor angiotensinogênio. Acumulado Evidências sugerem que o RAS pode servir como uma forte ligação entre obesidade e resistência à insulina. Desregulação de A SAR também ocorre em vários outros tecidos, incluindo aqueles envolvidos na regulação da homeostase da glicose e do corpo inteiro. assim como a sensibilidade à insulina, como músculo, fígado e pâncreas e coração. Aqui nós revisamos a evidência científica para essas interações e papéis potenciais para o estresse oxidativo, inflamação e disfunção mitocondrial nestes tecidos alvo que podem mediar os efeitos do SRA em doenças metabólicas.

Este artigo é parte de uma edição especial intitulada: Estresse oxidativo e qualidade mitocondrial em diabetes / obesidade e Espectro das Doenças Críticas - editado por P. Hemachandra Reddy.

1. Introdução

A obesidade é uma grande epidemia nos Estados Unidos e no mundo e é associado à superexpansão do tecido adiposo, resistência à insulina, bem como desequilíbrios metabólicos, como aumento da pressão arterial (hipertensão), glicemia (diabetes) e lipídios [1]. É caracterizado por inflamação sistêmica crônica de baixo grau, que em parte emana da inflamação do tecido adiposo [2]. Isso ocorre quando imunológico células, como macrófagos e células T infiltrar tecido adiposo como a obesidade se desenvolve [3]. Pesquisa documentou papéis importantes para macrófagos M1 na inflamação relacionada à obesidade [2]. Essas células secretam pró-inflamatório substâncias (tais como adipocitocinas ou adipocinas) que derramar na corrente sanguínea e contribuir para a inflamação sistêmica [4]. As adipocinas inflamatórias incluem angiotensina II (Ang II), um bem conhecido hormônio hipertensivo gerado a partir da Renina Angiotensina System (RAS), que será o foco desta revisão, pois se refere à inflamação, estresse oxidativo e disfunção mitocondrial como possíveis mecanismos  ligando RAS à obesidade e resistência à insulina.

O SRA é um importante sistema fisiológico que regula a pressão arterial, equilíbrio hidroeletrolítico e está implicado na patogênese da obesidade, inflamação, estresse oxidativo e resistência à insulina [5]. De fato, descoberta da presença de um SNA pancreático e adiposo local funcional por alguns laboratórios, incluindo o nosso, foi inesperado. Além disso, oxidativo estresse que leva à disfunção mitocondrial tem sido descrito em vários sistemas incluindo coração, fígado, rim, músculo, tecido adiposo e pâncreas com expressão ou atividade desregulada do SRA [6-12].

Embora a ligação entre obesidade, resistência à insulina e doenças metabólicas síndrome está bem estabelecida [13], os mecanismos que ligam esses complexos  doenças ainda estão por ser determinadas. Nesse contexto, o aumento de estresse e disfunção mitocondrial estão emergindo como importantes lgações mecanicistas entre obesidade e co-morbidades metabólicas, tais como como resistência à insulina (IR) e diabetes tipo 2 (DM2) [14]. De fato, indivíduos com obesidade exibem alto estresse oxidativo sistêmico que é reduzida após perda de peso [15,16]. Da mesma forma, o angiotensinogênio (Agt) aumenta proporcionalmente ao índice de massa corporal, sugerindo que níveis e estresse oxidativo podem estar intimamente interligados. Além disso, ambos RAS sistêmico e adiposo são superexpressos e / ou ativados em excesso obesidade [5]. Mais interessante, o SRA sistêmico é conhecido por aumentar estresse oxidativo e considerado importante na patogênese de hipertensão [17]. Em conjunto, esses achados sugerem que o RAS poderia ser um elo potencial entre a obesidade, o estresse oxidativo, a doença mitocondrial disfunção e resistência à insulina. Aqui, revisamos evidências de pesquisa publicada abordando essas interações.

1.1. Componentes do RAS

O SRA envolve a proteína precursora Agt secretada do fígado em o sangue onde é clivado duas vezes, primeiro pela renina (produzida pelos rins) e depois pela enzima conversora da angiotensina (ECA, produzida em os pulmões). Esta cascata de clivagem resulta no hormônio, Ang II (Fig. 1), que então atua em vários outros órgãos (incluindo o hipotálamo, glândulas supra-renais, rins e arteríolas) para induzir respostas descritas anteriormente [5,18,19]. Enquanto Ang II é o principal hormônio clivado de Agt, e o principal ator em RAS, vários outros peptídeos, incluindo Ang I, Ang (1 - 9) e Ang (1-7) também são produzidos durante este processo. Ang I é então mais clivada pela ECA para produzir Ang II (8 aminoácidos) ou por ACE2 para produzir Ang (1-9). Por fim, Ang (1-7) é produzido quando A Ang II é clivada pelo ACE2 ou quando o Ang (1-9) é clivado pelo ACE [5,18].

Os efeitos biológicos da Ang II são mediados por duas grandes Receptores acoplados à proteína G, Ang II tipo 1 (AT1R ou AGTR1) ou Ang II tipo 2 (AT2R ou AGTR2). Moléculas de sinalização mediadas por AT1R incluem Os segundos mensageiros derivados da proteína G, proteínas quinases e pequenas proteínas G (Ras, Rho, Rac, etc.) [20], enquanto os efeitos do AT2R são mediados via fosforilação da proteína tirosina, sinalização esfingolipídica e geração de óxido nítrico (NO) [21]. A maioria das funções fisiológicas Ang II são induzidas quando estão ligadas a AT1R, p. vasoconstrição, produção de aldosterona, ativação do sistema nervoso simpático e Reabsorção de Na +. A ligação da Ang II ao AT2R, no entanto, foi demonstrada para induzir vasodilatação e excreção de Na + (Fig. 1) [22].

1.2. Associação entre RAS, obesidade e resistência à insulina

Não foi até cerca de 15 anos atrás que foi descoberto que a maioria, se não todos, os principais componentes do SAR podem ser produzidos localmente vários tecidos, incluindo tecido adiposo e pâncreas [23-25]. De fato, Ang II é uma das principais adipocinas pró-inflamatórias produzidas em obesos tecido adiposo que pode ser crítico na ligação entre obesidade, inflamação e RI [5,18,19,26,27]. O Adipose Agt contribui para aproximadamente um terço o Agt circulante em roedores e desempenha importante papel no tecido adiposo função através da modulação da adipogênese ou metabolismo lipídico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com