TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ADITIVOS ALIMENTARES

Por:   •  31/3/2018  •  Monografia  •  5.751 Palavras (24 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIP - UNIVERSIDADES PAULISTANA

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Adriele Kanine Miranda

Bárbara Maria Cerqueira da Silva

Bernadete Amara da Silva Machado

Gabriela Mayara da Silva Oliveira

Jacqueline Pinto do Amaral Marques

Josiane Santos Silva

ADITIVOS ALIMENTARES

São Paulo

2018

Adriele Kanine Miranda

Bárbara Maria Cerqueira da Silva

Bernadete Amara da Silva Machado

Gabriela Mayara da Silva Oliveira

Jacqueline Pinto do Amaral Marques

Josiane Santos Silva

ADITIVOS ALIMENTARES

Nesse trabalho entenderemos melhor o que são aditivos alimentares, e qual o objetivo de ser adicionado em alimentos, o perigo que pode oferecer e os principais grupos de aditivos e sua função.

Orientadora: Carolina Maziero

São Paulo

2018

Resumo

       Ingerimos aditivos alimentares deis de sempre em nossa dieta, o crescimento urbano desencadeado pelo processo de industrialização, fez com que a demanda por alimento processados crescesse, tanto para suprir as necessidades como para armazenamento, para isso os aditivos alimentares ficou cada vez mais frequente em nos alimentos.

      De acordo com o item 1.2 da Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97, Aditivo alimentar é toda substâncias adicionada intencionalmente ao alimento que tem como objetivo a conservação, modificar ou manter o sabor, melhorar a aparência, desde que não prejudiquem seu valor nutritivo. Normalmente isso ocorre durante a fabricação, processamento, tratamento, preparo, embalagem e armazenamento no geral na manipulação do alimento.

     Essas substancias químicas que são adicionadas de forma intencional, é fundamental conhecer suas propriedades para garantir o uso seguro. Mesmo sendo avaliados individualmente antes de chegarem até nos, sua aprovação e incorporação á legislação especifica de alimentos pode ocorrer com uma certa restrição de uso, assim estabelecendo limites máximos ou tolerância. No Brasil é obrigatório a declaração de aditivos nos rótulos dos alimentos, portanto é fácil determinar se um determinado alimento contem ou não aditivos.

Sumário

1-INTRODUÇÃO ....................................................................................5

2-DESENVOLVIMENTO .........................................................................7

2.3 – Aditivos Químicos............................................................................7

2.4 – Principais razões para o uso de Aditivos.........................................10

3- Aditivos Químicos Usados em Alimentos Industrializados....................11

 3.1- IDAS dos principais aditivos (Ingestão Diária Aceitável)...................18

3.2 Controle pela legislação.......................................................................20

4- Substituição de Aditivos ........................................................................21

CONCLUSAO............................................................................................25

REFERÊNCIAS..........................................................................................26

INTRODUÇÃO

     

     A mudança no hábito alimentar junto com o crescimento urbano e o estilo de vida agitado da população brasileira, que veio ocorrendo nas últimas décadas, por volta do século XX, tem chamado atenção da comunidade científica e de órgãos reguladores, devido a substituição de alimentos saudáveis (in natura) por alimentos processados, isso contribui de forma crucial para o declínio da dieta. Dessa forma o crescimento de doenças crônicas não transmissíveis aumentou na mesma magnitude, principalmente as doenças circulatórias, diabetes e neoplasias.

       Sabemos que as doenças crônicas não transmissíveis apresentam causas multifatorial e estão relacionadas a fatores de riscos ambientais e comportamentais, como a alimentação inapropriada, as dislipidemias, o tabagismo , a obesidade e a inatividade física. (SANDHI 2005)

     O estilo de vida agitado e falta de tempo que as pessoas tem no dia a dia, faz com que a alimentação saudável fique em último plano , com isso surge a preferência por uma alimentação rápida , muitas vezes sem valor nutritivos, em geral os alimentos ultra processados. A tecnologia usada por indústria do ramo alimentício tem como principal objetivo aumentar o tempo de vida  dos produtos, com isso os aditivos alimentares são adicionados.

Alguns Aditivos são obtido a partir de matérias que ocorrem naturalmente, já outros são fabricadas pela indústria química. Os aditivos mais conhecidos e utilizados são os corantes, sabores, emulsionantes ,Conservantes, mas sem dúvidas o mais importante é o  Conservante, sem ele o alimento  tem o tempo de vida baixo, se perdendo rapidamente.

       Os Aditivos alimentares, são qualquer ingrediente inserido intencionalmente aos alimentos, com o propósito de modificar as características físicas, biológicas, sensórias ou químicas, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento ou armazenagem, esses aditivos não tem a intenção de nutrir. (1.2 da Portaria SVS/MS 540) Eles recebem sua uma classificação em grupos diferentes, de acordo com as suas funções nos alimentos.

  • Tecnologia de produção dos alimentos: emulsificantes, umectantes,

espessantes, agentes de corpo, gelificantes, agente de firmeza, estabilizantes,

antiumectantes, espumantes/antiespumantes, glaceantes, melhoradores de

farinha e fermentos químicos.

  • Conservação dos alimentos: conservadores, antioxidantes, acidulantes,

reguladores de acidez e sequestrantes.

  • Características sensoriais dos alimentos: corantes, edulcorantes,

aromatizantes, realçadores de sabor e estabilizantes de cor.

ADITIVOS QUIMICOS

"Qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais".(ANVISA)

Substâncias quem tem como objetivo essencial de aumentar o valor nutritivo, como  os sais minerais , as vitaminas e outros, não são incluída na categoria de aditivos químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com