TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALIMENTOS FUNCIONAIS

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Alimentos Funcionais

Disciplina de Nutrição e Dietética

Professora: Telma Teixeira L. Pereira

O trabalho propõe o estudo de alimentos funcionais como tema gerador para a aprendizagem sobre os compostos bioativos e à importância de suas propriedades para a saúde humana; buscando articular o ensino teórico e prático à pesquisa científica, a fim de favorecer a construção coletiva de novos saberes. O presente trabalho visa desenvolver a habilidade do aluno de indicar e aplicar alimentos funcionais na elaboração de planejamentos alimentares para redução do risco das doenças crônicas não-transmissíveis (doenças cardiovasculares obesidade, diabetes, câncer, etc).

Etapas do trabalho:

  1. Pesquisa sobre alimentos funcionais de maneira geral.
  2. Escolher um alimento funcional para estudar.
  3. Realizar o levantamento bibliográfico sobre alimento funcional escolhido (utilizar no mínimo 10 artigos científicos – consultar PORTAL CAPES)
  4. Elaborar um artigo informativo sobre o alimento escolhido, que irá compor uma revista de Nutrição e Saúde a qual será divulgada na turma.
  5. Produzir a apresentação baseada no artigo informativo e as informações obtidas com o levantamento bibliográfico. Esta apresentação será no formato de uma matéria telejornalística, clara, objetiva, com precisão de informações e princípios éticos. A matéria deverá ser gravada para apresentação em sala de aula. Nesta matéria deverá ser apresentado uma opção de cardápio adequado e equilibrado que inclua preparações contendo o alimento funcional escolhido. O VCT do cardápio será de 2000Cal/d (CHO 55%, PRO 20%, LIP 25%).

Obs.: os cálculos do cardápio deverão ser entregues para correção e deverão apresentar a concentração do composto bioativo presente na preparações utilizadas no cardápio.

Informações importantes sobre o alimento.

Histórico, composição química (quantidade de macro e os principais micronutrientes presentes em 100g/alimento), propriedades nutricionais, principais compostos bioativos presentes no alimento, descrever os efeitos benéficos do consumo deste alimento, possíveis mecanismos de ações. Existem recomendações de consumo do alimento/composto bioativo? Há alguma contra-indicação? Considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com