TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS REFLEXOS DA FITOTERAPIA FRENTE AO CONHECIMENTO POPULAR E CIENTIFICO

Por:   •  19/3/2020  •  Artigo  •  5.772 Palavras (24 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 24

OS REFLEXOS DA FITOTERAPIA FRENTE AO CONHECIMENTO POPULAR E CIENTIFICO


THE REFLECTIONS OF PHYTOTHERAPY IN FRONT OF POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE

ADRYANNE DOS SANTOS SILVA¹, ALANY LIMA SOARES CHAGAS¹, JÉSSICA MARIA DOS ANJOS PEREIRA¹, MONIQUE SILVA NOGUEIRA DE CARVALHO2

RESUMO

A presente pesquisa tem por temática os reflexos da fitoterapia frente ao conhecimento popular e científico. O uso de plantas medicinais tem se mostrado eficaz no tratamento da obesidade e outras patologias, gerando, nos últimos anos, um aumento na utilização e estudo de fitoterápicos com finalidade terapêutica e no processo de emagrecimento. Desta forma, o estudo em tela tem como objetivos avaliar a motivação para o uso das plantas medicinais como forma de tratamento de doenças, auxílio no emagrecimento, recurso terapêutico, sem ter caráter comparativo com remédios convencionais, ressaltando a importância da fitoterapia como alternativa viável, acessível, segura, eficaz e de baixo custo. A cura através das plantas e seus produtos como medicina popular têm resistido às inovações que vem ocorrendo com o passar dos tempos, as ervas têm conseguido sustentar sua importância e a confiança das populações atuais. Utilizada como aliada no processo de emagrecimento, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção e tratamento de algumas doenças como câncer, diabetes, dentre outras, a fitoterapia é o tratamento através das plantas e o uso de ervas para tratamento é conhecido e praticado desde as antigas civilizações. A partir dos resultados, percebe-se a necessidade de programas que visem a disseminação de informações e melhor utilização das plantas medicinais por parte da população.

Palavras-chave: Fitoterapia; Recurso; Terapêutico; Tratamento; Doenças.

ABSTRACT

The present research focuses on the reflexes of phytotherapy against popular and scientific knowledge and aims to evaluate the motivation for the use of medicinal plants as a therapeutic resource, to verify the main uses and to compare the popular indication with the use described in the literature. The procedure method is monographic, with a bibliographic search technique based on books, journals and articles related to the topic. The healing through plants and their products as folk medicine has withstood the innovations that have been occurring over the years, the herbs have managed to sustain their importance and the confidence of the current populations. Used as an ally in the process of weight loss, strengthening of the immune system, prevention and treatment of some diseases such as cancer, diabetes, among others, herbal medicine is the treatment through plants, and the use of herbs for treatment has been known and practiced since ancient times civilizations. In view of the study carried out, it was verified that even with the advance of scientific research, in the attempt to elaborate phytotherapics, the use of medicinal plants in many communities in a traditional way is still maintained. From the results, the need for programs aimed at the dissemination of information and better utilization of medicinal plants by the population is noticed.

Keywords: Phytotherapy; Resource; Therapeutic; Treatment; Diseases.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por temática os reflexos da fitoterapia frente ao conhecimento popular e cientifico, sua delimitação pode ser definida pelo tratamento através das plantas e o uso de ervas, alternativa conhecida e praticada desde as antigas civilizações.

A questão que pretende-se elucidar no decurso da investigação é conforme o conhecimento científico e popular, de que maneiras a fitoterapia pode auxiliar no processo de emagrecimento, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção e tratamento de doenças.

Compreende-se que plantas medicinais são espécies de origem vegetal, que podem ser cultivadas ou não, com finalidade terapêutica. É uma forma de tratamento muito antiga, relacionada aos primórdios da medicina e fundamentada no acúmulo de informações por sucessivas gerações. Através da observação e da experimentação pelos povos primitivos é que as propriedades terapêuticas de determinadas plantas foram sendo descobertas e propagadas de geração em geração, fazendo parte da cultura popular.

A pesquisa justifica-se através da prerrogativa de que uma análise dos tratamentos fitoterápicos e das espécies vegetais utilizadas como ativos, possibilitaria com base no cruzamento das informações obtidas da revisão de literatura, verificar se essas espécies possuem estudos que possam subsidiar seu uso seguro e eficaz. Estudando o conhecimento da população e comunidade científica acerca da fitoterapia, bem como analisando os tratamentos fitoterápicos, fortaleceria o uso de plantas medicinais como uma alternativa terapêutica segura e de qualidade para a população.

Desta forma, definiu-se o objetivo geral da pesquisa como, avaliar a motivação para o uso das plantas medicinais como auxílio ao emagrecimento e no tratamento de doenças, ressaltando a importância da fitoterapia como alternativa viável, acessível, segura, eficaz e de baixo custo.

METODOLOGIA

O presente estudo trata-se de uma revisão de sistemática, realizada a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos, periódicos nacionais e internacionais, além de monografias de graduação que contemplam os aspectos clínicos e formas de tratamento com base na fitoterapia.

Para o desenvolvimento da pesquisa e melhor compreensão do tema, este estudo foi realizado a partir de análise de dados nacionais previamente publicados e interpretados por meio da biblioteca virtual eletrônica BIREME, nos bancos de dados informatizados como Scielo e Lilacs.                                                                                                                                                                

Os descritores que nortearam a pesquisa são: “fitoterapia”; “tratamento fitoterápico” e “medicina alternativa”, assim como seus respectivos descritores em espanhol. Foram incluídos artigos com texto completo, publicados no idioma português e espanhol, nos últimos oito anos, que tratavam dos seguintes tópicos: tratamentos, doenças, plantas, conhecimento popular, conhecimento científico, da fitoterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com