TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANTAS MEDICINAIS PARA EMAGRECER: TEM OU NÃO COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA?

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

PLANTAS MEDICINAIS PARA EMAGRECER: TEM OU NÃO COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA?

INTRODUÇÃO

A obesidade atingiu proporções de epidemia, e já é considerada um dos principais contribuintes para a alta prevalência de doenças crônicas na atualidade. Cerca de 200.000 pessoas em todo o mundo morrem em consequência da obesidade e suas comorbidades por ano (Conselho Latino Sobre Obesidade, 2004).  

A prevenção e o tratamento da obesidade incluem a adoção de hábitos de vida saudáveis, atividade física rotineira e alimentação equilibrada (BARIONI et al,  2008). O potencial de produtos naturais para o tratamento e prevenção da obesidade vem sendo mais estudados devido aos efeitos colaterais perigosos e o alto custo das drogas utilizadas. Estudos demonstram vários produtos naturais, incluindo extratos e compostos isolados de plantas, veem sendo utilizados para a redução do peso corporal e prevenção da obesidade (HAN et al, 2005; RAYALAM et al, 2008).

Produtos naturais com efeito no emagrecimento são basicamente organizados pelos seus mecanismos de ação, sendo a redução da absorção de lipídeos e de carboidratos, aumento do gasto energético, diminuição da diferenciação e proliferação de pré-adipócitos e diminuição da lipogênese e aumento da lipólise (WON, 2010).

METODOLOGIA

O trabalho é uma revisão de literatura de estudos publicados nos últimos dez anos (2006 a 2016), ademais alguns dados relevantes anteriores a esse período também foram incluídos.  

Usando os descritores foram encontrados 8 artigos, foi realizada uma consulta nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, para localizar as palavras chaves utilizou-se a biblioteca virtual Descritores em Ciência da Saúde (DESC), e os descritores utilizados foram, “plantas medicinais”, “perda de peso” e “obesidade”.

Após a busca foi feita a leitura destes estudos na íntegra, analisados e deles coletados as seguintes informações: tipo de planta medicinal usado, auxílio no emagrecimento e forma de ação.

RESULTADOS

Os resultados da consulta estão demonstrados no Quadro 1. Foram encontrados 8 estudos, cada um com uma espécie diferente de planta medicinal, e nestes estudos foram identificadas ações que contribuem para o emagrecimento.

Planta medicinal

Ação

Auxílio no emagrecimento

Garcinia cambogia – Tamarindo Malabar

O fruto é utilizado para perda de peso, e a casca reduz o apetite e a gordura corporal.

Sim

Ilex paraguariensis – Erva mate

É utilizada no chimarrão, chá e tererá. Possui ação diurético, antioxidante, hepatoprotetor, reduz LDL e colesterol.

Sim

Coffea arábica - Café

Aumenta a oxidação lipídica e a termogênese auxiliando a redução de peso.

Sim

Gymnema sylvestre - Gimena

São utilizadas as folhas que bloqueia o estímulo à glicose e sacarose. Reduz consumo alimentar, o colesterol total, os triglicérides e o LDL. Aumenta o HDL,  serotonina e a excreção de gordura.

Sim

Aloe vera - babosa

Uso popular para controle de diabetes, e reduz o colesterol e triglicérides.

Sim

Baccharis trimera (Less.) - Carqueja

Ação digestiva, diurética, redução de peso e controle do diabetes.

Sim

Cynara Scolymus - Alcachofra

Chá da folhas reduz colesterol e peso corporal.

Sim

Hibiscus sabdarifa - Rosela

Ação diurética, laxante, controle da hipertensão e combate ao estresse oxidativo.

Sim

Quadro 1. Relação de plantas medicinais utilizadas popularmente para emagrecimento, suas respectivas formar de ação comprovadas cientificamente.

CONCLUSÃO

As plantas medicinais são ricas fontes de compostos bioativos com potencial de utilização terapêutica de modo que pode ser uma alternativa viável auxiliar no emagrecimento. Muitas espécies ainda precisam de estudos para comprovação do efeito no emagrecimento, bem como suas contraindicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (747.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com