TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO “PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE”

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

RENATA SOUZA SILVA

PORTFÓLIO “PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE”

[pic 2]

CRUZEIRO DO SUL

2018

ATIVIDADE NO PORTIFÓLIO

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.

O nutricionista tem um papel fundamental no tratamento dos transtornos alimentares, na prática clínica, ele deverá demonstrar interesse em todos os aspectos relacionados a alimentação do paciente. Caberá ao nutricionista saber apurar vários fatores, dentre eles os ambientais e os antecedentes genéticos que representam tendência á obesidade. Mas se você perguntar para alguém que tenha um transtorno alimentar, qual o papel de um nutricionista, provavelmente a resposta será: “me engordar”. A "terapia nutricional" para os transtornos alimentares deve ser um processo integrado, no qual o nutricionista e a equipe trabalham juntos para modificar os comportamentos relacionados ao peso e à alimentação (Ednos, 1984; Ednos, 2001). Além disso, a família tem papel fundamental no seguimento do plano alimentar.

Os corpos perfeitos das celebridades, muitas vezes retocados por programas de edição de imagem, compartilhados a exaustão nas redes sociais, tem deixado os padrões de beleza cada dia mais inalcançáveis, causando transtornos alimentares que são patologias severas que atingem principalmente os adolescentes, que não levam em consideração a importância da alimentação balanceada e de uma rotina de exercícios para ter uma vida mais saudável e consequentemente um corpo em forma.

O tratamento nutricional não é apenas promover um bom estado nutricional e alimentação saudável, mas também ajudar o paciente a melhorar a relação com a comida e com o corpo, minimizando medos, angústias e crenças disfuncionais que trazem imenso sofrimento para ela e para os que o cercam e caberá ao nutricionista não desanimar o seu paciente, focar nas pequenas conquistas, determinando metas a curto prazo, dessa maneira, será mais fácil avaliar os resultados. Ser um profissional presente, também ajudará o paciente, pois será menos provável ele cometer algum deslize na dieta; compreender a realidade no paciente, analisando bem a realidade e o cotidiano dele para que a dieta seja fácil de ser seguida. O nutricionista deve sempre relembrar a importância de ter uma vida saudável, desviando a atenção principal que quase sempre é ter o corpo em forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com