TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES

Por:   •  23/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BROMATOLOGIA

MARYMARTA BARBOSA DE MORAIS

PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES

Teresina-PI

2016.2


MARYMARTA BARBOSA DE MORAIS

PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES

Relatório apresentado à Disciplina de Bromatologia do Curso de Graduação em Nutrição, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), como requisito parcial para nota no semestre letivo 2016.2

Professora: Dra. Karoline Macêdo Gonçalves Frota

Professora: MSc. Izabel Cristina Veras da Silva

Teresina-PI

2016.2

  1. INTRODUÇÃO

A maior parte das substâncias químicas utilizadas em laboratório, estão na forma de soluções. Suas técnicas de preparação são de fundamental importância, pois essas soluções são utilizadas em uma série de procedimentos. Uma solução consiste de dois componentes, um soluto (substância dissolvida) e um solvente (substância que dissolve), podendo estar em qualquer estado físico. As soluções líquidas são as mais utilizadas em laboratórios, sendo obtidas pela dissolução de um soluto qualquer (seja ele sólido, líquido ou gasoso) em solvente líquido. (CRUZ, 2012)

Uma solução é caracterizada, pela dispersão homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. Nas soluções as partículas do soluto não se separam do solvente sob a ação de ultracentrífugas, não são retiradas por ultrafiltros e não são vistas através de microscópios potentes. Portanto, numa solução, o soluto e o solvente constituem uma fase única e toda mistura homogênea (cujo aspecto é uniforme) constitui uma solução. (PAWLOWSKY et al., 1996)

Historicamente chamado “ácido muriático” ou “espirito do sal”, o ácido clorídrico foi primeiramente descoberto e descrito em tono do ano 800 DC pelo alquimista Jabir ibn Hayyan (Geber) a partir da mistura do ácido sulfúrico (chamado então vitríolo) e cloreto de sódio, o sal de cozinha comum. (VAN DORST et al., 2004)

O ácido clorídrico sendo um ácido forte, possui muitos usos industriais em diversos processos e em muitos campos das atividades humanas. A aplicação frequentemente determina a qualidade requerida do produto. O ácido clorídrico em sua forma concentrada (fumegante) forma névoas ácidas. Tanto a névoa quanto a solução têm um efeito corrosivo sobre tecidos humanos, com o potencial de causar danos em órgãos respiratórios, olhos, pele e intestinos. Sendo dessa forma, necessária a utilização de equipamentos de segurança individual (EPI), para minimizar os riscos na manipulação deste ácido. (VAN DORST et al., 2004)

Assim, com a aula prática realizada, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como se realiza o preparo de uma solução, bem como a importância das soluções nos procedimentos experimentais.

  1. METODOLOGIA

A prática do preparo de soluções ocorreu no laboratório de Bromatologia e Bioquímica dos Alimentos no Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí, sendo realizada no dia 10 de Outubro de 2016.

Para a realização da atividade prática, foram utilizados os seguintes materiais: Erlenmeyer, proveta, becker, funil de vidro, balão volumétrico e pipeta. Assim como os seguintes reagentes: ácido clorídrico (HCL) concentrado e água destilada (solvente).

A prática procedeu-se da seguinte forma: primeiramente preencheu-se um balão volumétrico com uma pequena quantidade de água destilada (É importante que o ácido concentrado seja sempre adicionado sobre a água), e pipetou-se 0,835 (± 0,85) mL de HCL concentrado nesse balão. Em seguida, utilizou-se uma proveta para medir 1000 mL de água que foi transferida para o balão até completá-lo na parte indicada, que é a marca de aferição.

Após isso, tampou-se o balão que foi agitado de maneira que a solução fosse completamente homogeneizada. Com o auxílio de um funil de vidro, transferiu-se a mistura para um frasco de âmbar previamente rotulado com o nome da substância, a concentração e a data de preparação.

  1. RESULTADOS E DISCURÇÃO

Imagens e descrições dos resultados obtidos na prática de preparação de soluções.

Imagem 1 – Ácido clorídrico e balão volumétrico

[pic 1]

Fonte: arquivo pessoal

Imagem 2 – Solução pronta

[pic 2]

Fonte: arquivo pessoal

A maior parte das substâncias químicas utilizadas em laboratório, estão na forma de soluções. Suas técnicas de preparação são de fundamental importância, pois essas soluções são utilizadas em uma série de procedimentos. Uma solução consiste de dois componentes, um soluto (substância dissolvida) e um solvente (substância que dissolve), podendo estar em qualquer estado físico. As soluções líquidas são as mais utilizadas em laboratórios, sendo obtidas pela dissolução de um soluto qualquer (seja ele sólido, líquido ou gasoso) em solvente líquido. A preparação de uma solução através de um sólido qualquer consiste na dissolução de determinada massa (previamente calculada) do sólido, em um determinado volume de um solvente apropriado. No caso de compostos inorgânicos, o solvente utilizado quase sempre é a água. A massa do sólido a ser pesada depende de dois fatores: 1) da concentração da solução que se deseja preparar, e 2) do volume de solução que se deseja preparar. Sendo utilizada para a pesagem do sólido uma balança analítica ou semi-analítica. Para o preparo da solução, utiliza-se um balão volumétrico de volume apropriado. A concentração da solução a ser preparada deve ser determinada de acordo com a finalidade de sua utilização. (CRUZ, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (277.5 Kb)   docx (183 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com