TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABERTURA DE UMA FRANQUIA: GRUPO PREPARA

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADOM EM ADMINISTRAÇÃO

PAULO

ABERTURA DE UMA FRANQUIA: GRUPO PREPARA

[pic 3]

                                                     ITUMBIARA-GO

2015

PAULO

ABERTURA DE UMA FRANQUIA: GRUPO PREPARA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Pesquisa de Mercado-Negociação- Marketing e Metodologia científica.

Prof. Emília Okayama e Gisleine Fregoneze

        Elisete Alice Zanproniode Oliveira

        Marcos Marques e Prof, Henry Nonaka

        Vinicios P,Rincão

       

                                                      ITUMBIARA-GO

2015

        

SUMÁRIO

                

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................3
  2. CONCEITO DE FRANQUIA EMPRESARIAL...............................................4
  1. FRANQUEADO E FRANQUEADOR.............................................................4
  1. ABERTURA DE UMA FRANQUIA................................................................5
  1.  ABERTURA DE UMA FRANQUIA DO GRUPO PREPARA........................5
  1. ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO FINANCEIRO ......................................6

  4.1- AMBIENTES EXTERNOS INDIRETOS........................................................6

   5-  VARIÁVEIS ECONÔMICAS E TECNOLÓGICAS..........................................7

  1. NEGOCIAÇÃO E CONFLITOS PARA ABERTURA DE UMA FRANQUIA DO GRUPO PREPARA CURSOS.....................................................................8
  2. ADMINISTRANDO CONFLITOS INTERNOS DENTRO DE UMA EMPRESA......................................................................................................9
  3. ABRINDO UMA FRANQUIA DO GRUPO PREPARA CURSOS NA REGIÇÃO DE ITUMBIARA GOIÁS..............................................................10
  4. DADOS DEMOGRÁFICOS DA CIDAE DE ITUMBIARA GOIÁS..................10
  5. GRUPO PREPARA EM ITUMBIARA............................................................11
  6. ESTRATÉGIAS ABORDADAS.....................................................................12
  7. DIFICULDADES ENCONTRADAS...............................................................13
  8. MARKETING.................................................................................................14
  9. CONCLUSÃO...............................................................................................15
  10. REFERÊNCIAS............................................................................................16


1- INTRODUÇÃO

        

O presente trabalho vem mostrar alguns dos obstáculos enfrentados para abertura de uma empresa franquia. A grande vilã sem duvida é a burocracia, há uma serie de investigações necessárias a serem feitas antes da escolha certa para a abertura da mesma.

Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio, mudar o curso de suas carreiras e optam pela compra de uma franquia, porém antes de optar pela abertura de uma franquia este dever ter alguns cuidados. Se o profissional sonha em ter um negocio lucrativo e duradouro, ele deve ficar atento a todos os detalhes para não cair em nenhuma armadilha.

É por falta de planejamento e controle financeiro que muitas empresas quebram nos primeiros anos de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência por parte dos investidores.

Estas faltas ocorrem, muitas vezes, porque as pessoas envolvidas têm pouca experiência em administração, e não fazem um orçamento para prevenir erros no futuro e isso interfere nos resultados.

Desta forma temos como objetivo analisar e discutir as principais medidas necessárias para a abertura de uma franquia de cursos do GRUPO PREPARA na região.

  1. CONCEITO DE FRANQUIA EMPRESARIAL

De acordo com a LEI 8.955/94 “Franquia Empresaria é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito do uso de marca, ou patente associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócios ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto fique comprovado vinculo empregatício”

Assim de forma mais clara podemos compreender que o direito de franquia é um sistema onde o franqueador autoriza mediante remuneração o franqueado a utilizar seus produtos, marcas e serviços d operação e gestão dentro do mercado pré definido.

  1. Franqueado e franqueador

Franqueador: Mediante as necessidades de expansão de seus negócios, o empresário propõe um formato de empreendimento para um possível investidor que sonha em ser dono de seu próprio negocio.

   Franqueado: Com a necessidade de adquirir um negocio próprio, este tem a oportunidade de investir em um projeto de franquia oferecido pelo franqueador, o franqueado deverá receber todas as informações sobre o negócio, receber técnicas de atendimento e gestão recebendo assim todo o treinamento necessário para abertura de sua franquia.

  1. ABERTURA DE UMA FRANQUIA

Antes de iniciar o processo de abertura de sua franquia o franqueador necessita que suas estratégias estejam claramente definidas as potencialidades e necessidades de ajustes internos devidamente analisados, bem como o conhecimento das oportunidades e ameaças do mercado no qual a empresa atua ou pretenda atuar.

Quando se sonhe em criar sua própria franquia o empresário necessita não só conhecer a operação do seu próprio negócio, como saber o quanto e o que é viável ser reproduzido neste formato. Embora não evite o risco de não dar certo, aumenta as chances dos negócios darem certo. Definir estratégias para o franqueador é planejar é ter uma visão ampla do que se deseja, saber como será feito, o que é necessário fazer para alcançar o que se deseja e quando deverá ser colocado em prática. O na planejar pode colocar todos os seus sonhos de abertura de uma franquia em risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com