TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DO GRUPO PARA GESTANTE

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EQUADOR

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF

KARINE DE MORAIS FELIPE – NUTRICIONISTA

 

PROJETO DO GRUPO PARA GESTANTE

EQUADOR – RN – 2015

1.0 INTRODUÇÃO:

No Brasil o Sistema Único de Saúde – SUS é universal e sua organização de serviços é baseada em redes, relacionadas com a população de abrangência que ocupa um dado território. No primeiro nível de atenção da rede, ou seja, na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou onde estão estabelecidos os Núcleos de Ações Territoriais, a Estratégia Saúde da Família (ESF), é que se estabelece o vínculo do usuário com o serviço de saúde, pois esta é a porta de entrada do SUS. Esse nível responde pela responsabilidade primária de atenção a saúde do paciente (KUSCHNIR, CHORNY, LIRA, 2010; DELFINI et al., 2009).

Neste sentido a Atenção Primária a Saúde (APS) deve ser o contato                                    preferencial dos usuários com os sistemas de saúde, pois desenvolve um conjunto de ações, tanto na esfera individual como coletiva, abrangendo a promoção e a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A APS é orientada pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo, da continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social (CAVALHEIRO, 2009; CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS, 2008).

No nível da atenção primária todos que chegam devem ser atendidos, por isso o conceito trabalhado é de acolhimento e não de triagem. Uma das diretrizes desse modelo assistencial é a responsabilização pelo usuário e o vínculo, principalmente, de acolhida com este pela equipe de saúde. Essa proposta de reorientação do modelo, representada pela Estratégia da Saúde da Família, procura realizar um trabalho de envolvimento das equipes de saúde com os usuários, em um processo de trabalho centrado na produção e não em procedimentos (CAMPOS, 1999; DELFINI et al., 2009).

A Estratégia Saúde da Família (ESF) inova na prática da atenção à saúde mais eficiente e eficaz, com a aproximação dos serviços e dos profissionais de saúde da população da área de abrangência. Com a ampliação do processo saúde-doença, para uma dimensão de assistência integral e continuada às famílias de uma determinada área, substitui o modelo tradicional, centrado no médico e na doença, para um modelo centrado no usuário, na família e na comunidade, trabalhando com a lógica de prevenção e promoção da saúde além da prática curativa. Desse modo procura melhorar a qualidade de vida da população assistida (BRASIL, 2010; ASSIS et al., 2002).

O compromisso do SUS com a integralidade e a gestão participativa é ressaltado através do estabelecimento de modos de atenção e gestão das políticas públicas em saúde que operem indissociáveis entre clínica, promoção da saúde - que é o compromisso ético do próprio Sistema Único de Saúde, e entre as necessidades sociais e ações do Estado (CAMPOS et al., 2004; ALVES, 2005).

A portaria 154/GM de 2008 que criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, representou um marco importante na consolidação da ESF, pois estabeleceu a constituição dos núcleos por equipes, compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família – ESF. Dentre as competências das equipes do NASF está o compartilhamento e o apoio às práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF, com o objetivo de ampliar a abrangência das ações da atenção básica (BRASIL, 2008).

           

2.0 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOGERAL:

  • Discorrer à cerca de temas importantes para as gestantes e seus companheiros.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Ressaltar a importância do pré-natal e aleitamento materno;
  • Reforçar a importância das necessidades nutricionais da gestante;
  • Trabalhar, através da Fisioterapia, o corpo da gestante com o intuito de prepará-la para o parto e puerpério;
  • Contribuir nos aspectos psicológicos da gestação;
  • Promover orientações nos cuidados com o bebê;
  • Planejamento Familiar.

   3.0 PARTICIPANTES:

        O grupo de gestante será con duzido pela Nutricionista Karine Morais, onde as palestras vão ser ministradas pela equipe NASF, Equipe de Saúde da Família, o público vai ser todas as gestantes com seus companheiros e mulheres que estão planejando engravidar.

  1. JUSTIFICATIVA:

        Mediante o período de convivência da equipe do NASF nas Unidades do Saúde da Família, podemos observar a necessidade de se trabalhar com as gestantes, visto que muitas delas não possuíam orientações suficientes com relação ao período gestacional e puerpério, além de sentirmos a necessidade de trabalharmos acerca dos cuidados com a saúde da gestante, seu bem-estar e qualidade de vida.

        Portanto, visando atender a solicitação das próprias equipes do Saúde da Familia, faz-se necessário a elaboração e realização desse projeto.

                 5.0 METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:

        O curso será ministrado quinzenalmente, junto ás Unidades, onde a equipe do NASF irá se subdividir em cada novo encontro, tendo como orientadora a Nutricionista Karine de Morais Felipe, contando com o apoio dos demais profissionais do NASF/Equipe SF.

               Os encontros serão divididos em oito momentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com