TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder Auxiliador do mel em doenças respiratórias

Por:   •  3/5/2018  •  Abstract  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Poder auxiliador do mel em doenças respiratórias

O padrão de consumo de produtos terapêuticos pela sociedade contemporânea vem aumentando, sendo esses disponibilizados de diferentes formas no mercado, sejam eles na forma de farmacológicos, medicamentos naturais que são os chamados nutracêuticos e alimentos funcionais.

É importante destacar que o cenário comparado ao anterior mudou, a população vem dando preferência para o consumo de opções naturais de medicamentos, incluindo no tratamento de doenças versões alimentares, como os funcionais ou os nutracêuticos que não são em si alimentos nem remédio mas nutrientes específicos que podem ser utilizado no tratamento de doenças ou até mesmo utilizado na prevenção proporcionando benefícios à saúde, essa transição acabou gerando pluralização terapêutica que contribui de forma natural ou farmoquímica no combate de patologias.

O mel é um dos alimentos de origem animal que representa os alimentos funcionais com sua capacidade nutritiva e ao mesmo tempo benéfica a saúde é também considerado um nutracêutico devido a presença de nutrientes específicos como os ácidos fenólicos e flavonoides e outras substancias que podem ser utilizadas para o combate de doenças, inclusive no tratamento de bronquites, dores na garganta e outras doenças que atingem o sistema respiratório e os demais sistemas do corpo.

Diante das diversas patologias que acometem o sistema respiratório, o mel não tem um efeito curativo sobre todas doenças, principalmente crônicas, agindo apenas para aliviar as vias respiratórias. A faringite é um dos distúrbios que gera grande incômodo na garganta, o mel age combatendo esse sintoma e outros, devido suas propriedades antimicrobiana e antiinflamatória. Outro exemplo bastante comum para melhorar comprovar o poder do mel no auxílio de doenças respiratórias é a tosse que geralmente é um mecanismo de defesa do organismo para expulsar algum agente nocivo, essa ação constante acaba gerando inflamação na garganta. O mel age revestindo as mucosas e vias aéreas, aliviando os efeitos da tosse.

Sendo indicado pela Organização Mundial da Saúde, como um ótimo potencial para tratar tosses e resfriados comuns. Esse potencial para o tratamento em doenças respiratórias se dá devido suas propriedades como antioxidante, promovendo a liberação das citocinas, responsáveis por diversas funções como na regulação na inflamação e na imunidade, outra propriedade do mel para atuar nas doenças respiratórias é a sua característica antimicrobiana, pois ele age diretamente nos agentes causadores de gripes e resfriados.

Referências bibliográficas

SILVA, Robson Alves et al. Composição e propiedades do mel de abelhas. Alim. Nutr., Araraquara v.17, n.1, p.113-120, jan./mar. 2006

MARCOS, José Cardoso Rondon. Uso de mel na prática cultural na saúde das populações da zona urbana e rural do MS. Mato Grosso do Sul,2015.

AGNESE, Samanta Dall´. Faringite: sintomas, tratamentos e causas. American Academy of Otolaryngology, São Paulo.em: < http:// http://www.minhavida.com.br/saude/temas/faringite. Acesso em 18 mar.2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com