TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade Escolar

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NO PROCESSO EDUCACIONAL

AUTORES: Alex Mendel, Anderson Ribeiro, Audria Barão, Gabriela Meneses Espirito Santo; Letícia Dalberto Guaragni; Reginaldo Santos de Carvalho.

TUTOR EXTERNO: Cristian Leandro Lopes da Rosa

Centro Universitário Leonardo Da Vinci- UNIASSELVI

Educação FísicaLicenciatura (LEF0102)

21/11/2017

RESUMO: A pesquisa caracteriza-se por ser Bibliográfica, pois foi realizada em periódicos científicos com o objetivo de analisar e interpretar a produção acadêmica científica sobre a cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física Escolar, apresentando ao final da pesquisa, concluímos que tornar o ensino da Educação Física uma ação voltada para o presente, não ficando essa subjetiva com um discurso voltado apenas para o futuro, pois o corpo que hoje manifesta movimentos os manifesta até o fim de sua vida.

Palavras chaves: Educação Física Escolar. Cultura Corporal de Movimento. Jogos Tradicionais.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho realizado como uma pesquisa bibliográfica foi efetivado na revista Motrivivência. No periódico foram pesquisados artigos científicos que abordassem o tema Cultura Corporal de Movimento que é compreendida como critério organizador do conhecimento da Educação Física. Diante da pesquisa, buscamos ampliar as reflexões no que se refere às relações entre corpo, natureza, jogos e cultura. A partir da pesquisa realizada, ressaltou-se que a Cultura Corporal de Movimento é compreendida a partir da interação entre corpo, natureza, jogos e cultura cujo assunto provoca debate na área da Educação Física.

A partir de uma preocupação como o que se deve ensinar em Educação Física, surgiu à proposta da Cultura Corporal de Movimento, representando uma perspectiva que fundamentaria a intervenção pedagógica do professor. O que se estuda nessa área segundo Soares et al (1992) são os conteúdos propostos, os jogos, os esportes, as ginásticas, as danças, as lutas e a capoeira, por ser uma expressão tipicamente brasileira.

Corroboramos com os ideais da revista sobre o assunto quando afirmam que a mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno nas aulas, sabendo-se que hoje também as aulas tradicionais/populares estão sendo pouco praticadas pelas crianças, tanto nas escolas como nos momentos de lazer.

2. METODOLOGIA

Neste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na Revista Motrivivência onde se verificou que no ano de 2013 foram publicadas 02 edições, sendo que o n°41 foi encontrado 23 artigos sendo que somente 01 relatava sobre a Cultura Corporal de Movimento. No n°40 teve 14 artigos onde não encontramos nenhum artigo relacionado à pesquisa.

No ano de 2014 foram publicadas 02 edições, volume 26, n°43 com 20 artigos foram encontrados 01 artigo e no volume 26, n°42 com 21 artigos foram encontrados 03 artigos falando sobre Cultura Corporal do Movimento.

No ano de 2015 foram publicados 03 edições, no volume 27, n°46 são 15 artigos, foram encontrados 02 artigos. No volume 27, n° 45ºdos 19 artigos encontramos 05 artigos sobre a Cultura Corporal do Movimento. E no volume 27, n 44, foi publicado 15 artigos e foram encontrados 04 artigos sobre a pesquisa.

No ano de 2016 a revista publicou 03 edições. No volume 28, nº 48 encontra-se disponíveis 23 artigos científicos, foram encontrados 05 artigos sobre a cultura corporal do movimento. No volume 28, nº 49, encontrou-se 16 artigos científicos e foram encontrados 05 artigos sobre o assunto pesquisado. No volume 28, n° 47 dos 18 artigos foram encontrados 04 artigos sobre a pesquisa.

No ano de 2017, verificou-se 15 artigos no volume 29, n° 50 e nestes 05 relatava sobre a Cultura Corporal do Movimento. No volume 29, n°51, dos 16 artigos foram encontrados 07 artigos sobre a Cultura Corporal de Movimento na Educação Física. E por fim, no volume 29, n°52, dos 19 artigos foram encontrados 05 artigos sobre o assunto pesquisado.

3. DESENVOLVIMENTO

Nessa pesquisa, analisamos algumas abordagens da cultura corporalque influenciaram significativamente a Educação Física escolar.

3.1 Cultura corporal de Movimento e os conteúdos da Educação Física Escolar

Segundo Rodrigues (1986), a Cultura Corporal do Movimento é compreendida como critério organizador do conhecimento da Educação Física e está ligada ao movimento, ou seja, danças, lutas, esportes, jogar, competir, do padrão de corpo, das atividades que exploram o físico.

Os conteúdos abordados pela Educação Física na escola são diversos, podendo ser diferentes de acordo com as diferentes realidades sociais devendo abordar aptidão física, a aprendizagem motora, o desenvolvimento motor com o propósito de favorecer uma leitura crítica do mundo.

O professor deve fazer que a Educação Física despertasse no aluno o interesse pelas manifestações culturais e corporais. Resgatar os jogos tradicionais nas aulas de Educação Física além de proporcionar uma vivência motora saudável, é uma forma de difundir a cultura popular nas escolas.

Entendemos que a Educação Física não deve ser somente física, mas sim reflexiva sabendo o porquê de realiza-lá desta ou daquela maneira e entender as contribuições que esta prática trará para sua vida.

3.2 Um diálogo sobre cultura corporal e as dimensões dos conteúdos dentro de uma teia de relações

3.2.1 As dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais.

As dimensões dos conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais propostas por Coll (2000) exerceu grande influência na Educação Física escolar. Para começar vamos esclarecer o conceito desses conteúdos de acordo com nossas palavras. A prática pedagógica coordenada por Suray Cristina Darido e Irene Conceição Andrade Rangel[1], onde cita Coll et al(2000) define conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, modelos de conduta etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (579.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com