TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de nutrição

Artigo: Processos de nutrição. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

Constantes que devem ser mantidas para homeostase (capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante): Composição da matéria viva; Composição, concentração e reação do meio interno; Temperatura; Quantidade de substâncias de reserva (H. carbono, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas)

Processos de Nutrição: - Processo formativos, de síntese ou anabolismo (Processo metabólico pelo qual o organismo transforma, e incorpora a si, material nutritivo.) que são: crescimento, reparação do tecido, formação de reservas e reposição de reservas.

- Processos energéticos e de analise: liberação de energia e trabalho.

- Processos de regulação e manutenção da homeostase: Concentração de íon de hidrogênio e concentração osmótica.

- Formação e eliminação dos produtos finais do metabolismo.

Nutrição: conjunto de funções harmônicas e solidárias entre si que tem por objetivo manter a integridade normal da matéria e assegurar a vida. Compreende três tempos: *Alimentação ou fornecimento da matéria- que é desde a escolha do alimento até sua absorvição pelo intestino. * Metabolismo ou retroca de matéria e energia – começa quando os nutrientes são absorvidos até a utilização da energia gerada por eles pelo nosso organismo para reserva ou material para construir células. * Excreção – eliminação do que não é utilizado e da que já foi utilizada, através do tubo digestivo, rins e pulmões.

Alimento: São substancias naturais certas capacidades sensorias (gosto, sabor, aroma), ou seja é o que nos enche os olhos, o aroma aguça a vontade de comer, e se o gosto é bom mandamos para dentro, os alimentos em na sua propriedade contém vários tipos de nutrientes.

Nutriente: Substancias químicas indispensáveis à saúde e atividade do organismo, tais como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, sais minerais e agua e que são encontradas nos alimentos.

Ptialina: ou amilase salivar, sua função é diluir e lubrificar o alimento, favorecendo a mastigação e deglutição; dissolver os alimentos, permitindo a gustação; umedecer as mucosas da boca; iniciar a digestão do amido. (Principal)

Enquanto Ph se mantêm alcalino a ptialina continua a digestão dos carboidratos no bolo alimentar.

Onde começa a digestão do amido? BOCA, através da amilase salivar ou seja ptialina.

Lipase: Hidrolisação (desdobramento de uma molécula através da agua) da gordura através da lipase lingual (na boca). Ataca a gordura emulsifica pelos sais biliares. (No intestino)

Gordura: * começa a separar no topo do estomago. * a lipase ataca a gordura emulsifica pelos sais biliares,liberando ácidos graxos e os monoglicerídeos.* parte da gordura não é digerida e tbm é excretada.

Absorção: a capacidade da absorvição dos nutrientes pelo corpo pode diminuir com a idade, após os 30 vamos perdendo a capacidade e absorção de certos nutrientes (10%), e com a alimentação incorreta temos a tendência de piora na saúde com o tempo.

Local de absorção

Nutriente

Duodeno

Gordura,carboidratos,ferro, cálcio, acido fólico, vitaminas hidrossolúveis

Jejuno

Proteínas, carboidratos, vitaminas hidrossolúveis

Ìleo

Cobalamina,sais biliares,

Intestino delgado e cólon

Água e eletrólitos

Fatores que interferem na absorção: presença de anormalidade nas células da mucosa, transito intestinal acelerado, acumulo de toxinas nas vilosidades intestinais, doenças como giardíase, Chrohn, espru dentre outras.

Proteínas: São macromoléculas constituídas de partículas menores denominadas aminoácidos. As proteínas exercem diversas funções como: crescimento e reparação dos tecidos, produção de anticorpos que vão atuar no sistema de defesa, produção de enzima e hormônios, síntese do DNA...

Encontramos proteínas: leite, derivados, carne, ovo, leguminosas, oleaginosas, cereais integrais, frutas e hortaliças.

Aminoácidos essenciais: Não são produzidos pelo organismo, necessitam ser introduzidos por meio de dos alimentos.

Aminoácidos não essenciais: São os que o nosso organismo produz.Principais Aminoácidos Essenciais:* Fenilalanina: bastante utilizada na medicina ortomolecular, é estimulante da colecistoquinina, que inibe o centro da fome, usado no combate da obesidade, estimulante de gorduras marrons, utilizado como analgésico de efeito opiáceo, em tratamento de diferentes patologias, é detectado através teste do pezinho a fenilcetonúria, doença causada por uma enzima que transforma a fenilalanina em tirosina, e ocorre o acumulo de fenilalanina que pode afetar o cérebro e levar a deficiência mental. Pode ser encontrado em: Leite materno; Leite e derivados; Ovos; Frango; Porco; Vaca; Peixes; Outras carnes; Diversos cereais; Batatas; Farinha; Soja; Arroz; Nutra sweet ou Equal (edulcoranrtes artificiais que contêm fenilalanina); Alimentos dietéticos com aspartame; Determinadas pastilhas elásticas (ex: Marca Orbit) contêm uma fonte de fenilalanina.

*Histidina: Não e empregado na medicina ortomolecularriam de, uso em casos de fadiga crônica, estresse e alterações da libido. As doses variam de 100 a 500 mg, 3 vezes ao dia. * Isoleucina: indicado geralmente associado com a valina, como suplemento em polineuropatias e patologias degenerativas que comprometem a bainha de mielina. Fontes - Castanha-de-caju, castanha-do-pará, noz-pecã, amêndoas, amendoim, avelã, gergelim; abóbora, batata; ovos; leite e seus derivados; ervilha, feijão preto. * Leucina: Usado para doenças desmielinizantes recentes experiências tem sugerido sua adm. Como suplemento para esclerose amiotrófica lateral; Prevenção da sarcopenia; Principais fontes: carnes, feijão e soja. * Lisina: aa que faz parte da estrutura do hormônio do crescimento, Profilaxia do herpes simples, tipo I ou genital. A lisina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com