TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada à Nutrição

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina

Psicologia Aplicada à Nutrição

Professora: Mirella Alves de Brito

Ortorexia Nervosa

Joseane Maria Hammes

Abril de 2017

  1. INTRODUÇÃO

A crescente preocupação com uma vida mais saudável, aliada ao conhecimento dos muitos fatores que afetam a saúde humana, tem gerado mais interesse por uma alimentação saudável. A ideia de que a dieta exerce um importante papel na promoção da saúde e prevenção de do’enças está cada vez mais presente na consciência coletiva (Martins et al., 2011).

Tradicionalmente, o conceito de “alimentação saudável” tem sido relacionado apenas com o foco biológico e na adequação nutricional resultante de uma alimentação variada. No entanto, a discussão sobre ortorexia nervosa é importante para se pensar sobre o conceito de alimentação saudável com um enfoque biopsicossocial).

O termo a ortorexia nervosa é derivado do grego “orto”, que significa “correto”, e “rexia”, que corresponde a apetite. Recentemente, vem sendo descrito na literatura não como um transtorno alimentar, mas como um comportamento obsessivo patológico. (Souza et al., 2014). Sendo caracterizado por uma preocupação demasiada com a alimentação saudável. Os indivíduos que a possuem tem como foco principal a alimentação seletiva e direcionada a certos alimentos considerados saudáveis, puros e com a ausência de determinados elementos (Coelho et al., 2016).

Estudos sugerem que estudantes e profissionais da área da saúde são mais vulneráveis a desenvolverem comportamento ortoréxico, pois além de terem preocupação com o peso e a imagem corporal, são “cobrados” quanto a uma alimentação adequada (Martins et al., 2011). Para o caso de estudantes de nutrição, foco deste trabalho, é preocupante que apresentem esse comportamento, pois além dos prejuízos acarretados a si próprios, irão lidar e educar a população sobre alimentação saudável.

Sendo assim, no presente trabalho tem-se como objetivo, alertar os estudantes de nutrição sobre a existência da ortorexia e comportamento de risco, caracterizando-a e apontando os sintomas, cujas consequências afetam não apenas a saúde física e emocional do indivíduo, mas também a visão de alimentação saudável. Para tal, será feito o estudo da bilbiografia sobre o tema, uma análise de boas práticas utilizadas para a conscientização sobre o assunto e o desenvolvimento de uma prática própria que atenda ao objetivo do trabalho.

  1. MÉTODOLOGIA

A metodologia utilizada no presente trabalho foi de caráter bibliográfico sendo que para o levantamento, foram pesquisados artigos científicos em português através do Google Scholar, indexados em bases de dados, como a SciELO e diversas universidades brasileiras de modo a alertar aos estudantes de nutrição sobre a ortorexia e as consequências indesejáveis desse comportamento. Para tanto, entende-se que existe a possibilidade de preveni-la por meio da transmissão de informações corretas, visto que é um comportamento alimentar recente e pode ser trabalhado, em parte pela conscientização desses indivíduos.

. O termo pesquisado foi: Ortorexia e dentre os resultados encontrados, foram selecionados alguns artigos relacionados ao tema. A partir dos artigos selecionados, criou-se uma página online na rede social Facebook intitulada de “Ortorexia” (https://www.facebook.com/ortorexianao/) com informações acerca do tema. Diversos alunos do curso de Nutrição no Centro Universitário Estácio de Sá em Barreiros – São José/SC, foram convidados a conhecer, através da divulgação nas mídias como a própria rede social Facebook e também pelo aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, este último com a participação de 68 alunos de nutrição.

Metodologicamente este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada, objetivando resultados práticos em uma situação real por meio de pesquisa participante e qualitativa dentro de um método científico hipotético dedutivo.

  1. DESENVOLVIMENTO

O termo ortorexia nervosa foi criado por Steven Bratman, médico americano, que a descreveu como a fixação pela saúde alimentar caracterizada pela obsessão doentia com o alimento biologicamente puro, acarretando restrições alimentares significativas. Tal comportamento alimentar é ainda pouco explorado na literatura científica, possivelmente dada a delicadeza desse assunto claramente paradoxal, por focalizar o lado insalubre de um comportamento alimentar “obsessivamente saudável”. Além disso, a compreensão e a abordagem desse tema podem ser difíceis e até mesmo de menor interesse para profissionais da área de saúde, constantemente centrados em propagar a adoção de hábitos alimentares saudáveis, principalmente do ponto de vista biológico (Martins et al., 2011).

Os estudos apontam alguns grupos vulneráveis à ortorexia nervosa: estudantes de medicina, médicos, nutricionistas, pessoas com sintomas de ansiedade, obsessivo compulsivos e aqueles que supervalorizam o corpo perfeito.

Há diversos fatores de risco para o desenvolvimento deste comportamento como conhecimento sobre nutrição, pessoas restritivas e exigentes, indivíduos que a partir de uma doença relacionada à má alimentação começam a buscar alimentos saudáveis e atletas com preocupação relacionada à sua composição corporal (Rocha et al., 2015).

A ortorexia nervosa caracteriza-se por comportamento, no qual os indivíduos têm demasiada preocupação por alimentos classificados como saudáveis e fixação por alcançar a “dieta perfeita”, onde nem sempre estão preocupados com a imagem corporal.

Os sintomas desse transtorno descritos por Bratman são: preocupação excessiva com a qualidade dos alimentos, comportamento alimentar rígido e restritivo, conferência obsessiva dos nutrientes e dos benefícios de um determinado tipo de alimento, pensar em alimentação por mais de 3 horas diariamente, sentimento de culpa devido à alimentação não ter sido a planejada, isolamento social advindo de seu tipo de alimentação, planejamento excessivo do que comerá no dia seguinte (Martins et al., 2011).

O conceito de ortorexia nervosa tem sido alvo recente de discussão nos meios científicos, o que impossibilita o detalhamento do quadro de modo completamente claro e objetivo (Martins et al., 2011), assim, listou-se a seguir, as principais características da ortorexia nervosa levantadas a partir dos artigos pesquisados:

  • Fixação em alimentação saudável, com mais de 3 horas ao dia de dedicação em torno da sua dieta.
  • Definição bastante rígida do que é saudável, mas que varia de acordo com as crenças nutricionais individuais. Em geral, aditivos (corantes, conservantes) ou herbicidas, pesticidas, ingredientes geneticamente modificados, gorduras, sal e açúcares são vistos como elementos prejudiciais à saúde. A forma de preparo e os utensílios utilizados também são parte do ritual obsessivo.
  • Sensação de segurança, conforto e tranquilidade vinculada à alimentação orgânica, ecológica, funcional ou com certificado de salubridade.
  • Conferência obsessiva dos nutrientes e dos benefícios de um determinado tipo de alimento.
  • Predominância do desejo de prevenir ou eliminar sintomas físicos (reais ou exagerados) ou de ser puro e natural, mesmo que à custa da perda de prazer na alimentação.
  • Inicia-se com o desejo de melhorar a saúde, tratar uma enfermidade ou perder peso, mas, finalmente, a dieta passa a ocupar lugar central na vida, requerendo grande autocontrole para manter hábitos alimentares radicalmente diferentes daqueles típicos da sua cultura.
  • Presença de traços de personalidade fóbicos e obsessivos.
  • Atinge indivíduos de personalidade meticulosa, ordenada, exigentes consigo mesmos e com os demais (perfeccionistas), com exagerada necessidade de autocuidado e de proteção.
  • Lapsos são acompanhados de sentimento de culpa, ou sentimento de culpa devido à alimentação não ter sido a planejada.
  • É preferível jejuar a comer o que se considera impuro ou perigoso à saúde.
  • Planejamento excessivo do que comerá no dia seguinte. O que comer passa a dominar o cotidiano da pessoa (desde o planejamento, aquisição, preparo e consumo dos alimentos considerados saudáveis).
  • O comportamento alimentar ortoréxico se torna o único possível, gerando uma sensação de superioridade e desprezo sobre outros hábitos alimentares e estilos de vida, considerados insalubres.
  • O cotidiano se torna extremamente limitado devido ao padrão restritivo de alimentação, gerando uma diminuição da qualidade de vida, conforme aumenta a “qualidade” da alimentação. Assim, a ortorexia nervosa envolve uma situação paradoxal e incoerente: é preciso manter-se saudável, mesmo que o preço seja pago com a própria saúde.
  • Isolamento social decorrente do distanciamento do padrão alimentar comum à sociedade a que o indivíduo pertence.
  • Sensação de solidão e de insatisfação com a própria condição.
  • Tentativas insistentes de esclarecer outros acerca da “alimentação saudável”.

A prática de uma dieta restritiva pode levar esses indivíduos a desenvolverem carências nutricionais, como anemia, hipovitaminose A e B12, além de osteoporose e desnutrição (Souza et al., 2014). Além disso, com passar do tempo, diante da dedicação crescente com a dieta, esses indivíduos despendem muito tempo e esforço em torno do ato de comer. Consequentemente, há o afastamento da sociedade, pois esses indivíduos se sentem na obrigação de esclarecer aos demais os prejuízos acarretados à saúde ao se consumir alimentos “não puros”. Esse comportamento pode gerar conflitos e dificuldades de relacionamento, de modo a levar esses indivíduos ao isolamento social em sua luta por uma condição alimentar perfeccionista (Martins et al., 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (224.5 Kb)   docx (122.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com