TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Gabaritadas Sobre a Farmacologia dos Antidepressivos

Por:   •  10/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Questões gabaritadas sobre a Farmacologia dos Antidepressivos –

Discente: Matheus Rodrigues  

1. A depressão é um estado mediado bioquimicamente. Explique os neurotransmissores envolvidos nesta síndrome e de que maneira suas oscilações interferem no estado de humor do paciente.

R- Os neurotransmissores envolvidos são a norepinefrina e a serotonina (5-hidroxitriptamina; 5-HT) desempenham papéis críticos em modulação do humor, ciclo de sono-vigília, motivação e recompensa, processos cognitivos, percepção de dor, função neuroendócrina e vários outros processos fisiológicos. Caso ocorra o bloqueio da síntese desses transmissores, vai ocorrer a diminuição o humor, em contrapartida, a inibição da captura dos transmissores faz com que ocorra o aumento do humor do paciente com depressão.

2- O que foi a TEORIA DAS MONOAMINAS e o que ela sugere para explicar a causa da depressão?

R- A teoria proposta em 1965 afirma que a depressão pode ser causada pelo déficit funcional de transmissores de monoaminas, no caso, a norepinefrina e serotonina em certos locais do cérebro. Essa hipótese cresceu por associações entre os efeitos clínicos de vários fármacos que causam ou amenizam os sintomas de depressão e os conhecidos efeitos neuroquímicos sobre transmissão monoaminérgica do cérebro.

3- Com base em que argumentos pode-se sugerir que as monoaminas não são as responsáveis diretas pela melhora no humor de pacientes depressivos?

R-  Pode-se dizer que as monoaminas não são responsáveis diretas na melhora do humor do paciente pois os efeitos bioquímicos diretos dos antidepressivos aparecem muito rapidamente, enquanto os efeitos antidepressivos levam semanas para se desenvolver. Ou seja, a deficiência das monoaminas podem regular efeitos tróficos a longo prazo, cuja evolução no tempo é paralela às alterações de humor.

4- Qual o princípio do testes da “supressão da DEXAMETASONA” para indicar depressão em pacientes?

R-  Pessoas com depressão possuem elevados níveis de cortisol no plasma, urina, líquido cefalorraquidiano. O teste de supressão de dexametasona (TSD) demonstrou que muitos dos pacientes com vários transtornos afetivos tinham níveis elevados de cortisol, escapando, dessa forma, do efeito inibitório da dexametasona.

6- Descreva a estrutura química básica dos ANTIDEPRESSIVOS TRICICLÍCOS (ADT). Porque esta classe de medicamentos não é considerada ideal para o tratamento da depressão?

R-  A estrutura química dos antidepressivos tricíclicos (ADT) consiste em três anéis que incluem dois anéis aromáticos fixados a um anel ciclo-heptano. Os ADT não são tão recomendados para o tratamento da depressão por apresentarem diversos efeitos adversos como sedação, hipotensão postural, boca seca, visão embaçada, entre outros; como também por serem altamente prejudiciais na superdosagem causando confusão, manias, arritimias cardíacas, entre outros;

7- Em relação aos efeitos colaterais dos ADTs, descreva os tipos de receptores atingidos e consequentes problemas para a terapêutica.

R- Os ADT podem agir em canais de sódio, causando retardo potencialmente letal da condução, como bloqueio atrioventricular de primeiro grau e bloqueio do ramo, sendo prescrito com cautela para pacientes que possuem risco de tentativa de suicídio. Podem também agir em receptores muscarínicos, histamínicos, adrenérgicos e dopamínicos. Os efeitos anticolinérgicos são os mais proeminentes e incluem sintomas típicos de bloqueio dos receptores msucarínicos de acetilcolina, como náuseas, vômitos, anorexia, boca seca, entre outros.

8- Que fatores farmacocinéticos explicam a lenta eliminação dos ADTs?        

R- Além de mostrarem seletividade em relação à captação de serotonina, são menos propensos que os ADT em causar efeitos adversos anticolinérgicos, sendo menos perigosos na superdosagem.

9- Quando os ISCS podem causar “SINDROME DA SEROTONINA” e porque?

R- É quando ocorre a elevação rara, porém perigosa, dos níveis de serotonina. Pode ocorrer quando se administra concomitantemente um ISCS e um inibidor de monoamina oxidase (IMAO).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com