TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de microbiologia

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

As disciplinas Microbiologia dos Alimentos mantêm estrita relação com a segurança alimentar realizando análises, identificação e controle de microrganismos nos alimentos, além de avaliar as condições higiênico-sanitárias de manipuladores, equipamentos, superfícies, utensílios e ambiente; utilizando métodos oficiais, visando garantir ao aluna um aprendizado consciente sobre a qualidade alimentar.

OBJETIVO

Este trabalho avaliou os resultados das análises microbiológicas realizadas nas aulas práticas da disciplina Microbiologia dos Alimentos e Higiene dos Alimentos, onde foram analisadas amostras de iorgute e salada de frutas

RESULTADOS

. Para a salada de frutas observou-se o crescimento elevado de bactérias aeróbias mesófilas, bolores e leveduras, coliformes totais e fecais; no entanto não foi observado crescimento de colônias de Staphylococcus. Perante os resultados obtidos, pode-se concluir que os alimentos analisados apresentaram possíveis falhas durante o seu processamento e/ou armazenamento resultando na contaminação dos mesmos, o que põe à prova a sua qualidade sanitária, podendo causar danos à saúde dos consumidores.

5. CONCLUSÃO

Visto que o nutricionista é um profissional responsável pelo desempenho de várias atividades relacionadas ao controle de qualidade dos alimentos deve-se reconhecer a sua importância na produção de alimentação segura do ponto de vista microbiológico. Ao término desse estudo constatamos a importância da higiene e do controle microbiológico dos alimentos, as boas práticas de fabricação, o controle dos manipuladores, ambiente e processamento de alimentos, condições essenciais para a promoção e a manutenção da saúde que são respaldados das disciplinas Microbiologia dos Alimentos e Higiene dos Alimentos na vida acadêmica dos discentes do curso de graduação em Nutrição da UFPB. Através deste estudo pôde-se observar que as condições dos alimentos analisados atestam possíveis falhas durante o seu processamento e/ou armazenamento resultando na contaminação dos mesmos, o que põe à prova a sua qualidade sanitária, podendo causar danos à saúde dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com