TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de pesos e medidas Técnica dietética e culinária

Por:   •  20/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo da disciplina “técnica dietética” é estudar as operações que os alimentos são submetidos, após técnicas como a escolha dos alimentos e as modificações decorrentes de processos culinários, que vão desde o pré-preparo até entrega final do prato.  Pode-se considerar então, como a sistematização e o estudo dos procedimentos para tornar possível a utilização dos alimentos, de forma que seja preservado o valor nutritivo e a obtenção das características sensoriais desejadas, evitando perdas maiores tanto nutricional como de custos. Philippi (2006)

Desde 1962, o Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades (SI). Almeida (2007).  O SI é um sistema para padronizar medidas caseiras, usado para mensurar quantidades de determinados alimentos que serão utilizados para preparar e servir refeições. São aferidas por meio de utensílios existentes em qualquer residência, devido a sua facilidade de uso e acesso. Os utensílios comumente utilizados são: copos, xícaras, colheres e conchas. Tais utensílios são amplamente utilizados e podem ser encontrados tanto em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e em ambientes domésticos. Cada um desses instrumentos pode medir quantidades distintas de um mesmo alimento, de acordo com a forma que o manipulador realizar essa operação. Vargas (2007).

 

OBJETIVO

 A aula pratica de pesos de medidas realizada no dia 11/10/18 teve como objetivo familiarizar os discentes do curso de nutrição acerca dos conceitos fundamentais de medidas caseiras, técnicas corretas de mensuração de pesos e medidas em diversos alimentos, e, utensílios e equipamentos de ampla utilização.  Também foram abordadas as diferenças que podem surgir nas técnicas de pesagem e medição avaliando assim, seu peso ou volume a partir do utensilio e manipulador que as afere.  Além disso, possibilitando também aplicar IPC prático (Indicador de Parte Comestível) e FT (Fator Térmico). Tendo ainda como objetivo explicar a importância de se padronizar uma medida para que esta seja mais precisa em diferentes tipos de situações.

MATERIAIS 

Utensílios utilizados

Balança

Colher de Sopa

Copo Americano

Balança caseira

Proveta

Xicara de chá

        Ingredientes Líquidos

Ingredientes Secos

Água

Farinha de trigo

Leite

Ingredientes sólidos

Óleo

Cenoura

Maçã

MÉTODOS DA PRÁTICA

A turma de aula, foi dividida em dois grupos, que mais tarde se separaram em oito subgrupos. O objetivo principal foi observar a capacidade volumétrica de cada utensílio e as variações de volume quando nivelado e sem nivelamento, e também, as variações de diferentes manipuladores.  

Os grupos tiveram que medir e pesar individualmente cada alimento, citado no item acima, utilizando utensílios de tamanhos diferentes e balança caseira. Após medir e registrar duasvezes cada alimento, as médias foram calculadas e anotadas em forma de planilha.  

Vale ressaltar os procedimentos adotados na medição dos alimentos, como:  

  Os  recipientes  usados  na  pesagem  f oram  tarados  para  que  durante  a

Pesagem, o peso observado fosse apenas do ingrediente utilizado (tara).  

RESULTADOS DA PRÁTICA

  1. Pratica: padronização de utensílios

Ingrediente

Xícara de Chá Rasa

Colher de Sopa Rasa

MAN.1

MAN.2

MEDIA

 MAN.1

MAN.2

MEDIA

Farinha de Trigo

126g

138g

132g

10g

14g

10g

Xícara de Chá Nivelada

Colher de Sopa Nivelada

MAN.1

M1N.2

MEDIA

MAN.1

MAN.2

MEDIA

Farinha de Trigo

120g

132g

126g

3g

3g

3g

Xícara de Chá Cheia

Colher de Sopa Cheia

MAN.1

MAN.2

MEDIA

MAN.1

MAN.2

MEDIA

Farinha de Trigo

136g

145g

140g

17g

22g

19g

  • Todas as pesagens apresentaram diferenças em gramatura em virtude de essa medição depender especificamente de cada manipulador que as medem, dificultando uma medida exata e facilitando desperdícios.
  • Apenas a medida da colher de sopa nivelada apresentou valores iguais,  mesmo sendo feitas por manipuladores diferentes.

  1. Igredientes líquidos

Ingredientes

Copo Americano

1

2

Média

Densidade

Água (mililitro)

157ml

157ml

78,5ml

Leite (gramas)

149g

148g

 223g

1,48

Leite (mililitros)

150ml

150ml

Óleo Vegetal (gramas)

139g

138g

138,5g

0,91

Óleo vegetal (mililitros)

151ml

151ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com