TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pesos e Medidas

Por:   •  23/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 12

Daiane Milani Braga                                       RA: C865FI-4

Heloisa Helena de Moraes Silva                         RA: C9025G-7

Leticia Karolyne Barreiro Alves Gonçalves        RA: C79160-1

Pâmela Carneiro da Silva Sampaio                RA: C95FCE-2

Roberto Peruffo Soares                                 RA: C9287B-0

Siméia Alves Ribeiro                                        RA: D060GG-0

HIGIENE, ANTISEPSIA DAS MÃOS E PESOS E MEDIDAS

 Campinas, 20 de Março de 2017.[pic 1][pic 2]

Daiane Milani Braga                                       RA: C865FI-4

Heloisa Helena de Moraes Silva                         RA: C9025G-7

Leticia Karolyne Barreiro Alves Gonçalves        RA: C79160-1

Pâmela Carneiro da Silva Sampaio                RA: C95FCE-2

Roberto Peruffo Soares                                 RA: C9287B-0

Siméia Alves Ribeiro                                        RA: D060GG-0

HIGIENE, ANTISEPSIA DAS MÃOS E PESOS E MEDIDAS

[pic 3]

 Campinas, 20 de Março de 2017.[pic 4][pic 5]

Sumário

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVOS        6

3. MATERIAIS E MÉDODOS        7

3.1. HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS        7

3.2. PESOS E MEDIDAS        7

4. RESULTADOS        10

5. DISCUSSÃO        12

6. CONCLUSÃO        13

7. REFERÊNCIAS        14


1. INTRODUÇÃO[pic 6]

A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Deste modo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes que causam infecções impactantes, sobrecarga financeira maciça, um alto custo para os pacientes e suas famílias, e as mortes em excesso. (WHO, 2005; BRASIL, 2009).

As infecções relacionadas à assistência à saúde constituem um problema grave e um grande desafio, exigindo dos responsáveis pelos serviços de saúde ações efetivas de prevenção e controle. Tais infecções ameaçam tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, podendo acarretar-lhes sofrimentos e resultar em gastos excessivos para o sistema de saúde. Podem, ainda, ter como efeito processos e indenizações judiciais, nos casos comprovados de negligência durante a assistência prestada. (MS, 2007).

As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pois é através delas que eles executam suas atividades. Assim, a segurança dos pacientes, nesses serviços, depende da higienização cuidadosa e frequente das mãos desses profissionais. A higienização engloba a: higienização simples, a degermação das mãos, a higienização antisséptica e a fricção antisséptica. A degermação das mãos é um procedimento dos profissionais de saúde no processo de remoção mecânica de microrganismos da superfície da pele. Para realizar a mesma é necessário utilizar uma técnica específica (MS, 2007; LOCKS, et al. 2011).

        Para obter sucesso na execução de uma preparação culinária, vários fatores são importantes, tais como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, além da qualidade e quantidade dos insumos utilizados. É necessário que os ingredientes contidos sejam mensurados de forma precisa, com isso utilizam-se métodos de medições caseiras e padronizadas. (PHILLIPI, 2014).

As medidas caseiras são utensílios como xícaras, copos, talheres, convencionais de uso doméstico com diferentes tamanhos e formas, de fácil acesso que servem para medir e quantificar os alimentos. É de fundamental importância especificar as medidas (tipo do utensílio, exemplo: xícara de chá ou xícara de café, copo americano ou requeijão, formato dos talheres, com nivelamento ou sem) para que o resultado da produção independente do manuseador seja similar ao autêntico, porém não conferem uma certeza no valor apresentado, pois há variações de gramagem e volumetria. (PHILLIPI, 2014; VARGAS, 2007).

Para obtenção de medidas exatas, utiliza-se de instrumentos padronizados ou calibrados que garantem uma precisão das quantidades. Tais utensílios que podem ser encontrados nas unidades de alimentação são:

Balanças, provetas, Beckeres, recipientes demarcados que facilitem a medição dos ingredientes, xícaras e colheres padronizadas. O uso de desses materiais conferem medidas exatas ou muito próximas a ideal, ajudando na reprodutibilidade da preparação, auxiliando no controle de qualidade, quantidade e custo. (VARGAS, 2007).

As variações no preparo dos alimentos podem ser minimizadas, desde que o método de utilização e de manipulação dos ingredientes seja padronizado. A vantagem da utilização das medidas caseiras deve-se a disponibilidade dos utensílios domésticos, por seu menor custo e sua facilidade de aplicação. Porém, com a utilização de medidas caseiras, pode-se obter um produto final diferente a cada execução do preparo, tornando mais difícil a avaliação da qualidade, quantidade e custo. (VARGAS, 2007).

        A padronização é o mecanismo de grande importância, que garante uma boa imagem aos clientes em relação aos produtos servidos. É um meio contornar futuros problemas da assimetria de informação, pois controla as quantidades e qualidades do produto final. (TIGRE, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com