TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PESOS E MEDIDAS

Por:   •  24/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS[pic 1]

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

Jéssica Silva de Oliveira

Jordana da Cruz Paiva

Stéfani Oliveira Saraiva

PESOS E MEDIDAS

Relatório da aula prática 1 apresentada ao Prof. Ms. Ítalo Careli Gondim, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como avaliação da disciplina de Fundamentos de Técnica Dietética da turma 1/04.

Goiânia, 22 de Setembro de 2017

  1. INTRODUÇÃO

        A produção de refeições envolve fatores como: o tipo de alimento, as técnicas de preparo e infra estrutura, exigindo equipamentos e utensílios que visem a otimizar as operações, tornando-as mais rápidas e confiáveis na conformidade do produto final. Para que a elaboração de um cardápio ou uma simples refeição tenha sucesso em sua realização é necessária a descrição das quantidades dos ingredientes com precisão, com isso, pode-se obter, em sua reprodução, resultados semelhantes a cada repetição (Cunha et al., 2008).

        As medidas caseiras são instrumentos utilizados para medir as quantidades dos alimentos, que servem para ajudar na execução de formulações (Vargas, 2007). A forma mais simples para a medição de ingredientes é a utilização de xícaras, colheres, copos e pires (Philippi, 2006). Esses instrumentos de uso culinário são amplamente usados em cozinhas residenciais como também em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s).

        Para obtenção da quantidade dos alimentos contidos nas medidas caseiras deve-se realizar a pesagem dos alimentos com técnicas precisas e, para se obter esses resultados, é necessário conhecer as características do alimento tanto em gramas ou litros, como também a capacidade volumétrica dos utensílios a serem utilizados (LUNA, 1995). A importância da aplicação dessa técnica reside na garantia de quantidades equivalentes que permitam a confecção de uma preparação cujo produto final apresente não só uma excelente qualidade, como também reproduza fielmente a formulação proposta (Cunha et al., 2008).

        Para obter medidas exatas é necessário a utilização de instrumentos com capacidade de medidas padronizadas, como balança, proveta, becker, litros ou recipientes graduados que facilitem a medição dos ingredientes (PHILIPPI,2014).

        Para que os procedimentos de pesagem e medição de ingredientes sejam adequados, é essencial o conhecimento da capacidade volumétrica dos utensílios e sua padronização de medidas. Assim é possível saber a densidade do alimento (relação entre a massa e o volume ocupado por esta), e estimar a quantidade do ingrediente para qualquer utensílio caseiro(PHILIPPI,2014).

  1. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

        O presente relatório tem por objetivo geral compreender os conceitos de pesos e medidas caseiras e padronizadas e como objetivo específico verificar diferenças entre manipuladores de alimentos na utilização de medidas caseiras, bem como reconhecer a importância do desenvolvimento de fichas de preparação com precisão.

  1. RESENHA SOBRE A AULA

        Foi dado início a aula, apartir do momento em que houve toda a paramentação e higienização pessoal de acordo com as normas do LND. Em seguida todas as bancadas foram higienizadas para que pudesse ser dado o início da aula prática.

  • Padronização de Utensílios

        Foram medidos os volumes em ml, utilizando água para medidas de utensílios caseiros e medidas padronizadas.

  • Técnicas de Pesagem para Ingredientes Secos

BANCADA

INGREDIENTES

A

Farinha de Trigo

B

Fubá

C

Polvilho

D

Amido de Milho

Técnica A: A farinha de trigo foi retirada direto da vasilha com o CA; Nivelado o copo com o lado cego de uma faca sem calçar ou acomodar; Pesado em uma balança e anotado o peso; O procedimento foi realizado por cada membro da bancada.

Técnica B: A farinha de trigo foi transferida para um CA com o auxílio de uma colher até o nível cheio; Nivelado o copo com o lado cego de uma faca sem calçar ou acomodar; Pesado em uma balança e anotado o peso; O procedimento foi realizado por cada membro da bancada.

Técnica C: A farinha de trigo foi peneirada e depois transferida para um CA com o auxílio de uma colher até o nível cheio; Nivelado o copo com o lado cego de uma faca sem calçar ou acomodar; Pesado em uma balança e anotado o peso; O procedimento foi realizado por cada membro da bancada.

Técnica D: A farinha de trigo foi transferida para um CA com o auxílio de uma colher até o nível cheio e acomodado o ingrediente; Nivelado o copo com o lado cego de uma faca; Pesado em uma balança e anotado o peso; O procedimento foi realizado por cada membro da bancada.

  • Técnicas de Pesagem para Ingredientes Líquidos

BANCADA

INGREDIENTES

A

Leite ( g )

B

Leite ( ml )

C

Óleo ( g )

D

Óleo ( ml )

Técnica: Os utensílios utilizados foram uma xícara de chá, copo americano e colher de sopa; Os utensílios foram pesados vazios e tiveram seus pesos anotados; O leite foi vertido nos medidores e pesados em gramas e anotado seus pesos; O procedimento foi realizado por cada membro da bancada.

  • Ovos

Técnica: O ovo foi pesado; em seguida foi feito uma abertura na parte superior do ovo, onde a clara foi separa e pesada, em seguida pesada a gema e por último a casca; Foram juntadas a clara e a gema, batido manualmente e pesado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com