TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática: Pesos e Medidas

Por:   •  30/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E NUTRIÇÃO

CURSO DE NUTRIÇÃO

Relatório Aula Prática: Pesos e Medidas.

Taubaté

2021


UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E NUTRIÇÃO

CURSO DE NUTRIÇÃO

Breno Marinho Ferreira

Larissa de Freitas Gonçalves
Maria Clara Nogaroto
Mateus Simão Campos
Raphaela da Silva Reis

Relatório Aula Prática: Pesos e Medidas.

Taubaté

2021

  1. Introdução


            Determinação de densidade é uma das medidas mais simples e comuns na análise de alimentos. É principalmente utilizada em amostras líquidas, mas também pode ser usada para alimentos sólidos. No entanto, deve-se levar em consideração que os métodos para medida de densidade de sólidos são menos precisos que aqueles para líquidos, principalmente devido à não-homogeneidade destes alimentos, sua solubilidade parcial e a presença de bolhas de ar em sua composição.  
           A densidade nada mais é do que uma característica inerente a substância, para se obter a densidade deve-se dividir o peso ou massa pelo volume (massa/volume), e assim, obtêm-se a densidade.

A prática laboratorial teve como objetivo determinar a densidade de diferentes alimentos líquidos e sólidos, usando para medição a balança e instrumentos adequados do laboratório para cálculo do volume dos alimentos.

 


  1. Desenvolvimento


            Na prática laboratorial, cada aluno ficou responsável pela medição de um alimento seco diferente. E os alimentos líquidos como só haviam 3, algumas medições foram feitas duas vezes. O alimento pastoso, a banha de porco, cada aluno mediu com um utensílio diferente para coletar os dados necessários. A seguir, na Tabela 1, os dados obtidos pela Turma B.

                                   Tabela 1: Dados coletados e Densidades Calculadas

[pic 1]

            É importante destacar que para o cálculo das densidades dos alimentos sólidos, usamos sempre o volume do recipiente maior, a fim de minimizar os possíveis erros de medição. Já para o cálculo dos alimentos líquidos, usamos uma média aritmética, isto é, (densidade1 + densidade2 + … + densidade5)/5 e obtém-se a densidade do alimento.


  1. Conclusão


            Por meio da análise da Tabela 1, podemos observar que o método para o cálculo da densidade usado em laboratório é um bom método, uma vez que a densidade da Água, por exemplo, deu, aproximadamente, igual a 1g/ml. A densidade dos demais alimentos fica um pouco mais complicado comparar, uma vez que existe muitas variedades de um mesmo alimento. No entanto, nem mesmo a densidade da água calculada obtida deu exatamente igual a 1g/ml, isso já era esperado, pois em práticas laboratoriais existem diversos fatores que podem interferir nas medidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com