TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Pratica

Por:   •  9/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Antracose é uma lesão pulmonar definida como o acúmulo de poeira de carvão nos pulmões e a reação tecidual à sua presença. De todos os pigmentos exógenos que causam problemas ao organismo, o mais frequente é o carvão. Presente como poluidor do ar atmosférico, especialmente nas cidades, o carvão é inspirado sob a forma de pequeníssimas partículas e atinge os alvéolos pulmonares. O mesmo ocorre com os fumantes. Essa alteração também é muito comum em mineradores de carvão.

A tuberculose e uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.

Miocardite é a inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Esse músculo é responsável pela contração do coração e a inflamação prejudica a ação de bombeamento do sangue provocando arritmias e insuficiência cardíaca.

Objetivos:

Analisar e anotar o que foi observado nas laminas de Antracose de pulmão, Inflamação crônica da tuberculose e Inflamação aguda do miocárdio.

Resultados:

Na primeira lamina foi possível observar espaços brancos que comprovam a existência do ar. Já nos alvéolos foi possível ver o aumento e a perda quase que completa da sua forma original, pois ouve uma ruptura dos septos alveolares. Foi observado também o acumulo de pigmentos de carvão que chamamos de antracose, que é muito comum em pessoas fumantes ou que vivem em centros urbanos.

Na segunda lamina foi observado pontos lilás que estavam em grandes quantidades e era linfonodos. Ouve também o aumento dos alvéolos pela perda do septo e da forma original. Observamos também a presença de linfócitos que são as células de inflamação crônica.

Na terceira lamina foi possível ver células longitudinais com núcleos e as transversais sem seus núcleos centrais, pois sofreu uma isquemia, ou seja, a perda de oxigênio da célula. É as células roxas são macrófagos que vão fagocitar é com o tempo as áreas vai ficando avasculares.

Conclusão:

Por fim, concluímos que antracose é uma doença benigna que causa pouca diminuição na função pulmonar. Existem algumas evidências de que a exposição a poeira de carvão aumenta a incidência de bronquite crônica e enfisema, independentemente do fumo. Já a inflamação aguda visa recuperar-se por meio de mecanismos de fagocitose e mediadores químicos e a infamação crônica e caracterizada por uma inflamação persistente e causando danos ao tecido pulmonar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com