TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido Ascorbico (Vitamina C), carências nutricionais.

Por:   •  15/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 7

Ácido Ascorbico (Vitamina C), carências nutricionais.

  •  Carências Nutricionais de ácido ascórbico

Os sinais de deficiência em indivíduos bem nutridos só se desenvolvem após quatro a seis meses de baixa ingestão (valores menores que 10 mg/dia), quando as concentrações plasmáticas e dos tecidos diminuem consideravelmente. Os primeiros sintomas de deficiência são equimoses e petéquias. As equimoses se tornam mais proeminentes, desenvolvendo hiperqueratose folicular, seguida de hemorragia ocular. Sintomas proeminentes são anormalidades psicológicas, como histeria e depressão. A deficiência de vitamina C geralmente está associada com doenças específicas, sendo o escorbuto a principal delas. Manifestações como: anorexia, dores musculares, sensibilidade geral ao toque, dor na boca e gengivas que sangram levando a perda dos dentes, edemas em membros inferiores, hemorragias cutâneas, articulações dolorosas e anemia. Este é raramente encontrado em países desenvolvidos, embora possa ocorrer em alcoolistas crônicos. A diarréia crônica aumenta a perda fecal, e a acloridria diminui a quantidade absorvida. A anemia também está geralmente associada ao escorbuto e pode ser tanto macrocítica, induzida pela deficiência de folato, como microcítica, induzida pela deficiência de ferro. As deficiências de ascorbato e de folato são associadas, já que ambos possuem as mesmas fontes alimentares, e a deficiência de ferro pode ser secundária à menor absorção deste, que seria facilitada pela presença do ascorbato.

  • Mecanismos

O escorbuto é associado à apatia e indisposição e a mudanças de personalidade e no desenvolvimento psicomotor. Esses efeitos poderiam ser atribuídos ao prejuízo na síntese de catecolaminas, como resultado da baixa atividade de dopamina betaidroxilase. A maioria dos outros sintomas, como lassidão e fadiga, que precede os sinais clínicos do escorbuto, pode ser atribuído aos efeitos da deficiência em ascorbato na síntese de colágeno, como resultado da diminuição da atividade de prolina e lisina hidroxilase, e da depleção da carnitina muscular, como resultado da atividade diminuída de trimetil lisina e gama-butirobetaína hidroxilase.

  • Quadro Clínico

Pode-se definir escorbuto como a diminuição da capacidade do organismo de sintetizar colágeno, dando lugar a uma elevada fragilidade nos capilares sanguíneos, aparecimento de derrames na pele, órgãos e músculos esqueléticos, retardo na cicatrização, perda dos dentes, astenia, sonolência, anemia e dores articulares. A deficiência de vitamina C em crianças produz anormalidades no crescimento e problemas na ossificação, hemorragias e anemias. Os sintomas precoces do escorbuto são fraqueza e cansaço, com sinais físicos de petéquias hemorrágicas, hiperqueratoses perifoliculares, eritema e púrpura, hemorragias na pele, tecidos subcutâneos, músculos e articulações. A forma severa do escorbuto pode resultar em perda dos dentes, dano nos ossos, hemorragia interna e infecção.

  • Execessos

- Trato gastro intestinal

A vitamina C é, em geral, segura e bem tolerada, com poucos efeitos colaterais relacionados à dose. Devido ao fato de a ingestão de 3g ou mais, de uma única vez, causar diarreia e distensão abdominal, o limite superior tolerável de ingestão foi determinado em 2g/dia.

A vitamina C favorece a absorção de ferro pelo intestino delgado. O uso dessa vitamina, a longo prazo, poderia aumentar o risco de excesso de ferro no organismo de pacientes suscetíveis, como aqueles com hemocromatose, talassemia maior, anemia falciforme, anemia sideroblástica ou que necessitem de transfusões frequentes de hemácias. Esses pacientes devem evitar doses altas de vitamina C, mas não frutas e vegetais. Em indivíduos saudáveis, doses de vitamina Cde até 2g durante 18 meses não induziram a absorção aumentada de ferro.

- Sangue

A deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase é uma doença hereditária ligada ao cromossomo X, que pode causar crises hemolíticas em geral, quando ocorre estresse oxidativo. Em indivíduos com essa deficiência, a hemólise foi precipitada por vitamina C intravenosa ou por superdoses orais únicas de, pelo menos 6g.

- Rim

Doses de 3g de vitamina C podem causar hiperuricosúria transitória, o que não ocorre com doses inferiores a 1g/dia. Doses superiores a 1g/dia podem aumentar a secreção de oxalato em indivíduos com hiperoxalúria, oculta ou conhecida, e pode precipitar a formação de cálculos renais de oxalato.

- Outros

A vitamina C, em doses maiores ou iguais a 250mg, pode causar resultados falso negativos em testes para a detecção de sangue oculto nas fezes à base de Guaiacum officinale. A ingestão de vitamina C deve ser reduzida a menos de 250mg por vários dias antes da realização do teste. Atribuíam-se vários efeitos nocivos à vitamina C erroneamente, inclusive hipoglicemia, rebote de escorbuto, infertilidade, mutagênese e destruição de vitamina B12.

 

Escorbuto

med doença aguda ou crônica devida a uma carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.

Hemocromatose

endocr distúrbio metabólico caracterizado pelo bronzeamento da pele em decorrência da deposição, nos tecidos, de pigmentos que contêm ferro e, freq., por sintomas de diabetes; diabetes bronzeada.

Talassemia 

é uma doença hereditária autossômica recessiva caracterizada por redução da taxa de síntese de uma das cadeias deglobina que formam a hemoglobina resultando em sintomas de anemia.

Hiperuricosúria ou Hiperuricemia

Detecção de níveis altos de ácido úrico na corrente sanguínea.

Hiperoxalúria ou oxalúria 

Se refere a uma excreção urinária maior que 40-45 mg/dia de oxalato, um produto natural do metabolismo do ácido oxálico.

Guaiacum Officinale. 

É um género botânico pertencente à família Zygophyllaceae.

Referências:

Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Ácido ascórbico (Vitamina C) / ILSI Brasil (2012) Pag 6:

Nutrição moderna na saúde e na doença. 10ª edição. Editora Manole – Vitamina C / Mark Levine, Arie Katz e Sebastian J. Padayatty. Pag 543:

Carências Nutricionais Vitamina E (α-tocoferol)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (242.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com