TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ácido Ascórbico (Vitamina C)

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 6

Metrocamp – Devry Brasil

Beatriz Luzia Gonçalves Silva,

Miriã Bezerra da Silva e

Yaisa Jaline Carlos

Ácido Ascórbico (Vitamina C)

Campinas, 2017


1.Introdução

De acordo com Pereira (2008), vitaminas são compostos orgânicos que tem diversas funcionalidade no organismo dos humanos, sendo que existe diferentes tipos, e consequentemente cada vitamina apresenta uma função diferente no organismo. De modo geral auxiliam no controle do metabolismo.

O termo vitamina se dá pelo fato de ser uma amina especial para a vida, sem a presença de vitaminas o individuo apresenta um alto índice de vulnerabilidade em relação a saúde, surgindo assim diversos tipos de doenças.

As vitaminas são separadas em dois grandes grupos, vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura). As vitaminas hidrossolúveis são facilmente absorvidas, armazenadas em pequenas quantidades devendo ser ingeridas em intervalos curtos.

Já as vitaminas lipossolúveis tem pouca de suas ações fisiológicas conhecida, porém, sabe-se que são absorvidas juntamente com gorduras no intestino delgado. São armazenadas em grande maioria no fígado, sendo que pode-se ficar sem ingerir por um intervalo maior.

O ácido ascórbico (vitamina C) se encontra no grupo de vitaminas hidrossolúveis pela sua estrutura química, sendo altamente instável sobre algumas condições. Uma de suas principais função é ação antioxidante, pois, ela se oxida (perda de elétrons) antes de outras moléculas, ou seja, impede que outras substancias seja degradada.

Além de sua poderosa ação antioxidante, auxilia na formação de tecido conjuntivo, colágenos, aumentando também a imunidade prevenindo assim doenças imunológicas como a gripe.

É encontrada geralmente em frutas cítricas, podendo estar presentes em outros alimentos, como repolho, couve, mamão, entre outros. É necessário a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pois é indispensável para o organismo, sendo que quando não há ingestão desse tipo de vitamina, pode-se ocasionar doenças, como o escorbuto, ou seja, ausência de vitamina C no organismo.


2.Desenvolvimento

2.1.Estrutura química do ácido ascórbico

O ácido ascórbico (vitamina C) é classificada como uma vitamina hidrossolúvel, sendo não tóxicas. Quando isolado apresenta coloração branca, inodora e estável, com sua massa molecular 176.13 g/mol.

Apresenta formula química de C6H806 (figura 1), contendo hidroxilas em suas extremidades, tornando-se hidrossolúvel, ou seja, é facilmente dissolvido na água, fazendo com que sua excreção seja mais simples. (CHAMPE, 2007)

Figura 1: Estrutura molecular do ácido ascórbico

[pic 1]

Fonte: (PEREIRA, 2008)

Há presença das quatros hidroxilas (OH) na molécula, sendo duas delas presentes em posições C=C, que se interagem por ponte de hidrogênio (figura 2). A existência de hidrogênio faz com que haja a redução do pH, promovendo um gosto ácido parecido com o suco de laranja. (PEREIRA, 2008)

Figura 2: Interações das hidroxilas por meio da ponte de hidrogênio

[pic 2]

Fonte: (PEREIRA, 2008)

Em seu estado sólido é relativamente estável, porém, como pode ser observado na figura 3, quando inserido em solução aquosa oxida facilmente, ocasionando uma modificação em sua estrutura química resultando em ácido dehidroascórbico . (HEVIA, 2011)


Figura 3: reação de oxidação do ácido ascórbico

[pic 3]

Fonte: (HEVIA, 2011)

2.2.Funções biológicas metabólicas

Em sua parte metabólica, quando ocorre a ingestão da Vitamina C, essa passa para o sangue, chegando em todos os tecidos e atuando então nesses tecidos de diferentes formas. Tecidos como glândula adrenal, retina e hipófise são ricos em ácido ascórbico, outros como o fígado, pulmão e pâncreas possui índices médios, sendo que o rim, músculos possuem teores mínimos da vitamina C.

Os nutrientes da Vitamina C (Ácido Ascórbico), em quase cem por cento, é absorvido no intestino delgado, e com maior concentração no íleo (última porção do intestino delgado). É vital para o funcionamento dos órgãos e células e pode ser adaptado em diferentes tipos de concentrações, variando o tipo de pessoa. (PEREIRA, 2008)

A Vitamina C, tem funções no corpo bastante significativas. Ela pode atuar no tecido conjuntivo, ajudando a formar colágenos extremamente importantes, fortalecendo o sistema imunológico, revigorando capilares sanguíneos, dando resistência aos ossos e dentes, facilitando a absorção de ferro pelo organismo e assim evitando sua oxidação, prevenindo gripes, algumas infecções.

Auxilia ainda em tratamentos, melhorando o humor e concentração, reduzindo o aparecimento de marcas de expressão causada pelo envelhecimento, evitando doenças oftalmológicas, além de auxiliar na manutenção das funções glandulares e atuando como um ótimo antioxidante. (AZULAY; LACERDA, 2003)

O excesso dessa vitamina pode ser maligno, assim como todo alimento ingerido de forma incorreta, portanto é necessário acompanhamento de um profissional qualificado para uma alimentação correta e saudável. Quando há uma grande ingestão do ácido ascórbico é excretada pela urina e em alguns casos, pelas fezes, suor ou pela respiração, através do CO2.

Em contrapartida a ausência de vitamina C também pode ocasionar escorbuto, uma doença originada através da deficiência de ácido ascórbico, trazendo uma serie de complicações ao individuo.


2.3.Fontes alimentares do ácido ascórbico

A vitamina C pode ser encontrada facilmente na natureza. Está presente em frutas, verduras e legumes, mas em quantidades muito variáveis, podendo ser citado como fonte de vitamina C, o mamão, batatas, brócolis, couves de Bruxelas, morangos, goiaba, manga, entre outros (tabela 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com