TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água e Eletrólitos

Por:   •  1/5/2018  •  Abstract  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

DIGESTÃO DE CARBOIDRATO

Na boca a amilase salivar inicia a hidrólise de uma pequena quantidade do amido. No estômago a amilase é inativada (reduz pH).

Se o carboidrato permanecer tempo suficiente no estômago, a hidrólise ácida reduzirá muitos a monossacarídeos.

Porem o estômago se esvazia antes de uma digestão significativa. A digestão se dá quase por completa no intestino delgado.

No intestino delgado, a amilase pancreática quebra as moléculas grandes de amido, as enzimas das mucosas quebram ainda mais os di e oligossacarídeos em monossacarídeos. Os monossacarídeos (hexoses e pentoses) resultantes das vilosidades e entram na corrente sanguínea e são levados para o fígado.

CARBOIDRATOS

Função: fonte de energia, biossíntese de ac. graxos e aa, fornecimento de fibras, sisntese de riboflavina e ac ascórbico.

        Fibras insolúveis podem modificar as concentrações de lipídios, pois: impedem a absorção de gorduras e colesterol da dieta, se ligam a ac biliares fecais e aumentam a excreção de colesterol, diminuem os lipídios sanguíneos. Efeito negativo (fitatos interagem com vit e minerais e podem reduzir a absorção destes e fitatos em excesso reduz a hidrolise do amido).

        A glicose se associa com o carregador e com o Na e esse complexo atravessa a parte externa da membrana para o interior, onde há uma dissociação com a liberação de glicose e Na no citoplasma. O Na então é bombeado pra fora por um sistema de transporte ativo.

        Metabolismo: CHO estimula grande liberação de insulina – captura glicose e ativa a síntese de glicogênio. Após 2h de uma refeição, a absorção intestinal esta completa, porem a insulina continua ativa. O corpo interpreta esse estado como hipoglicemico e secreta hormônios contra regulatórios que liberam ac graxos livres das células adiposas. Os ac graxos são agrupados no VLDL no fígado e elevando dessa forma os triacilglicerois.

DIGESTÃO DE PROTEÍNAS

        A digestão começa no estômago, onde sofre ação do suco gástrico. O HCl desnatura as proteínas, facilitando a ação da pepsina que age sobre as proteínas desdobrando-as em polipeptídeos. Os polipeptídeos resultantes sofrem ação de enzimas proteolíticas no intestino. O contato do quimo com a mucosa do intestino estimula a liberação da enterocinas que ativa outras enzimas proteolíticas pancreáticas. A tripsina, quimiotripsina, carboxipeptidase e aminopeptidase hidrolisam os peptídeos liberando aa terminais no intestino. Muitos peptídeos pequenos são absorvidos intactos. Na fase final os di e tripeptideos são hidrolisados pela hidrolase.

        Transporte  Os peptídeos e aa absorvidos são transportado para o fígado para serem metabolizado e liberado na circulação geral.

PROTEÍNAS – fornecem aa essenciais

Construção e manutenção de tecidos orgânicos, fonte de energia, formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

Não há reserva de proteínas, o excesso é metabolizado, continua o estado de síntese e degradação  turnover proteico.

O destino do aa depende da necessidade de cada tecido. Estes aa são absorvidos através de diferentes sistemas de transporte ativo com carregador para cada aa.

DIGESTÃO NO ESTÔMAGO

Em resposta a estímulos físicos e químicos provocado pelo alimento, células secretoras do estômago produzem gastrina (controla a produção de HCl). Na ausência de alimentos, presença de gordura ou açucares ou ac no intestino produz o hormônio enterogastrona que inibe a produção de HCl.

CCK (secretado pelo ID, estimula pâncreas a secretar enzimas, bicarbonato e agua, estimula a contração da vesícula biliar e regula o apetite).

Secretina: hormônio que estimula o pâncreas a secretar bicarbonato e inibe a secreção gástrica.

DIGESTÃO NO ID

O quimo ácido é misturado com o suco duodenal e as secreções pancreáticas e biliar, as quais neutralizam o quimo.

Mecanismo Absortivo: - Sistema porta: sangue e constituintes  fígado

- Sistema linfático: alcança circ. Geral pelo ducto toráxico

DIGESTÃO IG

Não tem vilosidades na mucosa, maior parte da agua do quimo é absorvido e alguns nutrientes. O muco secretado protege a parede intestinal e proporciona um meio para unir as fezes.

DIGESTÃO DE LIPÍDIOS

        Pequena quantidade digerida no estomago (lipase gástrica) e a maior parte é digerida no intestino delgado (lipase pancreática). A CCK estimula a excreção biliar e pancreática. A ação peristáltica do ID quebra os glóbulos grandes de gordura em partículas menores. A bile atua no duodeno e estomago.

        Micelas (ac graxos livres e monoacilglicerideos) facilitam a passagem dos lipídeos pelo intestino, a maior parte dos sais biliares é reabsorvido no íleo terminal e devolvido para o fígado para entrar novamente no intestino (circulação enterro-hepática)

        Alterações na mucosa intestinal, insuficiência pancreática ou ausência de bile podem diminuir a absorção da gordura.     Esteatorréia: presença de gordura nas fezes

LIPÍDIOS

Função energética (produzida através da Beta oxidação dos ac. graxos), mantem integridade das membranas celulares, função hormonal, isolantes térmicos, transporte de vitaminas lipossolúveis, aumenta o tempo de digestão (libera CCK e enterogastrona)

Colesterol: essencial na modulação de fluidez das membranas celulares. Participa da síntese de hormônios esteroides, ac biliares e vit. D. Excesso desse e outros lipídios podem causar a morte (Aterosclerose).

        Enfermidades causada pela deficiência de Ac graxo w3 e no desequilíbrio w6/w3 (aterosclerose, trombose, arritmia, hipertensão).

        Mamíferos não possuem enzimas para introduzir dupla ligações além do C9, por isso não sintetizam w3 e w6, ac graxos essenciais.

        Gordura trans – relacionada com aumento do índice de LDL (colesterol ruim) e diminuição do indicie de HDL (colesterol bom) aumentando as chances de doenças cardíacas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com