TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mitose e Meiose

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Mitose e Meiose

Mitose:

A mitose é um tipo de divisão celular a qual acontece desde o surgimento da primeira célula do bebê (zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser, a partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses. Esse processo é essencial para o nosso desenvolvimento.

A mitose se inicia com uma célula diploide, ou seja, com o número total de cromossomos da espécie. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita. O processo de divisão é contínuo, mas a dividimos em fases que são:

prófase

metáfase

anáfase

telófase

Importante: Na prófase, há uma desorganização, pois a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos. Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centríolos migram para os polos da célula. Na metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos ficam no centro da célula, presos às fibras do fuso. Na anáfase, as cromátides-irmãs migram para os polos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso. E por fim, na telófase ocorre a formação de duas células - filhas idênticas à célula-mãe. Termina aí a cariocinese e inicia a citocinese.

Meiose:

A meiose também é dividida em etapas. O que difere a meiose da mitose, além da formação de células com metade do número de cromossomos, é que na prófase I acontecem subfases:

leptóteno

zigóteno

paquíteno

diplóteno

diacinese

Importante: Elas são importantes, pois favorece o "crossing-over", ou seja, a mistura do material genético, com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. O que favorece a variabilidade genética, o que garante a nossa diversidade. É importante também que a meiose seja reducional, pois durante a fecundação forma-se um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe. Desse modo, fica garantida a perpetuação da espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com