TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia Condiloma

Por:   •  20/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Condiloma Acuminado

Ele dente a se apresentar como uma proliferação do epitélio pavimentoso estratificado, provocado pelo vírus do HPV, ele pode se apresentar nas regiões de boca, laringe e anogenital. O principal tipo que provoca o condiloma acuminado é o de 6 e 11, podendo ocorrer a coinfeccão pelo tipo de alto risco 16 e 18. O condiloma é uma infecção sexualmente transmissível (IST), comum, podendo acometer 1% da população sexualmente ativa.

 Apresentação clinica

É uma manifestação que é diagnosticada em adolescentes e adultos jovens, porém todo individuo em toda faixa etária de idade pode ser acometido. Ela pose se apresentar como nódulo ou pápula, sendo sua maior presença na região de alto mole, freio lingual e mucosa labial, de cor rosa claro com superfície séssil. Projeções digitiformes com proliferação do epitélio. Pode apresentar infiltrado inflamatório crônico

Hiperplasia Epitelial Focal/ Multifocal

A hiperplasia epitelial focal (HEF) ou doença de Heck caracteriza-se por ser uma lesão benigna rara da mucosa bucal. Geralmente, está associada à proliferação do epitélio pavimentoso atribuída principalmente ao papiloma vírus humano (HPV) dos subtipos 13 e 32.

 Apresentação clinica

A hiperplasia epitelial focal dente a se manifestar mais em ciências e adolescentes, podendo adulto ser acometidos também. As manifestações podem se apresentar nas regiões de mucosa labial, jugal e lingual, mas lesões gengivais no palato, no assoalho e tonsilares também são possíveis.

A apresentação clinica pode ser de duas formas: a papulonodular e a papilomatosa, sendo a mais comum papulonodular, sendo caracterizadas por nódulos e pápulas róseas e de superfície lisa, com predileção pelas mucosas jugal, labial e comissura bucal.

Xantoma Verruciforme

É uma condição hiperplasia do epitélio, tendo como características o acumulam de histiócitos repleto de lipídios.

 Apresentação clinica

Ela tem uma predisposição por leucodermas entre 40 e 70 anos de idade, com leve predileção por pessoas do sexo masculino. As lesões podem se apresentar principalmente na gengiva e mucosa alveolar, entretanto qualquer localização oral pode estar envolvida.

Ela se apresenta como nódulo levemente elevado séssil, bem delimitado, de consistência amolecida, assintomática, branca, amarelo-esbranquiçada ou vermelha, com uma superfície pilífera ou verruciforme. São raros os nódulos achatados são vistos sem projeções superficiais. Elas podem apresentar lesões de tamanho com 2 cm no maior diâmetro .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com