TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO POLIFARMCIA IDOSO

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 13

        

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA SOCIAL

DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

ADRIEL ALEXANDER DE SOUSA

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE PREENCHIMENTO LABIAL: UM ESTUDO QUALITATIVO

JOÃO PESSOA

2021

ADRIEL ALEXANDER DE SOUSA

 

 

 

 

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE PREENCHIMENTO LABIAL: UM ESTUDO QUALITATIVO

Projeto de pesquisa desenvolvido com fins de obtenção da nota no componente curricular de Metodologia Científica, ofertado pelo curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba.

Professor: Fabio Sampaio Correia

JOÃO PESSOA

2021

RESUMO

Introdução: a estética individual é um aspecto fundamental para fazer com que o indivíduo se sinta fisicamente e psicologicamente realizado. Estando isso incluso no aspecto odontológico, a procura pela harmonização dos lábios encontra-se cada vez mais abrangente. Objetivo: O objetivo desse trabalho é descrever quais são os cuidados que se fazem necessários no pré e no pós-operatório do procedimento de preenchimento labial realizados por cirurgiões-dentistas. Metodologia: a metodologia utilizada nesse trabalho consiste em uma abordagem qualitativa, exploratória em seus objetivos, aplicada em sua natureza e utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Será aplicada uma entrevista semiestruturada, onde sua análise será baseada na análise de conteúdo de Bardin. A população dessa pesquisa trata-se de todos os cirurgiões dentistas que possuam especialização em HOF na cidade de João Pessoa. Tendo como critério de exclusão a possibilidade de alguns desses dentistas não trabalharem com preenchimento labial. Como critérios de inclusão, que esses dentistas tenham participado em pesquisas ou congressos correlatos ao assunto estudado. Relevância: Este trabalho constitui-se relevante pois mostra um panorama informativo a profissionais da estética odontológica sobre a conduta em preenchimento labial.

Palavras-chave: preenchimento labial; complicações odontológicas;

ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PESQUISADOR:

Nome: Adriel Alexander De Sousa - M:20210035482

Categoria funcional, regime de trabalho e titulação:

Graduando do curso de odontologia, ingresso em 2021; matrícula: 20210035482; cursando o segundo período do curso na UFPB.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

Equipe envolvida:

  • Alex Ramon Estrela De Sousa Lacerda, estudante do segundo período de odontologia na Universidade Federal da Paraíba
  • Nathalia Gouveia Barreiro Paulo, estudante do segundo período de odontologia na Universidade Federal da Paraíba
  • Felipe Ferreira França Duvale, estudante do segundo período de odontologia na Universidade Federal da Paraíba
  • Professor Doutor Fabio Sampaio Correia - Orientador

Pesquisa nova e financiamento:

A pesquisa não está vinculada a algum trabalho anterior do pesquisador e sua equipe, e será financiada com recursos próprios dos integrantes.

Infraestrutura disponível:

Equipamentos envolvidos: notebooks pessoais, rádio, gravador, transliterador de áudio e bloco de notas.

  1. INTRODUÇÃO

No ambiente odontológico, a procura pela estética do sorriso encontra-se cada vez mais recorrente, não sendo específica apenas aos dentes, mas também, estende-se à harmonização da face e à busca pela simetria labial. O dimensionamento e definição dos contornos da face são de extrema importância no sorriso, jovialidade e beleza do usuário.

Com esse aumento da procura por procedimentos estéticos, sobretudo preenchimento labial, várias substâncias ganharam a visibilidade dentro do ambiente da estética. Nesse caso, há uma grande procura pelo ácido hialurônico, que ganhou considerável visibilidade por ser um preenchedor de maior biocompatibilidade com a face, incluindo os lábios. A utilização inadequada desse produto em procedimentos estéticos influencia veementemente nas complicações do tratamento. Dessa forma, vem sendo de urgente importância que o cirurgião dentista possua habilidades para realizar, com perfeição, o procedimento e entregar uma conduta pós-operatória para que o paciente siga cuidadosamente todos os passos do tratamento.

Portanto, diante dessas premissas, levantou-se o seguinte questionamento: quais são as melhores medidas preventivas e cuidados necessários durante o procedimento e a conduta pós-operatória de pacientes que fizeram preenchimento labial por cirurgiões dentistas?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

        Descrever quais são os cuidados que se fazem necessários no pré e no pós-operatório do procedimento de preenchimento labial realizados por cirurgiões-dentistas.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Listar a variedade de técnicas e materiais utilizados no preenchimento labial por cirurgiões-dentistas.
  • Descrever as orientações que o CD deve recomendar aos pacientes após o preenchimento
  • Identificar os protocolos realizados previamente e durante o preenchimento com o intuito de evitar complicações futuras.

3   JUSTIFICATIVA

O presente projeto apresenta importância à comunidade científica por tratar de questões de cunho investigativo acerca do número crescente de pessoas desejando realizar procedimentos estéticos e o crescente número de dentistas realizando estes procedimentos, e como é a conduta dos cirurgiões dentistas nesses procedimentos estéticos com o objetivo de diminuir as implicações causadas durante e no pós-operatório. Dessa forma, faz-se necessária essa investigação científica, tanto para estudar, quanto para compreender o surgimento desse novo comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (321.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com