TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Sobre ATM

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 3

Anatomia de Cabeça e Pescoço

Estudo Dirigido de ATM

1 – A ATM é classificada como uma articulação sinovial, biaxial complexa. É sinovial, por ter em seu interior uma membrana sinovial que produz líquido sinovial. É biaxial por se movimentar em dois planos e é complexa, pois essa é uma denominação que se dá às articulações que apresentam um terceiro osso, dividindo a articulação em duas, funcionalmente diferentes. Apesar de possuir apenas dois ossos o disco articular funciona como um terceiro osso, dividindo a articulação em duas: temporodiscal (superior) e mandibulodiscal (inferior).

2 – O côndilo mandibular localiza-se na porção póstero-superior do ramo da mandíbula e constitui a parte móvel da articulação. É uma saliência elipsoide, convexa nos sentidos ântero-posterior e látero-medial. Apresenta uma superfície posterior, rugosa e uma superfície ântero-superior, lisa, que é a própria superfície articular, que são separados por uma crista transversal discreta. Possui dois polos, medial e lateral, sendo o lateral palpável através da pele. Pode apresentar considerável variação de forma.

O côndilo é suportado por uma porção estreita, o colo, que é arredondado posteriormente e apresenta ântero-medialmente uma depressão, a fóvea pterigoidea, onde se insere o músculo pterigoideo lateral.

3 – A Fossa Mandibular, também chamada de cavidade glenóide é onde se aloja o côndilo mandibular. Seus limites são:

Anterior: Tubérculo articular

Posterior: Parte timpânica do Temporal

Medial: Espinhado esfenoide

Lateral: Crista que une o tubérculo da raiz do zigoma ao tubérculo pós-glenóide

Superior: O osso é delgado e separa a fossa mandibular da fossa mediado crânio

4 – A superfície articular do temporal é formada anteriormente pelo tubérculo articular do temporal e posteriormente pela fossa mandibular.

5 – Cartilagem articular é um tecido fibroso, predominantemente avascular, com algumas células cartilaginosas, que recobre as superfícies ósseas da articulação, tornando-as mais lisas. Apropriado para receber forças mastigatórias, o que fica provado pela ausência de vasos. Ela é mais espessa onde há maior atrito e força. Menos susceptível aos efeitos do envelhecimento do que a cartilagem hialina, menos provável de sofrer desgaste com o tempo. Maior capacidade de regeneração do que a cartilagem hialina.

6 – Constituído por um tecido fibrocartilaginoso e tem a forma de um “S” deitado. Necessária a presença do disco articular para tornar mais congruentes as superfícies articulares do temporal e da mandíbula e estabilizar o côndilo na fossa.

7 – A mais apropriada é a porção central, pois é mais delgada, podendo raramente ser perfurada e é isenta de vasos, o que justifica ser mais apropriada para receber as forças mastigatórias. Sendo constituída por tecido conjuntivo fibroso denso.

8 – Anteromedial: fixa à capsula por dois feixes de fibras colágenas, uma superior que mistura as inserções temporais da capsula, e um inferior que mistura as inserções condíleas da capsula. Entre os dois feixes de fibras, o disco se fixa por inserções tendinosas ao feixe superior do músculo pterigoideo lateral. O que permite o controle do posicionamento anterior do disco nos movimentos mastigatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com