TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flúor - Mecanismo Des-Re

Por:   •  26/6/2016  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  1.243 Visualizações

Página 1 de 2

.... rompe o equilíbrio dinâmico no sentido da desmineralização.

Ph baixa na intimidade da placa, e os ácidos se difundem na saliva, determinando uma queda no ph da mesma.

Com a redução de Ph abaixo do Ph critico, os ácidos em contato com a estrutura do esmalte, rompem as ligações entre os cristais de hidrixiapatita liberando ions Ca+ e PO4-. Essa perda de mineral, significa diminuição do tamanho dos cristais, aumentando os espaços intercristalinos, deixando o dente mais poroso.

A persistência da Des > Re vai fazer com que apareçam as manchas brancas que se não controlada pode evoluir para cavidades.

A remineralização...

A presença de ácido junto a saliva, estimula as glândulas as quais aumentam o fluxo salivar, promovendo uma lavagem mais acentuada juntos estruturas dentais. Havendo esse aumento do fluxo salivar consequentemente estarão mais presentes os agentes de tamponamento.

“Sistema tampão tem 3 subsistemas principais:

...Os carbonatos

...As proteínas

...E o fosfato salivar que promove a deposição de cálcio junto a hidroxiapatita.

Todos esses fatores, associados a presença de íons orgânicos na saliva, em especial cálcio e fosforo que se dirigem da saliva para a placa (ou película adquirida) e desta para o esmalte determinando o predomínio da remineralizarão sobre a desmineralização.

Como o esmalte está com valências livres por causa da desmineralização, esses ions voltam a se ligar a estrutura molecular do esmalte.

... Flúor

Uma vez presente na saliva, o íon flúor, altamente reativo, liga-se ao esmalte formando uma fluorapatita ou fuoreto de cálcio.

Uma ligação na forma de fluorapatita é extremamente forte, dando grande estabilidade molecular e dificultando futuras ações acidas sobre o esmalte.

Mesmo em baixas concentrações, como a encontrada na saliva, o flúor é capaz de promover a remineralização e reduzir a desmineralização do esmalte. Quando o F- está presente no fluido do biofilme e o pH do meio bucal está acima de,4,5 ao mesmo tempo em que a hidroxiapatita é dissolvida, a fluorapatita e hidroxiapatita fluoretada são formadas através da reprecipitação de cálcio e fosfato perdidos que se ligam ao flúor.Estes cristais de fluorapatita e hidroxiapatita fluoretada possuem um pH crítico de 4,5, o que dificulta a dissolução deles por ácidos quando comparado à hidroxiapatita cujo pH crítico é de 5,5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com