TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO – DOENÇAS PERIODONTAIS

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO – DOENÇAS PERIODONTAIS

  1. Diferencie gengivites de periodontites. Através de qual diagnóstico, podem ser diferenciadas?

R: A gengivite é um inchaço e vermelhidão das gengivas, na qual ocorre sangramento na hora da escovação e de passar fio dental. A periodontite é uma “segunda fase” da gengivite, onde a inflamação progride e há a perda inserção do dente, aumento da profundidade do sulco gengival e perda óssea. Através do exame clínico e radiografia.

  1. Qual é a etiologia da doença periodontal?

R: A etiologia da doença periodontal é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico. É baseada na hipótese dos Complexos Microbianos de Socransky.

  1. Como ocorre a seleção do ecossistema periodontal? Quais bactérias são selecionadas?

R: O ecossistema é formado por mais de 500 tipos de espécies bacterianas, geralmente são localizadas em bolsas periodontais profundas. Cada ecossistema tem seus determinantes ecológicos. Essas bactérias podem fornecer produtos para o crescimento de outras espécies bacterianas. Dentre essas bactérias, estão as anaeróbicas estritas e proteolíticas.  

  1. O que é o ‘Complexo de Socransky’?

R: É o envolvimento nas doenças periodontais humanas, mas em pacientes imunocomprometidos os mesmos parecem estar associados a quadros sépticos mais graves e de tratamento mais complexo.

  1. Em relação aos fatores de virulência, de colonização, de agressão direta ou indireta e de evasão. Como os microorganismos se beneficam quando os apresentam?

R: Esses fatores incluem a adesão e invasão de células epiteliais, lipossacarídeos, fatores inibitórios para fibroblastos, leucotoxina e fatores inibitórios para quimiotaxia de leucócitos polimorfonucleares. As primeiras reações do periodonto quanto a presença de bactérias é inflamatória e imunológica, visando proteger os tecidos gengivais da invasão microbiana. A agressão indireta se faz pela ativação de enzimas histoliticas endógenas ou provavelmente pelo desenvolvimento de reações imunopatológicas nos tecidos periodontais. Já a direta é mais simples a consequência da agressão direta sobre os tecidos periodontais. Internalização em células epiteliais (sobrevivência) e produção de duas exotoxinas: Leucotoxina e Toxina Distensora Citoleta.

  1. O que é a peri-implantite?

 R: É uma alteração patológica dos tecidos ao redor dos implantes osseointegrados, sendo a microbiota e o trauma oclusal considerado seus principais fatores etiológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com