TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PESQUISA EFEITOS BIOLÓGICOS

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 14

COLÉGIO SAGRA INTERATIVO

MÓDULO III   TURNO: NOITE

NOME:

PROJETO DE PESQUISA

EFEITOS BIOLÓGICOS

TERESINA (PI)

2014

SUMÁRIO

1. TEMA...........................................................................................................3

1.1 Delimitação Do Tema..............................................................................3

2. INTRODUÇÃO...........................................................................................3

2.1 PROBLEMATIZAÇÃO...............................................................................3

3. JUSTIFICATIVA.............................................................................................4

4. OBJETIVO GERAL..........................................................................................4

4.1 Objetivos Específicos...................................................................................4

5. METODOLOGIA.................................................................................................5

6. REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................6

7.CRONOGRAMA......................................................................................................11

8. RESULTADOS ESPERADOS..............................................................................11

REFERÊNCIAS.........................................................................................................12

1. Tema: Efeitos Biológicos

1.1 Delimitação do Tema: Os Efeitos Biológicos Causados  pela Radiação Ionizante  nos Seres Humanos.

2. INTRODUÇÃO

         Toda radiação é invisível, inodora, insípida e inaudível. Quando somos “atingidos” por um feixe de radiação, nenhuma lesão visível ocorre no momento da irradiação. Por isso não  podemos perceber ou sentir se estamos sendo irradiados . Os danos da radiação sobre as pessoas ou sobre o ambiente  dependem de uma série de fatores, tais como a energia da radiação, o tempo e exposição , a dose absorvida , a parti do corpo atingida e a própria sensibilidade da radiação, o tempo de dose absorvida,  a parte do corpo atingida e a própria sensibilidade da pessoa .

Os efeitos podem se  manifestar  á curto prazo, em dias ou semanas ,quando as doses  são muito altas , ou a longo prazo , meses ,a nos , décadas  ou gerações , no caso de dose menos  elevadas.

É importante enfatizar  que a principal consequência dos efeitos tardios  é a incidência de um maior número de certas enfermidades em relação ao normal . Um câncer produzido pela irradiação, por exemplo, é indistinguível de qualquer outro. Além disso, o intervalo de tempo entre a exposição e o efeito  causado pode ser grande, especialmente no caso de doses não muito elevadas .Por esse motivo os estudos sobre os efeitos são complexos e difíceis de quantificar.As  estimativas sobre o número de pessoas afetadas , incidência de certas doenças e casos de morte podem ter muitas incertezas e, assim, ficam sujeitas a diferentes  interpretações.  

 

2.1 PROBLEMATIZAÇÃO

         Para a realização deste estudo partiremos da seguinte problemática: Por que a necessidade de entender os efeitos causados pela  radiação ionizante ? Quais benefícios e Malefícios destes efeitos ao organismo humano? Como reage o organismo do Paciente em contato com este tipo de radiação.

3. JUSTIFICATIVA

A opção pela escolha desse tema se deu pela preocupação  de se saber como se dá as reações biológicas no corpo humano causados pela radiação ionizante a curto e a longo prazo,  procurando assim saber a melhor forma de prevenção e tratamento para determinados casos .

Além disso, há a necessidade de se estar revendo essa informação relembrando para com os profissionais da área, para que se haja a conscientização dos males que podem ser causados tanto para o profissional quanto para o paciente.

4. OBJETIVO  GERAL :

   Relatar os efeitos biológicos causados pela radiação ionizante a longo e a curto prazo .

4.1 OBJETIVOS  ESPECÍFICOS :

-  Mostrar como os efeitos de manifestam no corpo humano ;

-Citar as reações longo e  a curto prazo para o organismo ;

- Exemplificar formas ou meios de tratamento paliativo para os efeitos pela radiação.

- Realizar uma pesquisa campo onde por meio de entrevistas, observando a realidade de pacientes que recebem tratamento oncologico.

5. METODOLOGIA:

Este estudo terá por base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo visando alcançar os objetivos que foram  propostos .Inicialmente será feita uma revisão bibliográfica par descrever as teorias que abordam o tema. De acordo com Manzo (1971, P. 32), a pesquisa bibliográfica consiste em “oferecer meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente”.

Enfim, a pesquisa bibliográfica apesar de ser produzida encima de registros já pesquisados, é tão importante como qualquer outra pesquisa. Pois, na verdade nos ajuda a aprofundar no assunto que está sendo pesquisado fazendo levantamento de dados descobrindo novos fatos e futuras possibilidades.  

 A revisão bibliográfica será feita mediante uma leitura sistemática de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao assunto em estudo abordado em wikis e ciber espaços.Para a seleção dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: radiação; efeitos biológicos; saúde. Em seguida aplicou-se os critérios de inclusão como os artigos publicados em periódicos nacionais,no idioma português, em  textos completos, que tivesse relação com a temática e  no período de 2009 a 2014. Foi excluída, toda produção duplicada, editoriais, produção não relacionada com o escopo do estudo e que não atenderam aos critérios de inclusão. Para a coleta de dados foi feita a leitura na íntegra dos resumos dos artigos selecionados, a fim de selecionar as informações de maior interesse para a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com