TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  15/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Emillayne da Silva e Silva

Cimara Sousa Brito

Carlos Daniel Santos

Lais dos Santos e Santos

Daiane Patrícia Negrão de Almeida

Sheila Hamburgo Ferreira

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ODONTOLOGICO EM PACIENTES COM SÍNDROME DE TOURETTE

LAURO DE FREITAS

2022

#EMILLAYNE DA SILVA E SILVA

CIMARA SOUSA BRITO

CARLOS DANIEL SANTOS

LAIS DOS SANTOS E SANTOS

DAIANE PATRÍCIA NEGRÃO DE ALMEIDA

SHEILA HAMBURGO FERREIRA

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ODONTOLOGICO EM PACIENTES COM SÍNDROME DE TOURETTE

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Odontologia, da Faculdade Unime Lauro de Freitas, como requerimento parcial para obtenção de nota a disciplina de Pensamento Científico.

 Orientador: Prof. Rildo Freire

LAURO DE FREITAS

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

1.1        PROBLEMA        1

2 OBJETIVOS        2

2.1 Objetivo Geral        2

2.2 Objetivos Específicos        2

3 JUSTIFICATIVA        2

4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        2

5 METODOLOGIA        5

REFERENCIAS        6

1 INTRODUÇÃO

A síndrome de Tourette (ST) é um transtorno neurológico relacionado com alterações do metabolismo e neurotransmissão dopaminérgica, patologia de comprometimento psicossocial, que acarreta alterações significativas na vida dos seus portadores e respectivos familiares, associada a uma variedade de problemas comportamentais e emocionais, se manifesta no começo da vida, afetando mais homens do que mulheres, caracterizada por tiques vocais e motores que são classificados em simples e complexos. Os tiques orofaciais e comportamentos compulsivos presentes nesta síndrome podem causar lesões bucais destrutivas. Os sinais e sintomas mais comumente observados são movimentos mandibulares acentuados, bruxismo, laceração severa das mucosas bucais, hipossalivação, devido medicações frequentemente usadas no tratamento, associada ao desenvolvimento de cáries dentais e doenças periodontais. Este trabalho objetiva discutir a importância do tratamento odontológico em pacientes com ST.

  1. PROBLEMA

Uma pesquisa bibliográfica, enfocando artigos da literatura existente que abordam a ST e os diversos aspectos, incluindo sua definição, diagnóstico e tratamento bem como, as consequências causadas ao desenvolvimento infantil pela síndrome. Os resultados desse estudo apontaram que a ST é de todas as síndromes causadas por tiques a mais comprometedora, que é necessário um conhecimento da síndrome para conseguir realizar o diagnóstico e que as principais implicações ao desenvolvimento estão relacionadas ao preconceito concretizado em forma de bullying e retraimento social. Em vista disso, esses portadores camuflam esses tiques ao se apresentar, o que acaba gerando ainda mais estresse e ansiedade,  aumentando os danos a cavidade oral.

Outrossim, a carência de informações e estudos sobre como se portar em relação a pacientes portadores da ST e o melhor tratamento para cada nível dela, impossibilita compreender a melhor forma de abordagem e diagnostico do enfermo.

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O objetivo central do presente trabalho é identificar e analisar o conhecimento dos profissionais da Odontologia sobre a Síndrome de Tourette (ST) no atendimento e tratamento odontológico.

2.2 Objetivos Específicos

  1. Identificar as contribuições do tratamento odontológico na ST
  2. Examinar se o mesmo tratamento e valido para todas as classificações da ST
  3. Compreender a importância do tratamento odontológico

3 JUSTIFICATIVA

         O tratamento odontológico visa encontrar a melhor estratégia para atender e tratar esses pacientes. Devido as manifestações orais da Síndrome de Tourette, o cirurgião-dentista tem um papel importante no atendimento multidisciplinar desse paciente. As dificuldades que o cirurgião-dentista pode encontrar durante o tratamento são movimentos involuntários que dificultam a realização dos procedimentos, cabendo assim ao profissional estar preparado para proporcionar um tratamento de qualidade e excelência aos pacientes da Síndrome de Tourette.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neurológico-comportamental crônico que se inicia na infância e adolescência. Sua principal característica é a emissão de múltiplos tiques motores e fônicos de diferentes tipos e complexidades e de difícil controle, que devem estar presentes no paciente há pelo menos um ano para o diagnóstico definitivo da síndrome. Na síndrome de Tourette, uma série de tiques está associada a vocalizações involuntárias (ecolalia, coprolalia). Geralmente estão associados a comportamentos obsessivo-compulsivos. Eles geralmente pioram quando a pessoa está excitada ou ansiosa e diminuem durante atividades calmas ou atividades que exigem concentração.

Estudos neuroanatômicos e neurofisiológicos sugerem que sua etiologia se baseia em uma afetação dos circuitos corticoestriato-talamocorticais (CETC). Da mesma forma, foi determinado que os neurotransmissores dos circuitos CETC como a dopamina nos circuitos frontal e subcortical são o fator patológico primário na gênese dos sintomas.

Swedo et al. sugerem que na fisiopatologia os tiques podem ter um componente autoimune após a infecção bacteriana, uma vez que um aumento na incidência de tiques motores foi observado após um surto de faringite por estreptococo beta-hemolítico do grupo A. são o resultado de alterações autoimunes exacerbadas pela semelhança molecular entre os antígenos de superfície do estreptococo beta-hemolítico do grupo A e os antígenos neuronais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (599.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com