TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE REORGANIZAÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE “SORRISO”

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 13

Curso: Odontologia

Ano: 2016/1

Disciplina: Saúde Coletiva III

Período: 7º

Profa. Silvia Girlane Nunes Silva

Nota:

Aluno: Adla Renata dos Santos / Isabelle de Argolo Melo / Lidiana Teixeira de Albuquerque / Tamares Andrade da Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL[pic 1]

FACULDADE DE ODONTOLOGIA - FOUFAL

PROJETO: PLANO DE REORGANIZAÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE “SORRISO”.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

 Reorganização da saúde bucal na estratégia de saúde da família do Município Sorriso

  1. INTRODUÇÃO

A Saúde Bucal no Brasil vem atingindo novos parâmetros a partir da Política Nacional de Saúde Bucal, principalmente no que tange à Atenção Básica exigindo dos gestores uma reorganização de suas ações e serviços, permitindo que os serviços de saúde na área odontológica possam ter suas ações de maneira integrada e coordenada com os demais serviços de saúde.

Assim, o presente projeto, conforme orientação do programa do governo federal Brasil Sorridente apresenta a proposta de reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, com a reorganização das Equipes de Saúde Bucal na Estratégica de Saúde da Família com o intuito de garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal na população de Sorriso, que tem uma população de aproximadamente 17.619 habitantes, numa área de  de 174 km2 , fica localizado a 100 Km da capital, o que enfatiza a necessidade dessa reestruturação, tendo em vista que a locomoção para a Capital não é de fácil acesso.

A atividade econômica mais desenvolvida na região é a agricultura, representada pela plantação da Cana de açúcar, seguida pela indústria (usina de cana de açúcar) e serviços e pequeno comércio. O índice de desemprego e analfabetismo é alto, IDH baixo (561), renda média domiciliar per capta é de 245,00 reais, quando comparado ao piso nacional, que no Brasil é R$1.052, verifica-se que a população não possui recursos financeiros que visem prevenir ou recuperar os problemas de saúde bucal.  Metade da população reside na zona rural, dificultando o acesso aos serviços de saúde. O município é dividido em 08 distritos sanitários, dos quais 04 são considerados de maior risco, sendo 02 de maior risco, tendo em vista as condições sanitárias econômicas e sociais, baseados na baixa renda e violência urbana.

Número de escolas públicas e alunos matriculados são assim divididos: possui 14 escolas de pré-escola com 503 alunos matriculados, sendo 04 na zona rural e 10 na zona urbana. 15 escolas de ensino fundamenta com 2.624 matriculados, sendo 05 na zona rural e 10 na zona urbana e apenas 01 escola de ensino médio com 481 alunos matriculados, zona urbana. Tendo sua distribuição da população por gênero: Homens = 8.568 /Mulheres= 8.850.

Como vem acontecendo no restante do país, o percentual de idosos   aumentou no município, consequência do aumento da expectativa de vida e diminuição da natalidade e fecundidade. No entanto, a mortalidade infantil ainda é considerada alta, comparada com a média nacional. Principais causas de morte (doenças do aparelho circulatório, doenças parasitarias e infecciosas, doenças do aparelho respiratórios e causas externas). Principais problemas enfrentados pela população e gestores públicos estão relacionados com a violência urbana e tráfico de drogas, desemprego e falta de saneamento básico.

Diante dos dados expostos, percebe-se que o Município de Sorriso precisa ter o foco voltado para a saúde geral e qualidade de vida da população, inserindo e ampliando as ações de odontologia na Atenção Básica na estratégia de saúde na família, alinhando suas ações à Política Nacional de Saúde Bucal, permitindo um acesso mais aproximativo dos serviços de saúde bucal com a comunidade local.

  1. DIAGNÓSTICO 

Para a proposta de intervenção no município de Sorriso será utilizada como referência as 04 unidades básicas de saúde, sendo 03 na área urbana e 01 na área rural, 01 hospital de pequeno porte, localizado na zona urbana, onde são encaminhados os pacientes que necessitam de internação e consultas com especialistas, 01 maternidade para os casos de baixo risco, bem como a estrutura já existente de equipe de saúde bucal, que são 02 cirurgiões dentistas com carga horária de 20h semanais e 02 ASBs.

No município existe apenas 01 consultório odontológico instalado, dois consultórios para serem instalados em unidade básica de saúde e uma unidade odontológica móvel.

No entanto, o projeto terá um aporte de recursos humanos, pois o município realizou concurso público para contratação de 02 cirurgiões dentistas, 02 ASB e 02 TSB, com regime de 40 h semanais.

O perfil epidemiológico em saúde bucal da população, até o momento não é conhecido, no entanto, como o acesso aos serviços odontológicos é dificultado pelo reduzido número de profissionais existentes, acredita-se que existam grandes necessidades odontológicas acumuladas e necessidade de adequação da assistência. A cidade não conta com sistema de fluoretação de água, porém grande parte da população recebe água tratada.

Assim, o perfil apresentado demonstra a real e urgente necessidade da reestruturação que será proposta, considerando a realidade local, com o incremento dos novos servidores públicos concursados.

  1. OBJETIVOS:

  1. GERAL:

Reestruturar os serviços de saúde bucal na estratégia de saúde da família do Município Sorriso

4.2 ESPECÍFICOS

  • Implantar equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família;
  • Propor ações preventivas de saúde bucal;
  • Realizar estudo epidemiológico na população com vista a propositura de ações direcionadas à demanda;
  • Capacitar equipes de saúde bucal, com vistas a desenvolvimento de ações integradas;
  • Desenvolver ações de saúde bucal integradas com serviços de saúde.
  • Ampliar e aprimorar os serviços de saúde bucal oferecidos à população;

  1. METAS E RESULTADOS ESPERADOS:

Serão especificadas as metas e os resultados esperados com na reestruturação dos serviços de saúde bucal no município de Sorriso e em seguida, no item 6, serão detalhadas a operacionalização dessas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (409.3 Kb)   docx (170.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com