TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Submandibular, Trigemio

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

3.2 Região submandibular

Segundo Teixeira a região submandibular localiza-se entre a mandíbula e o osso hióide, sendo coberta pelo corpo da mandíbula; ela ultrapassa os limites do trígono submandibular. Contém os másculos supra-hióideos, os nervos hipoglosso, lingual e corda do tímpano, o gânglio submandibular, as artérias facial e lingual, e as glândulas salivares submandibulares e sublinguais. Os músculos supra-hióideos se dispõem entre a mandíbula e o osso hióide, distribuídos em dois planos, superficial e profundo, que ligam o osso hióide ao crânio. Estes músculos também atuam nos movimentos mastigatórios. Como um grupo, elevam o osso hióide e com ele a laringe, ou abaixam a mandíbula, dependendo da ação conjunta com os músculos infra-hióideos.

Do grupo superficial fazem parte os músculos digástrico e o estilo-hióideo, e do grupo profundo, os músculos milo-hióideo e o gênio-hiáideo. O músculo digástrico possui dois ventres unidos por um tendão intermediário que se fixa no osso hióide. No conjunto, descrevem um arco que se estende desde o processo mastóideo até a borda inferior da mandíbula. O músculo estilo-hióideo é delgado e se estende do processo estilóide ao osso hióide, origina-se por um tendão do processo estilóide. Dirige-se ântero-inferiormente, próximo ao hióide, divide-se em dois feixes que se deixam atravessar pelo tendão intermediário do digástrico. Logo após, estes feixes unem-se novamente, inserindo-se na face anterior do corpo do osso hióide. Ele tem a ação de elevar e retrair o osso hióide, alongando o soalho bucal, e fixa o osso hióide junto com os demais músculos supra-hióideos. O músculo milo-hióideo possui uma forma anatômica e funciona como o soalho da cavidade bucal, pois estão unidos na linha mediana por uma rafe tendinosa conhecida como rafe milo-hióidea. Esse músculo origina-se na linha milo-hióidea da mandíbula. Une-se com o contralateral na linha mediana, através da rafe milo-hióidea. enquanto suas fibras mais posteriores dirigem-se para baixo e medialmente e vão inserir-se no corpo do osso hióide. O milo-hióideo, juntamente com o digástrico e o estilo-hióideo, eleva o osso hióide e com ele a laringe durante a fase involuntária da deglutição. O gênio-hióideo e um feixe muscular alongado, situado acima do milo-hióideo, que se estende da mandíbula ao osso hióide, relacionando-se com o contralateral pela sua borda mediai. Origina-se do tubérculo inferior da espinha mentual, por um tendão curto e forte e se insere na metade superior do corpo do osso hióide. Sua face superior está relacionada com o músculo genioglosso e a inferior com o milo-hióideo. Sua borda lateral delimita parte da região sublingual e sua borda mediai, ao se relacionar com seu homônimo contralateral, pode estar fundida a ele.

Além disso a região submandibular apresenta a glândula submandibular é uma das três glândulas salivares maiores, juntamente com a parótida e a sublingual, ela encontra-se parcialmente acima e parcialmente abaixo da metade posterior da base da mandíbula (TEIXEIRA, 2008).

A inervação da região submandibular é feita pelo nervo hipoglosso, que apresenta parte de seu trajeto na região submandibular, outro responsável é o nervo lingual que é um ramo do nervo mandibular do Trigêmeo. Origina-se na fossa infratemporal, da divisão posterior do nervo mandibular, que é essencialmente sensitiva. Desce inicialmente medial ao músculo pterigóideo lateral, onde recebe o nervo corda do tímpano. Mais abaixo localiza-se em frente ao n. alveolar inferior, passando entre o m. pterigóideo mediai e o ramo da mandíbula, onde pode ser anestesiado. Continuando seu trajeto anterior, superficializa-se, chegando a ficar sob a mucosa da boca, cerca de 1 cm atrás e abaixo do 3.° molar, podendo até ser palpável. Dirige-se então à região submandibular, onde cruza a superfície lateral do músculo hioglosso, acima do nervo hipoglosso. Passa profundamente ao músculo milo-hióideo, e fica acima do dueto submandibular, formando uma alça em torno deste. Finalmente, dirige-se anteriormente repousando sobre o músculo genioglosso, ao longo da língua, onde termina inervando-a (TEIXEIRA, 2008).

TEIXEIRA, L.M.S.; REHER, P.; REHER, V.G.S.anatomia aplicada a odontologia, 2ª Ed. Rio de janeiro: Guanabara- Koogan, 2008.

3.4 Inserções Neurovasculares

O nervo trigêmeo corresponde ao quinto (V) par de nervos cranianos. É um nervo misto, com duas raízes: uma sensitiva, mais grossa, e uma motora, mais fina. Sua origem aparente situa-se na face anterior da ponte no limite com o pedúnculo cerebelar médio. Estas fibras se dirigem-se até o gânglio trigeminal, de onde partem os prolongamentos periféricos de células sensitivas que irão formar os nervos oftálmico e maxilar, essencialmente sensitivos, e ainda, o componente sensitivo do nervo mandibular (BERTOLI, 2003).

O gânglio trigeminal está localizado no ápice da parte petrosa do osso temporal, na fossa média da cavidade do crânio. Está relacionado medialmente com o seio cavernoso, nervo óptico e nervo troclear, superiormente com a superfície inferior do lobo temporal e posteriormente com o tronco encefálico. Os prolongamentos periféricos dos neurônios sensitivos do gânglio trigeminal formam três ramos, ou divisões: o ramo oftálmico (V1) penetra na cavidade orbital através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com