TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final Pós Clinica De Cardiologia

Por:   •  17/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE ESTÁCIO DO PANTANAL - ESTÁCIO FAPAN

ODONTOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CARIOLOGIA CLÍNICA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

IKLÍFIS DE OLIVEIRA ALVES

5º SEMESTRE

Relatório apresentado a professor Esp. Anderson Rodrigo Floriano Barbosa, para avaliação da disciplina Cariologia Clínica, do curso de Odontologia da Faculdade Estácio do Pantanal.

Cáceres, MT.

2023.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

3. DESENVOLVIMENTO        9

3.1. RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E OS TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE        9

3.2. RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS        10

4. DESCRIÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ESPAÇO FÍSICO        11

4.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA/INSTITUIÇÃO        11

5. ANÁLISE GERAL        12

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

7. REFERÊNCIAS        14

8. ANEXOS        15

INFORMAÇÕES GERAIS

Estagiário (a):  Iklífis de Oliveira Alves

Matrícula: 202102393957

Telefone: (65) 98136-5539

E-mail: iklifisoalves98@gmail.com

Curso: Odontologia

Disciplina: Cariologia Clínica

Professor (a) orientador (a): Anderson Rodrigo Floriano Barbosa

Local de Estágio – Nome da Empresa/Instituição: Estácio fapan

Período de Estágio: 1º semestre de 2023

Supervisor (a) de Estágio (empresa): Anderson Rodrigo Floriano Barbosa

Função/Cargo do Supervisor de Estágio na Empresa: Docente/Professor

Formação do Supervisor de Estágio: Especialista

Endereço: Av. São Luís, 2522 - Cidade Nova, Cáceres - MT

Telefone:  (65) 3223-3038

Site: https://portal.estacio.br/unidades/faculdade-est%C3%A1cio-do-pantanal/campi/mt/caceres/fapan/


1. INTRODUÇÃO

 

O presente estudo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado do curso de Odontologia na matéria de Cariologia Clínica da Faculdade Estácio do Pantanal (FAPAN).

Durante a vivência da prática clínica foram colocados em prática todo o conhecimento teórico obtido em sala de aula, desde o princípio com o preenchimento do prontuário clínico e realização dos exames intrabucais e extrabucais, radiografias e profilaxia.  Sendo possível a identificação de lesões cariosas e possíveis fatores de risco associados. Essa etapa foi crucial para o auxílio da elaboração de um diagnóstico preciso e definição de um plano de tratamento, de forma individualizada, respeitando a necessidade exclusiva de cada paciente.

A realização das radiografias funcionou como instrumento norteador para o diagnóstico da carie, pois através delas foi possível evidenciar lesões em estágio inicial na qual não foram possíveis evidenciar no exame clínico visual e tátil, desta forma auxiliando em um diagnóstico mais preciso.

É importante pontuar também a realização da profilaxia dental com pasta profilática e pedra pomes, em pacientes com índice de biofime, a profilaxia atua por abrasão removendo o tártaro e a placa bacteriana presente na superfície dos dentes e abaixo da linha da gengiva, esse procedimento visa não somente a estética bucal, mas também a prevenção de doenças periodontais e cáries, promovendo uma saúde bucal a longo prazo.

A vivência teórico-prática na clínica de cariologia foi de grande valia, onde percebi a conciliação da teoria com a prática, as vivências na clínica aumentaram meus conhecimentos profissionais em cariologia, tive a oportunidade de discutir e planejar os casos, interpretação de exames, desenvolvi habilidade do trabalho em equipe (dupla). Desta maneira aprimorando o conhecimento científico e habilidades práticas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

Dentre os problemas de saúde bucal, a cárie dentária ainda constitui um dos maiores desafios da Odontologia.  De acordo  com Lima (2007),  Cariologia é a ciência dentro da Odontologia que estuda os processos que levam às estruturas dentárias e a dinâmica da cárie.

A cárie dentária é uma doença complexa causada pelo desequilíbrio no balanço entre o mineral do dente e o fluido do biofilme. O microecossistema bacteriano do biofilme dental apresenta uma série de características fisiológicas. A produção de ácido por meio da metabolização de nutrientes pelas bactérias do biofilme e consequente baixa do pH é o fator responsável pela desmineralização do tecido dentário que pode resultar na formação da lesão de cárie. O processo de desmineralização que ocorre na superfície dentária na presença de carboidratos fermentáveis é um processo fisiológico. (THYLSTRUP; FEJERSKOV, 1995).

No contexto da prática odontológica em Cariologia Clínica, a avalição do paciente comtempla várias etapas, durante o exame clínico é realizada a anamnese como um todo. De acordo Fiorentino (2022), a anamnese é a ficha que contempla todo o histórico dos pacientes, respondendo à perguntas sobre características físicas, estado de saúde, hábitos, medicamentos e quaisquer outras informações que possam influenciar no tratamento e facilitar no diagnóstico da doença.

Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil os aspectos como textura, brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.  O uso de radiografias é indispensável para diagnostico da carie, a técnica mais a indicada é a radiografia interproximal. Quando bem executada, fornece informações valiosas para complementar o diagnóstico, pois a radiografia interproximal permite uma melhor estimativa da profundidade mais sensível de cáries proximais e oclusais em dentina do que a inspeção clínica isoladamente (SOARES et al., 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (427.4 Kb)   docx (756.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com