TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Final de Supervisão de Psicologia Clinica

Por:   •  20/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  7.244 Palavras (29 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 29

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - 1

ANO: 2012 / 1.º SEMESTRE

I - IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE

PRONTUÁRIO N.º: 14024

(  X ) CRIANÇA        (   ) ADULTO         (   ) CASAL/FAMÍLIA          (   ) GRUPO

NOME: L. T. R.

SEXO: FEMININO

IDADE:               07 ANOS             DATA NASCIMENTO:  22    /       09     /2004

FILIAÇÃO:

Pai:  C. H. R.

Mãe: E. C. T. R.

ESTADO CIVIL: solteiro

ESCOLARIDADE: cursando ensino fundamental ( 2º ano)

ENDEREÇO/TELEFONE:

Alameda Calcutá, x – Vila Metalúrgica – Santo André

II – DADOS SOBRE O ATENDIMENTO

LOCAL DO ATENDIMENTO: Clínica-Escola do Centro Universitário de Santo André

INÍCIO DO ATENDIMENTO:           05/04/2012        

TÉRMINO DO ATENDIMENTO:                        

NÚMERO DE SESSÕES REALIZADAS:

NATUREZA DO ATENDIMENTO:

( x ) Diagnóstico  Individual

(   ) Diagnóstico em grupo      

(   ) Psicoterapia Individual

(   ) Psicoterapia em Grupo

(   ) Terapia Familiar

(   ) Outro. Qual? .......................................................................................

III - DESFECHO:

     (  X ) CONCLUÍDO     (   ) DESISTENTE      (   )DESLIGADO

ENCAMINHAMENTO:  

     ( x  ) Interno para   PSICOPEDAGOCIA E PSICOTERPIA

     (     ) Externo para ...............................................................................

IV – IDENTIFICAÇÃO ESTAGIÁRIOS RESPONSÁVEIS

  1. Claudio de Souza Alves
  1. José Batista Messias

     3.  Pablo Cordeiro de Sousa

ESTÁGIO: Psicodiagnóstico

SUPERVISOR: Prof. (.ª) Carlos Rodrigues Meijome

Assinatura Supervisor ..........................................................CRP 06/68.205..........................

Assinatura(s) Aluno(s) e RGM:

Claudio de Souza  Alves – RA 1801256407       ____________________________________

José Batista Messias      – RA 1801242375       ____________________________________

Pablo Cordeiro de Souza – RA 1808305560       ___________________________________

V –QUEIXA:

   A queixa trazida pelos pais refere-se á dificuldade de aprendizagem, dificuldade de memorização de conhecimento, comportamento infantilizado em relação às crianças da mesma faixa etária e dificuldade de socialização.

De acordo com o relato feito pelos pais durante a anamnese, a criança passou por Neurologista que solicitou avaliação psicológica e  testes de QI.

A mãe relatou que a gravidez foi delicada (assim como todas as outras), que ela sempre sofreu de depressão, tendo feito uso de medicamentos mesmo durante a gestação.

A criança é a 2ª na ordem de nascimentos, tendo uma irmã de 12 anos e um irmão de 04 anos de idade. Todos os partos foram cesarianas teve muito enjoo e vomito até o 5º mês de gestação e sangramento até o 3º mês.

O relato mostra uma criança introvertida, possessiva com relação aos seus brinquedos e de pouca interação com as outras crianças.

O comportamento infantilizado (chorar para conseguir as coisas) agravou-se com o nascimento do irmão.

Quanto a saúde,  apresenta sintomas de uma rinite alérgica que dificulta o seu sono, não apresentando sinais de transtornos de humor ou conduta.

Não há na família histórico de transtornos mentais, alcoolismo ou dependência química.

Quanto ao ambiente familiar os pais o descrevem como pouco afetivo, mas suficientemente protetor.

VI – HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS:

Baseado nos atendimentos junto a criança, entrevistas com pais, aplicação de testes e questionário respondido pelo professor de L., infere-se como Hipóteses Diagnosticas de acordo com CID-10, o que segue abaixo:

F81. – TRANSTORNOS ESPECIFICOS DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ESCOLARES

F80.9 - Transtorno não especificado do desenvolvimento da fala ou da linguagem 

F93.0 TRANSTORNO LIGADO À ANGÚSTIA DE SEPARAÇÃO

VII – PROCEDIMENTOS REALIZADOS:

Sessões semanais, nas quais foram realizadas: entrevistas, hora lúdica, aplicação de testes psicológicos, elaboração de laudos, entrevistas de devolutiva.

VIII – INSTRUMENTOS UTILIZADOS E RESULTADOS:

  • Entrevista Dirigida, com base na ficha de anamnese padrão da Instituição;
  • Técnicas de Observação e Registro do Comportamento, baseados no manual de Danna & Mattos (2006);
  • Teste Projetivo H.T.P.
  • Teste R2 (OLIVEIRA et al, 2000)
  • Teste R1 (OLIVEIRA et al, 2000)
  • EACI-P – Escala de Avaliação do Comportamento Infantil para o Professor.  (BRITO, 2006)
  • Prolec
  • Wisc III

Entrevista Dirigida

Com base na entrevista dirigida feita com os genitores, pode-se verificar através de seus relatos a inexistência de histórico familiar de transtornos psiquiátricos, doenças hereditárias, retardos mentais, havendo apenas a manifestação de quadro depressivo crônico por parte da genitora.

Ambos relataram que os filhos foram desejados, ainda que não planejados.

Quanto a dinâmica familiar, relatam ser pouco afetivo entre si e para com os filhos. A mãe disse ser incapaz de dividir afetos, sendo mais afetiva no período em que os filhos são menores. O pai demonstrou mais afeto e apego para com os filhos, ainda que mencione um maior investimento para o filho que no momento necessite maiores cuidados.

Apesar de ser o provedor da casa, trabalhando em escalas de revezamento, o pai apresenta-se como protetor, cuidador e envolvido com a educação e o bem estar dos filhos, fazendo-se presente o tempo todo.

Em relação à criança, os pais a apresentam como introvertida, carente de afeto, comportamento infantilizado, possessiva e individualista, sendo que a maior preocupação de ambos está relacionada a dificuldade de aprendizagem e memorização.

A criança passa por fonoaudióloga a cerca de um ano e meio, já passou por neurologista que a diagnosticou através do CID-10, com F 93 – Transtorno da Angústia de Separação, recomendando que a criança passasse por Avaliação Psicológica.

Síntese do HTP

O sujeito possui personalidade rígida, impulsiva e controladora, preocupada com o futuro e com as pessoas que compartilham de seu ambiente o que possivelmente interfere em sua atenção.  Possui características como agressividade, negativismo, oposição e insegurança, demonstrando vulnerabilidade em relação às pressões do ambiente aumentando suas barreiras defensivas.

As produções indicam um equilíbrio precário de personalidade por excessiva busca de satisfação e frustrada por não conseguir suprir suas necessidades básicas.

Mostra-se dependente e com pouca autonomia de reação e inadequação em entrar em contato com seus sentimentos.

Suas relações são ambivalentes, em especial com a irmã, onde o sujeito verbalizou situações de agressividade e ao mesmo tempo necessidades afetivas. Como também com o irmão menor, este parece fazer parte de uma relação edípica triangular. Infere-se que o sujeito sente que o rompimento com sua mãe deu-se com o nascimento do irmão. Ela parece ter encontrado na irmã uma substituta e teme quando o irmão interfere na relação. O irmão menor não é mencionado em nenhuma das produções. Porém o sujeito verbaliza que gosta de brincar com ele e constantemente brinca com crianças menores. Levanta-se a hipótese da necessidade de satisfação ser suprida no momento em que o sujeito toma o papel simbólico da mãe nas relações, por seu sentimento de incapacidade.  

Síntese do R2,

A criança acertou 22 respostas, obtendo um percentil de 99, o que representa um nível de inteligência superior em relação à outras crianças de sua faixa etária e estudantes de Escolas Públicas. Os erros por ela apresentados, pranchas 16,19, 20, 22, 23, 24, 26 e 27, coincidem com os erros apresentados por crianças participantes da pesquisa de validação, o que infere terem sido ocasionados pelo cansaço a partir da segunda metade do teste, ou falta de compreensão do raciocínio exigido com o aumento progressivo de exigências do mesmo.

Cabe ressaltar que os resultados obtidos refletem o momento atual vivido pela criança, podendo sofrer alterações em uma aplicação futura. De forma a obter um confirmação do resultados, um outro teste de inteligência será aplicado em sessões futuras.

Síntese do R1

A examinada executou a tarefa em 13 minutos, obtendo 24 pontos, e, de acordo com a tabela em função do sexo e da escolaridade (primário) - de São Paulo, o percentil de 75, considerado Médio Superior para a classe de escolaridade.

As respostas erradas foram os itens 8, 10, 20, 23, 25, 27, 28, 29, 30, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, considerando que para a escolaridade de 1º a 4º série; os itens 8 e 10 são considerados de uma elaboração mais complexa, de acerto entre 39,8% à 51,6%, os itens 25, 27, 28, 29, 30 e 33 de acerto inferior a 50% sendo que vale destacar que, ao incluir o item 23 as questões são composta, pela maior parte, de alternâncias e raciocínios numéricos. Por fim, os itens de 34 a 39 são representados por dificuldades maiores, não obtendo entre eles, a média de acerto superior a 16%.

Conclui-se que, neste momento, a examinada obteve resultados que indicam um nível de Inteligência Médio Superior ao nível de escolaridade primário, onde são observados que os erros nos itens entre 23 a 33 sinalizam dificuldade nas questões de alternância numérica.

EACI-P

A mensuração das respostas do professor apresentaram os seguintes resultados:

  • Hiperatividade/Conduta                  = 11
  • Independente/Socialização Positiva  = 27
  • Inatenção                                       = 09
  • Neuroticismo/Ansiedade                  = 12
  •  Socialização Negativa                      = 02

Os resultados apresentam uma criança com comportamento adequado em relação à outras crianças de sua faixa etária. Não apresentando nenhum problema de conduta, atenção e baixa ansiedade.

O professor refere-se a criança como interessada e participativa nas tarefas, com boa interação com os colegas, apesar da timidez.

O que chama a atenção do professor, é o fato da criança em um dia demonstrar maior facilidade de aprendizagem que os colegas, e em outro demonstrar grande dificuldade de aprendizagem. O que reforça a hipótese de que L possa ter dislexia ou outro transtorno de aprendizagem.

Prolec e Wisc III

Não foram elaboradas sínteses desses testes porque ambos tiveram a aplicação interrompida em estágios iniciais, impossibilitando uma adequada mensuração.

Futuramente esses testes podem novamente ser aplicados se o profissional considerar necessário.

TÉCNICA DE ENTREVISTA DEVOLUTIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (558.3 Kb)   docx (363.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com