TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobrecarga em cuidadores de pacientes com deficiência

Por:   •  21/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 12

SOBRECARGA EM CUIDADORES DE PACIENTES COM

DEFICIÊNCIA ATENDIDOS EM CENTROS DE ESPECIALIDADES

ODONTOLÓGICAS DA CIDADE DO RECIFE

Anne Karoline de Holanda Cavalcanti Pereira1; Marcia Maria Vendiciano Barbosa Vasconcelos2

1Estudante do Curso de Odontologia – CCS – UFPE; E-MAIL: karol.cavalcanti26@gmail.com

2Docente/pesquisador do Dept de Clínica e Odontologia Preventiva – CCS – UFPE; E-mail: marciavendiciano@yahoo.com.br

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                                01

METODOLOGIA                                                                                             02

RESULTADOS E DISCUSSÃO                                                                      03                                                                                                

CONCLUSÃO                                                                                                   05

AGRADECIMENTOS                                                                                      05

REFERÊNCIAS                                                                                                05

O trabalho objetiva descrever a sobrecarga dos cuidadores de pacientes com deficiência atendidos em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) da cidade do Recife. Tratou-se de um estudo  transversal do tipo descritivo de caráter exploratório, os dados foram coletados através de questionários, totalizando uma amostra de 87 cuidadores. Observou-se que 74,4% dos cuidadores apresentam uma sobrecarga leve a moderada e que a patologia do cuidado com maior prevalência de sobrecarga moderada e pesada é a de deficiência intelectual. Através da amostra estudada e dos resultados obtidos, sugere-se que há prevalência de sobrecarga nos cuidadores de pacientes com deficiência, portanto é necessário estratégias e políticas de saúde que visem a redução do grau de sobrecarga do cuidador.

Palavras-chave: odontologia; cuidadores; assistência odontológica para pessoas com

deficiências.

INTRODUÇÃO

A classificação Brasileira de Ocupações (CBO) define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida (1).

O cuidador tem o papel imprescindível e decisivo para a pessoa que está sendo cuidada. Ele pode auxiliar a pessoa a retomar e reintegrar suas atividades e participação social, administrar medicamentos, realizar o tratamento necessário, fazer higiene e curativos, facilitar a independência nas atividades da vida diária, promover a autonomia e a privacidade, além de oferecer afeto, escuta, carinho, compreensão e apoio emocional (2).

O cuidador pode ser definido como formal, quando possui formação específica para os cuidados que presta e informal, quando não possui formação específica (3). A sobrecarga do cuidador é definida como a percepção que ele tem em relação a sua saúde física, vida social, emoção e status, como resultado dos cuidados para com seu familiar, resultando no conceito de sobrecarga como produto de um processo específico, subjetivo e interpretativo da doença crônica. Pode ser vista como um conceito multidimensional que abrange a esfera biopsicossocial e resulta da busca de um equilíbrio entre as variáveis: tempo disponível para o cuidado, recursos financeiros, condições psicológicas, físicas e sociais, atribuições e distribuição de papéis (4). Os serviços de saúde nem sempre estão preparados para apoiar esses indivíduos, com informações adequadas sobre o ato de cuidar, além de não reconhecerem a necessidade de oferecer estratégias de apoio cotidiano a essas famílias (6).

Por conseguinte, a proposta do respectivo trabalho foi descrever a sobrecarga dos cuidadores de pacientes com deficiência atendidos pelos CEO’s, determinando o perfil sociodemográfico dos cuidadores, verificando quais são as patologias/alterações sistêmicas apresentadas pelos indivíduos da amostra, além de verificar a relação entre as patologias/alterações sistêmicas dos pacientes e a sobrecarga nos cuidadores.

METODOLOGIA

Desenho do estudo

A pesquisa foi baseada em um estudo de tipo quantitativo a partir de dados coletados em questionários aplicados aos cuidadores de pacientes com deficiência, que analisou sua sobrecarga, através de um estudo transversal de caráter exploratório, utilizando o processo  de  amostragem  aleatória simples.

Caracterização das unidades de coleta

A   unidade   de   análise   foi   composta   pelos cuidadores dos pacientes com deficiência atendidos nos Centros de Especialidades Odontológicas da cidade do Recife. Foram esses,  Policlínica Lessa de Andrade, Policlínica Waldemar de Oliveira, Albert Sabin, Policlínica Clementino Fraga, Policlínica do Pina, Policlínica Salomão Kelner e Policlínica Agamenon Magalhães. A amostra foi de 87 cuidadores.

Variáveis a serem estudadas

As variáveis para este estudo foram divididas em dependentes e independentes, que foram distribuídas, respectivamente, em sobrecarga dos cuidadores e sexo, idade, renda, status social, escolaridade, tipo de patologia/alteração sistêmica dos cuidados e cuidadores.

Instrumentos de coleta

O perfil dos indivíduos que participou da pesquisa foi descrito por meio de anamnese onde informações sobre idade, sexo, escolaridade e local de residência foram coletadas. Os Critérios de Classificação Econômica Brasil 2013 (CCEB) (desenvolvido pela ABEP- Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), foi utilizado para avaliar o perfil socioeconômico. No estudo da sobrecarga dos cuidadores de pacientes com deficiência foi utilizado o Burden Interview, traduzido para o português por Scazufca (2002).Após a análise dos dados do questionário aplicado aos usuários e separação do padrão das respostas, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva com distribuições absolutas e percentuais para os dados quantitativos. Foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson para estabelecer as relações entre variáveis dependentes e independentes. O programa estatístico utilizado para digitação dos dados e obtenção dos cálculos estatísticos foi o SPSS (StatisticalPackage for the Social Sciences) na versão 20.0.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com