TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vivência do cuidador do paciente de Alzheimer

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]  UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO  UFOP[pic 2]

  INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS  ICSA

  DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E GERENCIAS  DECEG

  BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

  DISCIPLINA: PSICOLOGIA GERAL

  PROFESSOR: FRANCISCO DE ASSIS MOURA 

  ALUNA: CLARA GOMES GUIMARÃES – 15.1.3067

                           

A VIVÊNCIA DO CUIDADOR DO PACIENTE DE ALZHEIMER:

IMPACTOS SOCIAIS, FÍSICOS E PSICOLÓGICOS.

MARIANA

2015

INTRODUÇÃO

O envelhecimento da população brasileira e mundial é uma tendência apontada por pesquisas demográficas há alguns anos. Dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que, no mesmo ano, 10,8% de brasileiros tinham 60 anos ou mais, o que significa 20,5 milhões de idosos em uma população de quase 191 milhões de pessoas. Estudos do instituto apontam que os idosos deverão compor 26,7% da população em 2060, o que representará 58,4 milhões de idosos em uma população de 218 milhões de pessoas.

Dessa maneira, com o aumento da longevidade há uma maior incidência de doenças crônicas degenerativas, dentre elas a Doença de Alzheimer (D.A), cuja característica principal refere-se à perda progressiva de memória e de outras funções cognitivas, de acordo com o estágio da doença.

Essa doença causa impactos na família do paciente, logo haverá mudanças na rotina familiar, nos papéis dos membros e até mesmo no ambiente laboral de alguns, devido à situação vivida em casa. A evolução da D.A tornará necessária a definição de um cuidador do doente, que será aqui tratado como ‘‘um indivíduo que assume a responsabilidade de cuidar, dar suporte ou assistir alguma necessidade do enfermo, visando a melhoria de sua saúde’’ (Leitão & Almeida, 2000, p. 80). Geralmente, esse cuidador é um membro da família e dados revelam que, normalmente, os cuidadores são do sexo feminino, o que evidencia que as mulheres exercem o papel de cuidar como uma função de raízes históricas, sociais, culturais e afetivas (Karsch, 2003).

Cuidar de alguém por quem temos apreço ou sentimos a necessidade de ajudar pode conduzir à satisfação pessoal, mas dependendo da intensidade das atividades que um cuidador de paciente de Alzheimer realiza, ele pode estar sujeito a situações de estresse e sobrecarga, sofrendo consequências em sua saúde física e mental.

Assim, constatada essa problemática, o presente estudo procurou investigar os impactos que a Doença de Alzheimer pode causar na vida do cuidador do idoso com essa demência, de forma que também seja possível propor soluções que abrandem tais impactos em toda a esfera familiar.

OBJETIVOS

O objetivo dessa análise consiste em compreender os impactos sociais, físicos e psicológicos que os cuidadores de pacientes com Alzheimer podem sofrer, bem como propor atitudes que visem a amenizar esses problemas.

QUESTIONAMENTOS DO ESTUDO

As questões a que essa análise se prestou referem-se a como a Doença de Alzheimer pode impactar a vida das pessoas que lidam com ela. Porque os cuidadores modificam tanto sua vida a ponto de terem um contato social limitado? Quais problemas ele pode vir a ter em função do seu envolvimento? Se o cuidador não se encontra em boas condições devido ao desgaste que a doença pode provocar, como poderão os doentes gozar de qualidade de vida?

METODOLOGIA

Essa reflexão é baseada na monografia feita por Lúcia Inês do Amaral como um dos requisitos para conclusão do curso de psicologia do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília em maio de 2005. Foi utilizado método qualitativo de pesquisa com três cuidadores de uma mesma família cuja mãe tem Doença de Alzheimer, tendo como procedimento principal a aplicação de entrevistas semiestruturadas as quais foram analisadas de acordo com o método de Minayo. Ademais, foi analisado o artigo ‘’Estresse em cuidadores de Alzheimer: uma revisão de literatura ‘‘, publicado na Revista de Estudos e Pesquisas em Psicologia que apresenta uma ampla consideração a respeito do tema aqui estudado.

DESENVOLVIMENTO

O Mal de Alzheimer foi descrito em 1907 por Alois Alzheimer, um neuropatologista alemão. É definido como demência, sendo uma doença cerebral degenerativa caracterizada pela perda progressiva e irreversível da memória e de outras funções cognitivas tais como orientação, linguagem e capacidade de cuidar de si próprio. O cérebro do doente perde a capacidade de armazenar fatos recentes, mas a pessoa pode lembrar-se muito bem do que ocorreu no passado.

A doença vai desenvolvendo-se e passando por estágios, a saber: 1)forma inicial, na qual há problemas de memória e de orientação; 2) forma moderada, caracterizada pela dificuldade para falar e realizar atividades simples; 3) forma grave, identificada pela resistência à execução de tarefas diárias e deficiência motora progressiva; 4) fase terminal que se restringe ao leito, inabilidade de fala e recorrência de infecções.

Por conseguinte, será necessário que a família do portador de D.A proporcione alguém para auxiliar o doente nas suas atividades diárias, acompanhá-lo e ajudá-lo, o que significa que a qualidade de vida do demente dependerá da qualidade de vida de quem é responsável por seu cuidado. O cuidador irá passar a maior parte de seu tempo dedicando-se ao paciente, sendo que as atividades para ele determinadas variam de acordo com o estágio da D.A.

A doença irá impactar a rotina familiar, o que poderá ser fator de muitas adversidades entre e para os parentes envolvidos. Porém, o problema maior ocorre quando há predominância e prolongamento do estado de estresse do cuidador, o qual apresentará uma predisposição para problemas psicológicos e físicos, além de estar propenso a enfrentar problemas familiares e no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com