TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA SOBRECARGA EM CUIDADORES DE PACIENTES PSIQUIÁTRICOS

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA SOBRECARGA EM CUIDADORES DE PACIENTES PSIQUIÁTRICOS

INTRODUÇÃO: Historicamente a loucura passou pelo imaginário popular de várias formas, de manifestações demoníacas a bruxaria o louco era visto como um ser passivo de escárnio e marginalização por não se enquadrar no que era considerado normal. A reforma psiquiátrica brasileira e a criação da Política de Saúde Mental influenciaram uma nova estratégia de tratamento a esses pacientes incentivando a desospitalização e inclusão do mesmo na sociedade. Diante desse contexto, a família passa a exercer um papel fundamental na reinserção do paciente na vida social e cotidiana, desempenhando atividades de cuidador informal em tempo integral. O cuidado prestado ao paciente no dia a dia, que vai do uso adequado das medicações até a administração das finanças do paciente. O familiar passa a exercer papel duplo de provedor do lar e cuidador informal do paciente, o que pode gerar sobrecarga. Outros fatores como: Manter um relacionamento harmônico com o paciente e priorizar o cuidado ao paciente em detrimento as suas necessidades também gera excessivo estresse ao cuidador sendo necessárias intervenções psicossociais, sendo o acolhimento e a escuta ativa estratégias importantes para o alívio da sobrecarga e a melhora de sua qualidade de vida. OBJETIVO: Descrever estratégias para o enfrentamento da sobrecarga em cuidadores de pacientes psiquiátricos. METODOLOGIA: O presente estudo elaborou uma revisão integrativa de literatura que abordam as estratégias de enfretamento da sobrecarga de cuidadores de pacientes psiquiátricos. Foi realizado pesquisas na base de dados BVS com os termos: sobrecarga, cuidadores de pacientes psiquiátricos, enfrentamento a sobrecarga. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As ações de enfrentamento da sobrecarga constitui ponto fundamental no processo do cuidar pois trata- se da maior dificuldade enfrentada pelo familiar. A escala likert de 5 pontos lista 45 itens em quatro fatores de análise: Estratégias de enfrentamento focalizadas no problema e pensamento positivo. Estratégias de enfrentamento focalizadas na emoção. Estratégias de enfrentamento com práticas religiosas, pensamento fantasioso. Estratégias de enfrentamento com busca de suporte social. CONCLUSÃO: O enfermeiro é parte fundamental para a detecção e enfretamento da sobrecarga do familiar cuidador, utilizando das ferramentas como escuta ativa e acolhimento, bem como auxiliando no processo de levantamento de estratégias individuais e coletivas orientando sobre formas eficazes de lidar com a situação de cuidadores Se faz necessário intervenções psicoeducativas junto aos familiares. Estas ações podem diminuir a sobrecarga dos familiares, tendo como resultado melhor qualidade de vida para o cuidador e para o paciente.

REFERÊNCIAS: 

SANTOS, Daniela Cristina Souza; BANDEIRA, Marina. Estratégias de enfrentamentos e sobrecarga dos familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: revisão de literatura.Psicol. pesq.,  Juiz de Fora ,  v. 9, n. 1, p. 88-104, jun.  2015 .   Disponível em .acessosem  31  mar.  2019.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010011.

SEILD, E. M. F.; TRÓCOLLI, B. T.; ZANNOM, C. M. L. C. Análise fatorial de uma medida de estratégias de enfrentamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 3, p. 225- 234, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com