TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ansiedade No Ambiente De Trabalho

Por:   •  25/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

ANSIEDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

As condições de trabalho precárias nas últimas décadas tiveram um papel relevante no aumento da ocorrência dos transtornos ansiosos e de estresse em âmbito mundial.

Alguns fatores que causam a ansiedade no ambiente de trabalho são:

 Excesso de tarefas:

  O funcionário pode desenvolver ansiedade nessa situação porque talvez não consiga atingir as tarefas designadas e, desta forma, criam um medo e insegurança de uma possível demissão.

Falta de reconhecimento:

 Quando os colaboradores desenvolvem seu trabalho e não recebem um feedback para saber sua desenvoltura, isso gera uma pressão de busca de uma possível melhora contínua assim desenvolvendo-a.

Excesso de responsabilidade:

 Ocorre quando um profissional desenvolve uma função que não é sua área, ou quando está fazendo mais do que é de seu alcance, assim havendo uma cobrança e preocupação constante.

Metas inalcançáveis:

 Metas são importantes dentro do ambiente de trabalho pois incentiva os funcionários a atingir seus objetivos, mas se forem demandadas de forma que seja impossível de alcançar, a empresa apenas terá um funcionário exausto e frustrado.

Má qualidade do clima organizacional:

 Um ambiente de trabalho onde os colegas desenvolvem um ambiente competitivo e de superioridade entre eles, quando o chefe não reconhece os esforços de seus funcionários e não há respeito e ajuda entre os colaboradores irá gerar ansiedade.

Quais as consequências?

profissionais frustrados, sem expectativas, sem vontade e insatisfeitos dentro da empresa.

A ansiedade também envolve a mudança na atenção do indivíduo, deixando-o alerta para qualquer ameaça em potencial no ambiente. Dessa forma, pessoas ansiosas têm dificuldade para se focar em uma única tarefa, qualquer alteração no ambiente tira sua concentração.

Alguns dados da Ansiedade no trabalho…

1.Uma pesquisa da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) mostrou que 80% da população entrevistada apresentou sintomas de moderados a graves relacionados à ansiedade.

2.A pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), feita em 2021 envolvendo 11 países, mostrou o Brasil mais uma vez na liderança com o maior número de casos de ansiedade entre trabalhadores, sendo 63% deles.

[pic 1]

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (337.9 Kb)   docx (527.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com